InícioDestaque'Anora': Vencedor do Oscar Sean Baker é acusado de PLÁGIO

‘Anora’: Vencedor do Oscar Sean Baker é acusado de PLÁGIO


O filme Anora, vencedor de cinco Oscars em 2025, incluindo Melhor Filme, está no centro de uma polêmica envolvendo acusações de plágio.

As acusações vieram à tona após a atriz Emily Warfield se manifestar nas redes sociais, acusando o diretor Sean Baker de roubo intelectual, alegando que o filme é uma cópia de uma produção independente de 2015, na qual ela esteve envolvida.

Segundo a atriz, o filme copiou o trabalho da roteirista Alana Massey em ‘The Skill Set’, uma produção independente de 2015.



“Ok, eu já estava tendo uma semana horrível, mas finalmente me forcei a assistir Anora e não posso mais ficar quieta sobre isso. Baker roubou os personagens, o cenário, os temas e o tom de uma pequena produção feita por trabalhadoras do sexo em 2015, que foi compartilhada com ele em 2016 para solicitar seu conselho”, escreveu.

A atriz também se identificou como a “inspiração” para a personagem principal de Anora.

“Aparentemente, eu sou a inspiração para o design do personagem interpretado pela vencedora de Melhor Atriz, no Melhor Roteiro Original, que foi roubado do trabalho da minha amiga. Ela colocou tanto esforço no piloto, só para ele emperrar, e foi roubado — para ESSE filme de merda e cheio de ódio? Meu Deus”, afirmou.

Massey ainda ressaltou que o figurino da personagem foi claramente inspirado em seu trabalho.

“Estou cansada de homens ricos roubando as coisas de mim e copiando o meu traje de colegial em uma das únicas duas cenas de stripper, o que foi 10000% desnecessário”, desabafou.

A atriz também apontou que Baker nem sequer se deu ao trabalho de mudar o nome da personagem principal.

“Pensei em apagar, mas: não mudar o nome de Annie nem o visual dos personagens principais é tão audacioso e desnecessário, ele só faria isso se realmente achasse que éramos nada”, explicou.

Para sustentar suas afirmações, ela compartilhou o link do trailer de um piloto gravado visando captação de recurso. A produção seria uma comédia sombria sobre trabalho sexual, amizade e vingança, ambientada nos cinco distritos de Nova York.

Well since this is blowing up: check out the proof of concept trailer. It is *very* 2015 but you can tell how much funnier and cooler ours would’ve been with the right institutional backing vimeo.com/196761252

[image or embed]

— EDW, Defiant Jazz Era (@emilydwarfield.bsky.social) 5 de março de 2025 às 05:02

Além disso, Massey compartilhou um artigo e ressaltou que possui imagens brutas e uma descrição detalhada dos episódios da produção original.

Sobre o motivo de se manifestar agora, ela explicou: “Meu objetivo era apenas deixar as pessoas saberem que o Grande Aliado das Trabalhadoras do Sexo no Cinema, na verdade, não é. Então, estou de boa”.

Por fim, ela concluiu: “Não tenho mais nada a dizer!”

Okay. I was already having a fucking week, but I finally made myself watch Anora, and I can’t sit on this anymore:

Baker stole the characters, setting, themes, and tone from a tiny sex worker-made production I was in in 2015, and which was shared with him in 2016 *to solicit his advice*.

[image or embed]

— EDW, Defiant Jazz Era (@emilydwarfield.bsky.social) 5 de março de 2025 às 03:11

Vale lembrar que Sean Baker foi premiado com o Oscar de Melhor Direção, Melhor Montagem, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme porAnora, enquanto Mikey Madison conquistou o prêmio de Melhor Atriz.

Relembre o trailer de ‘Anora’:

Crítica | Mikey Madison BRILHA na fascinante e absurda tragicomédia ‘Anora’, vencedora do Oscar

Confira a sinopse:

Anora, uma stripper uzbeque-americana cujo chefe frequentemente a arranja com clientes que falam russo. Uma noite, ela conhece Vanya, o jovem rico filho de um oligarca russo que paga para tê-la como namorada por uma semana. Inesperadamente, os dois se apaixonam e fogem para se casar — mas o conto de fadas é ameaçado quando os pais de Vanya descobrem.

MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS