A cineasta Chloé Zhao, vencedora do Oscar por ‘Nomadland’, abordou recentemente o desempenho de ‘Eternos’, o longa-metragem da Marvel que enfrentou um fracasso de crítica e bilheteria, resultando no cancelamento de planos de sequência e deixando a equipe do filme sem um caminho claro no Universo Cinematográfico Marvel (MCU).
E, durante uma recente entrevista ao podcast The Town, Zhao revelou que quase dirigiu outro filme do panteão super-heroico antes de ‘Eternos’: ‘Viúva Negra’, estrelado por Scarlett Johansson e Florence Pugh.
“Durante aqueles dez anos em que viajei pelos Estados Unidos, aprendendo novos estilos de vida e criando uma relação com a natureza, havia algo fervilhando dentro de mim de forma muito intensa”, ela disse. “A referência ao vulcão surgiu, e isso se materializou em ‘Eternos’. Porque ‘Eternos’, em sua essência, é uma história sobre um panteão de deuses discutindo a natureza da humanidade.”
“E foi a minha maneira de tentar processar todas as perguntas que eu tinha durante aqueles dez anos de produção dos três primeiros filmes. Além disso, eu adoro narrativas alegóricas. Adoro histórias que constroem mitologias. Cresci lendo mangá e anime. Então foi incrível poder explorar esse universo”.
Zhao explicou ainda que a Marvel Studios não a “descobriu”. Pelo contrário, foi ela quem os contatou, ainda que o chefe da companhia, Kevin Feige, tenha demonstrado grande interesse em tê-la no time.
“Inicialmente, fiz o teste para [dirigir] ‘Viúva Negra’, mas houve um conflito de agenda. Então, quando Nate Moore, meu produtor em ‘Eternos’, me mostrou o roteiro, eu pensei: ‘nossa!'”, ela revelou. “Eu teria que lidar com todos esses imortais, como em uma peça grega, para discutir a humanidade. E também criar monstros e deuses espaciais, certo? Provavelmente deveria ter me assustado. Não sei. Tenho a tendência de me precipitar”.
Quanto à possibilidade de retornar ao MCU, parece que a repercussão de ‘Eternos’ não a desanimou: “sim, eu voltaria. Com a história certa, se me escolherem”.
Chloé Zhao volta a falar sobre o FUTURO de ‘Eternos’: “Adoraria trazê-los de volta”
Diretora de ‘Eternos’ comenta INTENSA experiência com o filme da Marvel: “Precisava de uma pausa”
Apesar da presença de um elenco de peso, que incluiu Richard Madden, Gemma Chan, Angelina Jolie e Salma Hayek, e da direção de uma vencedora do Oscar, o desempenho de ‘Eternos’ ficou muito aquém das expectativas.
O filme registrou apenas 47% de aprovação no Rotten Tomatoes e arrecadou pouco mais de US$402 milhões globalmente, um retorno insatisfatório considerando seu alto orçamento de US$236,2 milhões.
Lembrando que ‘Eternos’ está disponível no Disney+.
Os Eternos são uma raça de seres imortais que viveram durante a antiguidade da Terra, moldando sua história e suas civilizações enquanto batalhavam os malignos Deviantes.
