quinta-feira, março 28, 2024

‘Antes do Amanhecer’: Conheça a EMOCIONANTE história de amor que inspirou a trilogia

A encantadora história da trilogia ‘Antes do Amanhecer’, do cineasta Richard Linklater, possui uma cativante e triste inspiração real.

Embora o relacionamento de Jesse Wallace e Céline seja fictício, seu conceito é bem real e nos leva a uma mulher pouco conhecida do público. Amy Lehrhaupt é o peculiar nome que aparece nos créditos finais de ‘Antes da Meia-Noite’. Dedicado a ela, o filme que encerra a trilogia romântica guarda uma história real de um amor que durou pouco tempo, mas foi imortalizado no cinema.

Richard Linklater conheceu Amy em 1989, enquanto visitava sua irmã na Filadélfia. Ele acabara de filmar ‘Slacker’ e ficaria apenas uma noite na cidade, retornando para Nova York logo em seguida.

Único registro de Amy Lehrhaupt encontrado na internet

Aos 29 anos, ele conheceu a jovem de apenas 20, em uma loja de brinquedos. E aos moldes de ‘Antes do Amanhecer’, os dois passaram a noite conversando, trocando ideias sobre o que amam, flertando e “fazendo coisas que você jamais faria agora”, como ele afirmou certa vez em uma entrevista à Times. O inesperado encontro se estendeu entre a meia-noite e às seis da manhã, regado por conversas sobre arte, ciência e cinema. Aquele momento rendeu em um (ou mais) beijo(s). E se as coisas foram para além disso? Linklater deixa o mistério, para manter a magia cativante do breve, mas marcante, romance.

Aquele instante que dividiram juntos impactou a vida de Linklater, que revelou o quão precioso aquele sentimento havia se tornado. Na entrevista, ele compartilhou que mesmo enquanto vivenciava o efêmero encontro, pensava em um jeito de imortalizar a sensação. Um filme congelaria a leveza daquele hiato.

“Até no momento em que a experiência acontecia eu dizia a ela: ‘Eu vou fazer um filme sobre isso’. E ela me perguntava, ‘sobre isso o que? O que você está falando?’. E eu dizia, ‘apenas isso. Esse sentimento. Esse lance que está acontecendo entre nós’”.

Após o encontro, ambos foram para suas respectivas cidades e tentaram manter contato frequente por telefone. A distância sempre pareceu ser a maior das dificuldades, que eventualmente apagou a chama que havia nascido naquela meia-noite na Filadélfia. E de acordo com Linklater, é como aconteceu no primeiro filme de 1995.

“Então, no primeiro filme existe aquela coisa, a ideia de que ambos iriam – intelectualmente – ir além daquele encontro. Eles sabem que estão em continentes distintos, sabem que as chances de isso dar certo são imprecisas. Mas se comprometeram àquela noite. Era o que eles tinham”.

O diretor futuramente se envolveu com outra mulher, em um relacionamento que durou um ano e isso os distanciou de vez. Desde então, jamais voltaram a conversar. Em sua mente, talvez ela aparecesse em uma exibição de ‘Antes do Amanhecer’, como Céline aparece na leitura do livro de Jesse, ‘Desta Vez’, na sequência ‘Antes do Pôr do Sol’. No entanto, ela não foi.

Linklater só descobriu o que realmente aconteceu com Amy, desde a última vez que se falaram, bem depois. O cineasta descobriu há três anos que sua paixão de uma noite tinha falecido em um acidente de moto, em 9 de maio de 1994, antes de completar seus 25 anos. A tragédia teria acontecido há poucos dias do início das filmagens do filme inspirado nela.

Descobrindo a trágica notícia através de uma carta de uma amiga de Amy – que sabia do encontro amoroso dos dois, ele foi tomado por uma tristeza absoluta. Também devastado, o ator Ethan Hawke – que deu vida à noite de Linklater nos cinemas – o lembrou do impacto que o encontro gerou em toda sua vida, refletindo em três filmes, milhares de amantes impactados pela história de Jesse e Céline, além de todos aqueles que ele conheceu indiretamente através dela.

Não deixe de assistir:

E em uma simbólica reflexão, Linklater – que tardou 24 anos para nos apresentar Amy Lehrhaupt – concluiu: “Quem sabe a forma como nós impactamos as vidas uns dos outros? Eu só sei que ela é uma inspiração nisso aqui”.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS