O escritor e cineasta Antonio Skármeta faleceu nesta terça-feira (15), aos 83 anos. Reconhecido internacionalmente por seu aclamado romance “O Carteiro e o Poeta”, que foi adaptado para o cinema e recebeu cinco indicações ao Oscar, ele enfrentou os desafios do Mal de Alzheimer.
“Meu pai efetivamente faleceu nesta manhã. Foi um longo processo que começou há anos com Alzheimer e culminou em uma morte natural”, declarou seu filho, Fabián Skármeta, à Agência France-Presse (AFP).
Skármeta atuou como roteirista, professor e diretor de cinema. Suas obras foram traduzidas para 25 idiomas, sendo “O Carteiro e o Poeta” seu maior sucesso.
Nascido em Antofagasta, Chile, em 7 de novembro de 1940, Skármeta estudou filosofia e literatura em seu país natal e em Nova York. Sua trajetória foi profundamente marcada pelo golpe militar no Chile em 1973, que depôs o governo de Salvador Allende.
Além de “O Carteiro e o Poeta”, sua bibliografia inclui os romances “O Dia em que a Poesia Derrotou um Ditador” (2001) e “A Dança da Vitória” (2003).