A cineasta brasileira Petra Costa recentemente compartilhou detalhes sobre seu novo documentário, ‘Apocalipse nos Trópicos’ (Apocalypse In The Tropics).
Segundo o Deadline, a ideia para o documentário surgiu enquanto Costa filmava ‘Democracia em Vertigem’, seu documentário indicado ao Oscar.
“A gênese dessa investigação sobre o crescimento do fundamentalismo religioso no Brasil começou enquanto eu filmava ‘Democracia em Vertigem'”, explica Costa. “Cheguei ao Congresso tentando entender o que estava acontecendo com a democracia brasileira, em meio ao impeachment da nossa primeira presidenta mulher, Dilma Rousseff. Quando cheguei ao Congresso, em vez de encontrar parlamentares discutindo o assunto em pauta, encontrei-os abençoando as cadeiras do Congresso e falando em línguas, liderados por um pastor que também era deputado. E então eu perguntei a ele o que aconteceria com a democracia brasileira, e ele disse basicamente que, num governo dos escolhidos por Deus, Deus decidiria; estava tudo nas mãos Dele. E me pediu para aceitar Jesus e me deu uma Bíblia”.
Costa acrescenta: “Aquele foi realmente um momento de despertar para as placas tectônicas que estavam moldando a política brasileira, das quais eu não tinha consciência”.
A cineasta destaca a contradição entre a tradição cristã, que enfatiza o cuidado com os pobres e oprimidos e prega o “ame o próximo como a si mesmo”, e o Nacionalismo Cristão, um desdobramento do cristianismo evangélico. Enquanto o primeiro se alinha com uma visão política mais liberal, o Nacionalismo Cristão foca em algo radicalmente diferente.
Como explica Costa, essa vertente está preocupada com o “último livro da Bíblia, o Apocalipse, que diz — diferente do que Jesus pregou nos Evangelhos — que você deve matar seus inimigos, destruir seus inimigos, aniquilar seus inimigos. O casamento entre esse fundamentalismo cristão e a extrema-direita é incompatível com a democracia, porque o principal princípio da democracia é que você precisa coexistir com o inimigo”.
Costa afirma: “Estamos agora vendo os frutos e a decisão de seguir com tudo na fusão entre religião e política”.
O filme será exibido neste sábado no Sheffield DocFest, no Reino Unido, marcando mais uma parada em sua jornada por festivais. A obra estreou mundialmente em setembro passado, em Veneza, e já foi exibida em importantes eventos como Telluride, Camden International Film Festival, CPH:DOX em Copenhague e o New York Film Festival, entre outros.
O documentário tem roteiro de Petra Costa, Nels Bargenther, David Barker e Alessandra Orofino.
“Em Apocalipse nos Trópicos, a cineasta Petra Costa mergulha na interseção alarmante entre religião e política no Brasil. Este documentário revela como o movimento evangélico, com sua ideologia apocalíptica, desempenhou um papel crucial na ascensão de Jair Bolsonaro à presidência e levanta questões sobre a ameaça de uma teocracia nacional”, diz a sinopse.

