Os chineses não estão nada felizes com as declarações de Liu Yifei, que interpretará a protagonista de ‘Mulan‘.
Após a polícia de Hong Kong ameaçar responder com munição real os “manifestantes” usarem armas letais e cometessem outros atos de violência, Yifei revelou estar do lado da polícia.
“Eu apoio a polícia de Hong Kong. Todos vocês podem me atacar agora.”
A declaração não caiu bem e os chineses organizaram um novo boicote ao filme. Não é a primeira vez que os chineses ameaçam a boicotar a produção.
Quando trailer foi divulgado, os chineses se irritaram com as imprecisões históricas.
Segundo o site, uma estudante publicou um vídeo nas redes sociais, dizendo que:
“Este filme está apenas tentando agradar o público ocidental. É como se eles pensassem: ‘esse elemento é realmente chinês, é muito oriental, então eu vou colocá-lo no filme para fazer com que todos sintam que este é um filme chinês’”.
Outros usuários publicaram comentários que reforçam o desagrado com a adaptação.
“Essa confusão de misturar elementos orientais sem relação é um desrespeito com as culturas e com o público não-ocidental. Os produtores não apreciarem elementos de uma cultura diferente da de Hollywood, só querem usá-los para criar algo que os americanos achem confortável e atraente”.
De qualquer forma, vale lembrar que ‘Mulan‘ é penas uma narrativa de ficção, não um documentário visando reproduzir fatos históricos.
Mesmo assim, um movimento crescente na China visa boicotar o lançamento por lá.
Assista ao trailer:
A aclamada cineasta Niki Caro dá vida à épica lenda da icônica guerreira chinesa em ‘Mulan‘, da Disney, em que uma jovem destemida arrisca a própria vida por amor à família e à pátria para se tornar uma das maiores guerreiras de toda a China.
A chinesa Liu Yifei vive a protagonista. A atriz é conhecida como Crystal Liu, uma das atrizes mais populares desta geração no país, tendo participado do longa ‘O Reino Proibido’, com Jackie Chan.
Confira as imagens:
O live-action de ‘Mulan’ deve se tornar um dos filmes mais caros da história. De acordo com informações do Pursue News, a Disney está disposta a investir mais de US$ 290 milhões na produção, algo equivalente ao que vimos em ‘Vingadores: Guerra Infinita’, que custou em torno de US$ 321,2 milhões.
Jet Li será o Imperador da China no filme. Gong Li foi escalada no papel da vilã da trama, que contará com uma grande mudança em relação à animação original. Li interpretará uma poderosa bruxa, enquanto que no original o vilão era o líder dos Hunos, Shan Yu. Donnie Yen, de ‘Rogue One: Uma História Star Wars‘, viverá um mentor/professor, chamado Comandante Tung. O personagem foi especificamente criado para essa nova versão e não existe na animação original. O ator Yoson An interpretará Chen Honghui, um confiante e ambicioso recruta que, nessa nova versão, será um importante aliado da protagonista e eventualmente se tornará seu interesse amoroso.
A confirmação do personagem marca mais uma mudança do live-action em relação à animação original, na qual o capitão do exército chinês, Li Shang, é o par romântico da heroína.
Rick Jaffa e Amanda Silver são os roteiristas.
A estreia está prevista para 26 de março de 2020.