domingo, maio 26, 2024

Após os ótimos ‘Aniquilação’ e ‘Guerra Civil’, Alex Garland revela que perdeu o amor por dirigir filmes e vai se aposentar

Em entrevista ao The Guardian, o aclamado cineasta Alex Garland (‘Aniquilação’) revelou que não tem planos, ao menos no futuro próximo, de retornar à cadeira de direção após o suspense ‘Guerra Civil’, estrelado por Wagner MouraKirsten Dunst (via The Wrap).

Garland comentou que a ideia é se afastar de sua função como diretor após o lançamento oficial do filme no dia 12 de abril no circuito internacional.

“Nada mudou. Estou em um estado muito similar”, ele conta. “Não estou planejando dirigir no futuro próximo”.

O realizador também afirmou que perdeu o brilho e o amor pela arte cinematográfica, enfatizando que “na verdade, eu ainda amo filmes”, mas “a arte fílmica não existe em um vácuo”.

Garland admitiu que o amor pelo cinema não consegue superar a pressão que sente todos os dias para entregar seu trabalho: “a pressão não vem do dinheiro. Vem do fato de que você pede às pessoas para confiarem em algo que, no final das contas, não parece muito confiável”.

Para exemplificar o comentário, o diretor fez menção a seu aclamado longa-metragem ‘Ex_Machina’, de 2014:

“[As atrizes] Alicia [Vikander]Sonoya [Mizuno] estão confiando que a nudez será lidada com cautela e respeito… [Quando] o cinema se inclina a não fazer isso”.

Nos cinemas nacionais, o longa tem estreia agendada para o dia 18 de abril.

Em um futuro não tão distante, quando uma guerra civil se instaura nos Estados Unidos, uma equipe pioneira de jornalistas de guerra viaja pelo país para registrar a dimensão e a situação de um cenário violento que tomou as ruas em uma rápida escalada, envolvendo toda a nação. No entanto, o trabalho de registro se transforma em uma guerra de sobrevivência quando eles também se tornam o alvo.

Não deixe de assistir:

 

O elenco também inclui Cailee Spaeny (‘Priscilla’), Stephen McKinley Henderson (‘Um Limite Entre Nós’), Jesse Plemmons (‘Assassinos da Lua das Flores’)
e Nick Offerman (‘The Last of Us’).

Com 25 críticas publicadas até o momento, o longa conquistou com 88% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes.

O consenso geral afirma que o longa ressalta, através de cenas perturbadoras e chocantes, uma visão tensa e violenta da incerteza de sobrevivência em uma nação em crise.

Separamos os trechos das principais críticas:

“O constante aumento na tensão e o impressionante estilo documental conseguem capturar o terror brutal e garantem uma experiência cinematográfica de tirar o fôlego.” (Bloody Disgusting)

“Uma experiência sensorial perturbadora, que destaca o caos e o terror da guerra, com cenas tão pesadas, vastas e intensas, que você consegue praticamente sentir o cheiro de pólvora no ar.” (Inverse)

“É um filme que nos faz questionar o quanto de humanidade ainda há dentro de nós, e isso se materializa em um filme provocativo, tenso e monstruoso.” (AV Club)

“‘Guerra Civil’ não aprofunda muito seus personagens ou seu próprio universo, o que nos deixa apenas com cenas limitadas, mas efetivamente tensas – como a capital em chamas, as avenidas desertas e um tiroteio visceral na Casa Branca.” (Guardian)

“Alex Garland pode ter nos entregado um dos filmes mais tensos e viscerais do ano. É um filme que iremos debater por um bom tempo.” (Collider)

“Sem texto explícito, ‘Guerra Civil’ apresenta uma visão sinistra do que poderia acontecer com a nação uma vez que as instituições se tornam sombras de si mesmas.” (The Film Stage)

“Com a performance sólida de Kristen Dunst, ‘Guerra Civil’ é um dos melhores filmes do ano.” (Screen Anarchy)

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS