Em abril, o produtor Adi Shankar lançou um concurso para roteiristas escreverem um episódio de ‘Os Simpsons‘ que resolvesse o problema que ficou conhecido como “Apu Problem”. O personagem de longa data, proprietário de uma loja de conveniência, dublado por Hank Azaria, se tornou uma figura polêmica. Muitos acreditam que ele seja um retrato impreciso e ofensivo dos indígenas americanos.
A intenção de Shankar era conseguir um roteiro que “de uma maneira inteligente subverta, gire, elabore, ou o desenvolva de uma forma que mude uma criação que foi o subproduto de uma sala de escritores homens brancos predominantemente formada em Harvard e transforme isso em um retrato novo, engraçado e realista dos indígenas americanos”.
Como ele não conseguiu, Apu será eliminado dos Simpsons.
“Eu recebi algumas novidades desanimadoras, que eu já verifiquei de várias fontes agora: elas deixarão o personagem Apu completamente”, disse Shankar em entrevista ao IndieWire. “Eles não vão fazer um grande evento com isso, ou qualquer coisa assim, mas eles vão deixá-lo completamente só para evitar a controvérsia.”
Shankar esclareceu que recebeu essa notícia de duas pessoas que trabalham para ‘Os Simpsons‘ e uma terceira fonte que trabalha diretamente com o criador Matt Groening.
O último episódio de Apu será em My Way or the Highway to Heaven, onde ele vai aparecer ao lado de 12 personagens da série ao lado de Deus.