John Lithgow, o renomado ator escalado para dar vida ao icônico Albus Dumbledore na próxima série de ‘Harry Potter’ da HBO, compartilhou recentemente suas expectativas e desafios em relação ao papel.
Em entrevista ao Collider, Lithgow expressou seu entusiasmo e apreensão com o projeto:
“É bem assustador, mas certamente não é nada que eu sonharia em recusar. Olha, estou prestes a completar 80 anos no próximo ano. Vou ter 80, e estarei com 86 ou 87 na festa de encerramento deste trabalho. É um papel maravilhoso para ir desacelerando. É assim que vejo”, afirmou.
O ator destacou a oportunidade de trabalhar com um elenco talentoso e a importância de honrar o legado de ‘Harry Potter’:
“Sei que estarei trabalhando com as pessoas mais extraordinárias. E estarei trabalhando com alguns dos melhores atores de língua inglesa do mundo. Quero dizer, o pool de talentos lá em Londres está à disposição. Estou muito empolgado com isso e revisitando Harry Potter em profundidade ultimamente. Só quero fazer justiça a isso”, acrescentou.
Em relação à controvérsia sobre ser um ator americano interpretando um personagem britânico, Lithgow garantiu que dominará o sotaque:
“Ele é, certamente, um inglês. Na verdade, há uma grande controvérsia sobre um americano ter sido contratado para interpretá-lo”, disse Lithgow. “Ele é um ícone. Eu sou meio inglês”, brincou.
“Eu acabei de interpretar Roald Dahl. Eu interpretei Winston Churchill. Vou passar um tempo com um coach de dialeto. Não se preocupem com isso. Mas, não, quero dizer, Dumbledore não poderia ser outra coisa senão inglês. Só tenho que fazer o meu melhor. O maravilhoso é que fui muito bem recebido por todos os atores britânicos com quem trabalhei em The Crown. Eles tinham muito mais confiança em mim e na minha ‘britanicidade’ do que eu mesmo”, completou.

A escolha de Lithgow para o papel de Dumbledore gerou debates, especialmente considerando a preferência de J.K. Rowling por atores britânicos ou irlandeses nas adaptações cinematográficas.
Nos filmes, o personagem foi interpretado por Richard Harris nas duas primeiras iterações, sendo substituído por Michael Gambon a partir do terceiro capítulo.
A primeira temporada da adaptação seriada tem previsão de lançamento na plataforma de streaming em 2026.
A Max irá produzir em associação com a Brontë Film and TV e a Warner Bros. Television.
J.K. Rowling será produtora executiva juntamente com Neil Blair e Ruth Kenley-Letts.

Assista:
