‘Coringa: Delírio a Dois’ está enfrentando críticas cada vez mais duras desde sua estreia no Festival de Veneza.
Agora, a nota do mais novo filme da DC no Rotten Tomatoes caiu para 47%.
O filme, que já gerava expectativas mistas devido à proposta de ser um musical R-rated, está recebendo uma recepção negativa generalizada, com muitos apontando problemas na execução.
Após o sucesso de ‘Coringa’, lançado em 2019, a sequência, também dirigida por Todd Phillips, não parece seguir o mesmo caminho de seu antecessor rumo à aclamação.
Desde seu anúncio, o longa foi alvo de críticas e opiniões mistas do público, com a ousada ideia de fazer um musical não sendo bem recebida por grande parte dos fãs do primeiro filme.
‘Coringa: Delírio a Dois’ pode enfrentar sérios problemas de bilheteria.
Segundo o Deadline, estima-se que o filme terá uma abertura de apenas US$ 55 milhões em seu primeiro final de semana. É uma grande queda em relação aos US$ 96 milhões de estreia atingidos por ‘Coringa’ em 2019.
Com as pré-vendas do filme atrás de longas como ‘The Flash’ e ‘As Marvels’, não se descarta a possibilidade de que o filme decepcione ainda mais em sua estreia, ficando abaixo dos US$ 50 milhões de bilheteira.
Em agosto, antes do filme ser exibido no Festival de Veneza, projetava-se uma abertura de US$ 100 milhões para o longa.
No entanto, as críticas parecem ter impactado o interesse do público, enquanto a recepção foi abaixo do esperado.
Além disso, parece que os fãs não devem criar expectativas sobre mais continuações no futuro, pelo menos não sob as mãos do mesmo diretor. Em entrevista ao The Hollywood Reporter, Todd Phillips afirmou que não tem planos para um terceiro filme.
O diretor também descartou um spin-off da Arlequina, interpretada por Lady Gaga, afirmando que não deve trabalhar com a DC novamente.
“Não é o caminho que esse filme está tomando. Sinto que meu tempo no universo da DC foram esses dois filmes.”
Recentemente, no Festival de Veneza, Joaquin Phoenix também afirmou que não deseja voltar para o papel em um possível terceiro filme.
O ator citou sua idade como o grande motivo para recusar uma sequência.
“Não vou falar sobre os detalhes da dieta, mas desta vez me senti um pouco mais complicado porque havia muitos ensaios de dança que estávamos fazendo, o que não aconteceu da última vez. Agora estou com 49 anos, provavelmente não deveria fazer isso de novo. Provavelmente é o fim para mim”, afirmou o ator.
‘Coringa: Delírio a Dois’ chega neste final de semana aos cinemas de todo o mundo – trazendo ninguém menos que os vencedores do Oscar Joaquin Phoenix e Lady Gaga como Arthur Fleck/Coringa e Lee Quinzel/Arlequina, respectivamente.
Após sua primeira exibição no Festival de Veneza, tornou-se um consenso de que o final do filme irá dividir o público – e o próprio diretor Todd Phillips tem plena consciência de que isso irá acontecer.
“Para as pessoas que assistiram a esse filme, no geral… No final, elas ficam sentadas e não se mexem durante três a cinco minutos”, ele revelou ao Slash Film. “Então, elas me mandam mensagem, aquelas que me conhecem, ou me mandam e-mail escrevendo: ‘eu preciso de um tempo para processar o filme”.
Phillips continua: “acho que vai deixar você bem desconfortável. Acho que é desconfortável”.
Por fim, o cineasta disse que a sequência “esclarece várias coisas sobre as quais você se perguntava no primeiro filme. Espero que todas sejam respondidas”.
Na trama, Arthur Fleck está institucionalizado em Arkham à espera do julgamento por seus crimes como Coringa. Enquanto luta com sua dupla identidade, Arthur não apenas se depara com o amor verdadeiro, como encontra a música que sempre esteve dentro dele.
Confira as principais críticas:
“É surpreendentemente monótono, um procedimento sem sentido que parece desdenhar seu público.”, Vanity Fair.
“O desfecho atinge batidas de história que deveriam encerrar o primeiro ato. O filme também oscila entre gêneros. É um musical, um filme de prisão e, principalmente, um drama de tribunal.”, Irish Times
“Coringa: Folie à Deux é o filme de Arthur, e Arthur simplesmente não é tão interessante, apesar do esforço que Phoenix faz para retratar o personagem com detalhes mentais extremamente angustiados e físicos de peito afundado.”, Vulture.
“Isso levanta a questão: por que Phillips está tão relutante em aceitar que o filme é um musical? Por que não adicionar um pouco mais de cor, algum floreio ao design de produção?”, Hannah Forte.
“Coringa: Delírio a Dois pode ser ambicioso e superficialmente ultrajante, mas, de certa forma, é uma sequência excessivamente cautelosa.”, Variety.
“Apesar de seu personagem principal fascinante e complexo, o filme é, no fim das contas, monótono e lento, não nos levando a lugar nenhum, lentamente.”, London Evening.
“Phillips e cia. voltaram ao mundo autocontido, sacudiram todo o conteúdo no carpete e… tentaram de novo. O resultado? Bagunçado, sem vida, derivado e exatamente o que você esperaria de um filme que simplesmente não quer, ou precisa, existir.”, Times.
“Embora acabe tão estridente, trabalhoso e muitas vezes completamente tedioso quanto o primeiro filme, há uma melhoria.”, The Guardian.
“No geral, Folie à Deux é tão ousado e perturbador quanto seu antecessor, replicando a ideia das cidades americanas modernas como barris de pólvora aterrorizantes perpetuamente à beira da explosão.”, Independent.
“É um filme triste, pensativo e impressionantemente estranho que usa a teatralidade dos musicais para minar as ambições de seu herói em vez de elevá-las.”, The Wrap.
“Enquanto o Coringa original continua sendo uma exceção impressionante — um raro sucesso de bilheteria com nuances emocionais, temas adultos e um genuíno senso de grandeza — esta sequência não consegue manter o ritmo.”, International Screen
“Coringa ainda tem um truque na manga — até mesmo um subtexto sério. O melhor momento vem no final de uma cena incendiária…”, Financial Times.
“Folie à Deux não consegue igualar seu antecessor em termos de impacto estonteante. Mas iguala em tensão horrível de barril de pólvora: é um filme que você sente que pode explodir em chamas a qualquer momento.”, Daily Telegraph.
“Folie à Deux simplesmente dança sapateado no mesmo lugar durante a maior parte de sua execução apática, encadeando uma série de números musicais decepcionantes que são muito óbvios… ou muito vagamente relacionados aos seus personagens para expressar qualquer coisa.”, indiewire
Lembrando que a sequência estreará nos cinemas nacionais no dia 4 de outubro.