quinta-feira, junho 27, 2024

Aquecimento para a final da Champions League | O que assistir antes de Borussia Dortmund x Real Madrid?

O evento mais aguardado do ano para os fãs do futebol europeu acontece neste sábado (1º) no mítico estádio de Wembley, na Inglaterra. A partir das 16h (horário de Brasília), Borussia Dortmund e Real Madrid se enfrentarão valendo a tão sonhada taça da Champions League.

O jogo em si é marcado por histórias e despedidas. Independentemente do vencedor, o mundo presenciará a escrita de uma história fantástica que será contada com muito carinho daqui para frente. Pelo lado do Real Madrid, o maior vencedor do torneio, a provável conquista da 15ª ‘orelhuda’ pode não parecer tão emocionante. No entanto, o meia alemão Toni Kroos, jogador histórico do Real e maestro da Seleção Alemã na Copa do Mundo de 2014, anunciou que se aposentará após a disputa da Eurocopa deste ano, que será jogada em algumas semanas na Alemanha. Ou seja, a final da Champions será seu último jogo com a camisa do Real Madrid.

O mais curioso é que Kroos foi campeão de tudo e mais um pouco com a camisa do Bayern de Munique antes de se transferir para o Real Madrid. Para a galera que não está tão acostumada com o mundo do futebol, o Bayern é o grande rival do outro finalista deste ano. Então, sim, há uma rivalidade pessoal para Toni em jogo.

Além disso, o brasileiro Vinicius Jr. está firma na disputa pela Bola de Ouro, o prêmio de melhor jogador do mundo na temporada. Fazer uma boa final e ajudar os espanhóis a levarem a taça pode ser o fator decisivo para saber se teremos ou não um brasileiro de volta ao topo do mundo. O último a conseguir tal feito foi Kaká, em 2007.

Pelo lado do Borussia Dortmund, a grande história a ser contada vem sendo escrito há mais tempo e passou por mais fases tortuosas do que a dos ídolos do Real Madrid.

O grande nome da final pelo lado alemão é o meia Marco Reus. Considerado por muitos como o ‘ídolo das poucas taças’, Reus é um caso cada vez mais raro na história do futebol mundial. O alemão de 34 anos chegou às categorias de base do Borussia Dortmund quando tinha apenas sete anos de idade. Após concluir a formação no futebol, ele foi para equipes menores, se destacou e acabou fazendo boas campanhas pelo Borussia Mönchengladbach. Em 2012, sua ‘volta para casa’ estava desenhada. De volta ao Borussia Dortmund no auge de seus 23 anos, Reus jogou muita bola, tendo levado o Aurinegro para a final da Champions League de 2013, justamente no estádio de Wembley, na Inglaterra. Porém, o que parecia um sonho, logo se tornou um pesadelo. O adversário daquela final era justamente o arquirrival alemão Bayern de Munique. O jogo foi muito disputado, mas o Bayern acabou vencendo por 2×1, dando fim ao sonho do Dortmund da conquista da Europa pela segunda vez em sua história.

Desde então, Reus passou a conviver com uma série de lesões. Inclusive, foi por conta de uma delas que ele perdeu a chance de ser campeão da Copa do Mundo de 2014. Ele estava convocado para jogar o Mundial no Brasil, mas foi cortado por lesão faltando dez dias para a Copa. Seu físico o comprometeu em momentos decisivos, mas o amor da torcida pelo ídolo jamais se afetou. Principalmente porque em tempos em que diversas revelações do Dortmund se transferiram para o Bayern, Reus permaneceu fiel ao time que o revelou. Ao longo de sua trajetória com a camisa do Dortmund, ele conquistou cinco títulos de menor expressão e conviveu com mais momentos de frustração do que alegria, mas quis o destino que sua passagem pelo ‘lado amarelo’ alemão tivesse uma última chance de ser feliz.

Mais cedo neste ano, essa relação entre Reus e Borussia Dortmund, tão marcante nos últimos 12 anos, foi anunciada de chegar ao fim. A diretoria do clube decidiu não renovar o contrato com o jogador, que aceitou a decisão. E agora, essa vida dedicada a seu time do coração será encerrada em uma final de Champions League, a competição mais importante da Europa, justamente em Wembley, o palco de sua maior tristeza da carreira.

É uma daquelas raras chances de redenção, que talvez nem em seus mais otimistas pensamentos pudessem passar pela cabeça de Marco Reus. É um caso praticamente de cinema. Existem rumores de que Reus anunciará a aposentadoria precoce ao fim do jogo, principalmente se ele conseguir a tão desejada taça.

Fato é que o mundo se prepara para saber qual história contará a partir deste sábado. A do multicampeão Toni Kroos, ou a do ídolo redentor Marco Reus. E enquanto não chega a hora da final, o CinePOP traz indicações do que assistir para ajudar a passar o tempo até a hora da grande final. Confira!

Não deixe de assistir:

A primeira indicação para os torcedores de Borussia Dortmund e Real Madrid é assistir novamente a campanha dos dois times na Champions até chegar a essa final. Todos os jogos estão disponíveis no catálogo do Max. Além disso, o canal TNT preparou uma programação exclusiva para relembrar a trajetória das equipes na competição, com direito a entrevistas e equipes de reportagem em Londres.

Inside Borussia Dortmund

Nesta produção original do Amazon Studios, uma equipe de documentaristas passa a acompanhar de perto a rotina do Borussia Dortmund na temporada 2018/19. Nesta série documental de altíssimo nível, o público aprende mais sobre as dificuldades enfrentadas pelo elenco, os dramas pessoais dos jogadores e todo o cotidiano do centro de treinamentos de um dos times mais populares do mundo. Ao longo de quatro episódios, essa série documental te torna praticamente íntimo do elenco do Dortmund na temporada que terminaria com conquista da Supercopa da Alemanha 2019, justamente contra o Bayern de Munique.

Onde assistir: Amazon Prime Video.

Real Madrid – Até o Fim

Esta série documental do Apple TV+ é um presente para os torcedores do Real Madrid. Ao longo de três episódios, e com narração de David Beckham, a produção acompanha os bastidores do Madrid em uma temporada incomum. Diferentemente de outros anos vitoriosos, o Real chega a temporada 2022/23 sem perspectivas de grandes títulos, já que perdeu craques e jogadores considerados fundamentais para o elenco. Ainda assim, sob comando do técnico Carlo Ancelotti, o time foi encaixando ao longo da temporada com atuações impressionantes de Karim Benzema e pelo poder de decisão da dupla brasileira formada por Vinicius Jr. e Rodrygo. Nessa temporada de aparente reconstrução, os Merengues superam as expectativas e conquistam a Champions League em uma das campanhas mais emocionantes de sua história.

A final da Champions League terá transmissão do SBT na TV aberta, da Cazé TV pelo YouTube, da TNT na TV por assinatura e no Max pelo streaming. O jogo também será transmitido em alguns cinemas pelo país.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS