O estúdio Neon está finalizando a aquisição dos direitos para distribuição na América do Norte da animação ‘Arco’, dublada por Natalie Portman e recém-lançada como exibição especial no Festival de Cannes. O filme marca a estreia em longas do diretor francês Ugo Bienvenu e já começa a ser apontado como um possível concorrente na temporada de premiação.
Descrita por alguns como “a resposta francesa ao Studio Ghibli“, a produção acompanha Arco, um menino do ano 2932 que descobre ser capaz de viajar no tempo por meio de arco-íris. No entanto, sua primeira viagem dá errado, e ele acaba preso no ano de 2075, onde conhece Iris, uma garota da mesma idade que se empenha em ajudá-lo a voltar para casa.
Portman, vencedora do Oscar, também assina a produção ao lado de Sophie Mas pelo selo MountainA — parceria das duas com sedes em Paris e Nova York. Félix de Givry, pela produtora parisiense Remembers, completa o trio de produtores.
Esta é a primeira animação do estúdio fundado por Portman e Mas em 2020, que estreou em festivais com ‘Segredos de um Escândalo’ de Todd Haynes, em Cannes 2023.
O filme conta com dublagem em inglês liderada por Portman e, na versão francesa, com Alma Jodorowsky (‘Azul é a Cor Mais Quente‘), Swann Arlaud (‘Anatomia de uma Queda‘), Vincent Macaigne, Louis Garrel e o rapper Oxmo Puccino.
‘Arco‘ é um projeto pessoal de Bienvenu, ex-aluno e atual professor da renomada escola de animação Gobelins, em Paris. O diretor recrutou parte de sua equipe entre talentos que ele mesmo formou. Ele é também autor de quadrinhos e dos premiados curtas Maman e L’entretien.
Seu romance gráfico System Preference, sucesso de crítica e vendas, foi traduzido para mais de dez idiomas e lançado pela Penguin nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá no fim de 2023.
Com ‘Arco‘, a Neon amplia seu portfólio de aquisições em Cannes, que já inclui ‘O Agente Secreto‘, ‘It Was Just an Accident‘, ‘Sirat‘ e ‘Sentimental Value‘.
