sábado, abril 27, 2024

Ariana Grande – 30 Anos | As 10 melhores músicas de uma das maiores artistas da atualidade

Ariana Grande ganhou fama mundial na adorada série ‘Brilhante Victoria’ ao interpretar Cat Valentine – e, em pouco tempo, tornou-se uma das maiores popstars do século XXI.

Dona de diversas condecorações, incluindo duas estatuetas do Grammy Awards e nada menos que 30 induções ao Livro dos Recordes, Grande foi consagrada como uma das grandes vocalistas de todos os tempos, recebendo notoriedade por seu alcance aplaudível que lhe renderam comparações à lendária Mariah Carey – além de comandar álbuns que caíram no gosto do público e da crítica, quebrando recordes de vendas.

No dia de hoje, 26 de junho, Grande completa 30 anos e, para celebrar seu aniversário, preparamos uma matéria elencando suas dez melhores músicas.

Veja abaixo as nossas escolhas:

10. “BLOODLINE”

Álbum: Thank U, Next

‘Thank U, Next’ se valeu muito do pop e do R&B, além de incríveis incursões trap que dominaram o cenário musical no final dos anos 2010. “bloodline”, nesse espectro, vem com um respiro de originalidade ao apresentar uma construção mais enérgica e latina, movendo-se pelas pulsões do saxofone e dos trompetes em uma maravilhosa narrativa sobre diversão e hedonismo. Não é surpresa que a faixa seja uma das favoritas dos fãs – e que merecia ter se tornado single oficial do álbum.

9. “GOD IS A WOMAN”

Álbum: Sweetener

Não deixe de assistir:

God is a woman” explora as ilimitadas possibilidades da música e da letra, criando uma narrativa afrontosa e que vai de encontro a quaisquer tentativas de padronização da arte – além de mergulhar em contextos tão diversos que chega a ser cômico. Talvez o único problema da faixa seja uma breve transição do final do primeiro ato para o início do segundo, mas nada que seja ofuscada pela grandiosidade que representa.

8. “NO TEARS LEFT TO CRY”

Álbum: Sweetener

Em no tears left to cry”, o “pessimista” título traz uma construção incrível e catártica que dialoga com inúmeras outras, incluindo a faixa-título, que brinca com crescendos em seus pré-chorus, logo antes de mergulhar na suavidade do trap e até mesmo abrindo margens para experimentos muito bem-vindos com alguns elementos da música eletrônica – isso sem comentar da letra, que diz inúmeras vezes que um pouco de açúcar consegue ajudar a enfrentar “tudo o que a vida traz de amargo”. Tudo flui com graça e satisfação, próprios da marca vendida por Grande.

7. “7 RINGS”

Álbum: Thank U, Next

À época de seu lançamento, “7 rings” teve uma recepção mista por parte da crítica; entretanto, em pouco tempo, essa explosão sonora emplacou as paradas de todo o mundo, tornando-se um sucesso entre os fãs por seu ácido teor de empoderamento – em uma construção R&B vibrante que inclusive trouxe samples da clássica canção “My Favorite Things”, do filme ‘A Noviça Rebelde’.

6. “DANGEROUS WOMAN”

Álbum: Dangerous Woman

A faixa-título de ‘Dangerous Woman’ é uma das construções fonográficas mais conhecidas das últimas décadas – afinal, desde os primeiros beats é possível identificá-la. A canção amalgama os conhecidos popR&B empregados por Grande em sua carreira, mas o que mais nos chama a atenção é a forte e deliciosa presença do retro-soul, incrementando um hit incontestável com uma sedutora explosão sinestésica.

5. “MY HAIR”

Álbum: Positions

2020 não teria sido 2020 se Ariana Grande não lançasse mais um álbum de estúdio. Seguindo os passos dos ovacionados ‘Sweetener’ e ‘Thank U, Next’‘Positions’ voltou para o R&B clássico da cantora – e trouxe algumas pérolas da música. “my hair” é uma dessas joias que também não tem o reconhecimento que merece, mas que é digna de entrar para nossa lista por sua construção sensual e nostálgica.

4. “POV”

Álbum: Positions

‘Positions’ é, sem sombra de dúvida, um subestimado corpo artístico que, por alguma razão inexplicável, não fez o sucesso prometido em meio à crítica – e até mesmo entre os fãs. Esse incrível compilado de originais conta com obras-primas fantásticas, incluindo a faixa “pov”, que fecha com chave de ouro essa jornada: aqui, Grande usa e abusa de múltiplas camadas vocais, uma cadência instrumental arrepiante e uma mescla entre popR&B desde os primeiros toques.

3. “BREATHIN'”

Álbum: Sweetener

Grande sempre foi uma das artistas que discorreu saúde mental e outros problemas psicológicos em seus álbuns – e a incrível “breathin”, de ‘Sweetener’, é a que mais dialoga com esse lado mais crítico da cantora e compositora. A ótima construção dance-pop não apenas configura-se como a melhor entrada do disco, como também discorre sobre como a respiração consegue ajudá-la com a ansiedade, baseada em suas próprias experiências.

2. “THANK U, NEXT”

Álbum: Thank U, Next

O álbum ‘Thank U, Next’ deu início a um novo capítulo na carreira de Ariana, alcançando o topo das paradas de todo o mundo, quebrando recordes de streaming e reafirmando a posição da cantora e compositora como uma das grandes A-lists da nova geração. E o carro-chefe da produção, que empresta seu nome ao título, não poderia ficar de fora da nossa lista; a belíssima canção é uma ode à gratidão e discorre sobre o que cada um dos relacionamentos da performer lhe ensinou – e que, no final das contas, ela agora tem uma nova paixão: ela mesma.

1. “INTO YOU”

Álbum: Dangerous Woman

“Into You” é uma das clássicas assinaturas de Ariana Grande – e não poderia ocupar nenhum outro espaço da nossa lista além do primeiro lugar. A faixa é uma das grandes canetadas líricas da performer e traz uma mistura perfeita e bastante equilibrada entre dance-popEDMsynth-popelectro-R&B, discorrendo sobre uma relação amorosa muito sensual e que se consagrou como uma das icônicas iterações das pistas de dança.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS