InícioDestaqueArtigo | Dean DeBlois se prepara para um duelo de legados nos...

Artigo | Dean DeBlois se prepara para um duelo de legados nos cinemas


O mundo das animações é um dos mais fantástico no meio do cinema, porque consegue transportar crianças e adultos para mundos mágicos da forma mais encantadora possível. Por meio de sua técnica artística refinada, personagens 2D ou 3D ganham as telas e fascinam gerações com suas histórias marcadas por aventuras inesquecíveis, personagens carismáticos e dramas bastante profundos, mascarados por um rótulo de serem produções supostamente feitas para o público infantil.

No entanto, um ponto curioso desse meio animado é que as aventuras costumam ser tão marcantes, que o público se apega mais às tramas ou aos personagens, em vez de se conectarem com os diretores, mais ou menos como acontece nos filmes em live-action. É muito comum que o público geral seja apaixonado por Toy Story, por exemplo, mas não faça a menor ideia de quem foram as mentes por trás da quadrilogia imortal da Pixar. E essa pegada mais “anônima” dos diretores de animações acaba de ganhar um capítulo muito interessante.

O diretor e roteirista Dean DeBlois aparece dirigindo Gabriel Howell (Melequento) e Nico Parker (Astrid) no set de ‘Como Treinar o Seu Dragão’. Divulgação/ Universal Pictures.

Com esta nova tendência dos estúdios fazerem adaptações de animações em filmes live-action, parecia apenas uma questão de tempo para que essa curiosidade acontecesse. E a partir deste sábado (7), com a estreia do novo Como Treinar o Seu Dragão em sessões especiais para o público, o diretor Dean DeBlois vai ver seus ‘dois filhos’ mais proeminentes duelarem pelas salas de cinema do mundo e pelas bilheterias.



Para quem não está por dentro, DeBlois é o diretor da trilogia original animada de Como Treinar o Seu Dragão, e foi escolhido pela Universal Pictures para dirigir a adaptação em live-action da franquia. Apaixonado por esses personagens e esse universo, o diretor afirmou estar tentando trazer uma visão mais humana para Soluço (Mason Thames), Stoico (Gerard Butler) e Astrid (Nico Parker), enquanto aposta na fofura e diversão de um Banguela feito com uma impressionante computação gráfica.

Dean DeBlois e o elenco infantil da adaptação de ‘Como Treinar o Seu Dragão’. Divulgação/ Universal Pictures.

Sob forte expectativa do estúdio, o novo Como Treinar o Seu Dragão já nasce com a responsabilidade de honrar uma das melhores trilogias da história das animações, mantendo o altíssimo nível conquistado por ela na última década, mas também já dá indícios de que será o primeiro capítulo de uma nova saga, que pode ou não seguir os mesmos caminhos da animação, que contou ainda com algumas séries animadas derivadas. Fato é que essa saga é o grande legado de Dean DeBlois para o cinema, mas não é o único.

E é justamente por conta deste outro sucesso atribuído à mente de DeBlois que o mês de junho será tão especial para ele. Para quem não sabe, o primeiro grande trabalho do diretor canadense foi uma animação lançada em 2002 sobre um alienígena destrutivo que caía no Havaí, onde desenvolveria uma grande amizade com uma garotinha esquentada, enquanto se apaixonaria pela cultura local. Pois é, Dean DeBlois estreou na direção justamente com Lilo & Stitch, outra animação que não apenas ganhou uma versão em live-action esse ano, como também ainda segue firme em cartaz pelos cinemas do mundo.

Stitch também ganhou uma versão em live-action. Divulgação/ Disney. © 2024 Disney Enterprises Inc.

Ao lado do amigo Chris Sanders, escreveu o roteiro e dirigiu o Lilo & Stitch original, sendo o grande trabalho dele até emplacar a trilogia Como Treinar o Seu Dragão. Quis o destino que seus dois grandes legados para o cinema ganhassem versões em live-action ao mesmo tempo e se enfrentassem nas bilheterias na mesma janela de lançamento. Porém, vale destacar que a adaptação da Disney, ao contrário da DreamWorks, optou por trazer um novo diretor para Lilo & Stitch. Comandado por Dean Fleischer Camp, o longa abraçou mais Chris Sanders, que retornou para trabalhar no roteiro e dar voz ao Stitch novamente.

Apesar do não envolvimento de DeBlois no live-action de Lilo & Stitch, essa história não existiria sem seu trabalho brilhantemente feito há mais de 20 anos. Então, será interessante ver essa batalha de legados nas bilheterias. Obviamente, para Dean, é muito mais vantajoso se Como Treinar o Seu Dragão sair “vencedor”, já que uma boa bilheteria praticamente garantiria seu retorno para uma possível sequência. Ao mesmo tempo, Lilo & Stitch segue firme no topo das bilheterias, sem dar sinais de que vá “perder o fôlego”.

Sydney Agudong interpreta a Nani, e Maia Kealoha é a Lilo em ‘Lilo & Stitch’. Divulgação Disney. © 2025 Disney Enterprises Inc.

De qualquer forma, independentemente dos resultados – o mais provável é que as duas adaptações façam bilheterias extremamente expressivas -, essa “disputa” será muito divertida de acompanhar. E certamente será um capítulo bastante especial na carreira de Dean DeBlois e seus personagens tão queridos.

Lilo & Stitch (2002) pode ser assistido no Disney+, enquanto Como Treinar o Seu Dragão (2010) está disponível para aluguel no Amazon Prime Video. Já Lilo & Stitch (2025) está em cartaz nos cinemas. E Como Treinar o Seu Dragão (2025) está com estreia marcada oficialmente para o dia 12 de junho, mas já terá sessões disponíveis nos cinemas brasileiros a partir deste sábado (7).

Pedro Sobreirohttps://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS