Você já ouviu falar do Fyre Festival?
O luxurioso festival de música foi fundado por Billy McFarland e por Ja Rule, com a intenção de promover talentos do cenário fonográfico em um evento que ficaria marcado para a história. Agendado para ocorrer no final de abril e no começo de maio de 2017, o festival aconteceria na Ilha Bahamian e foi promovido através da ajuda de inúmeros influencers, incluindo as modelos Kendall Jenner e Bella Hadid (que não haviam comentado, a princípio, que tinham sido pagas para fazer isso) . Entretanto, o que foi vendido como sonho logo se transformou em pesadelo.
Após passar por inúmeros problemas de acomodação, infraestrutura e segurança, o evento foi adiado indefinidamente e, eventualmente, cancelado. O público que havia comprado o ingresso não se deparou com o luxo prometido e, na verdade, foram alimentados com sanduíches de queijo e tendas militares para passarem as noites. Os organizadores, que tentaram se justificar, foram processados em vista de não terem pagado os funcionários e de terem dado um golpe em cada um dos participantes e do staff (prometendo reembolsá-los, mas nunca cumprindo com o falado).
Agora, algo similar parece estar acontecendo no Brasil com a edição inaugural da UcconX.
Anunciada oficialmente no ano passado, o evento, que reuniria inúmeras culturas para celebrar o melhor do mundo pop, começou hoje, 27 de julho, no Complexo do Anhembi, na cidade de São Paulo, estendendo-se até o próximo domingo, 31 de julho. Entretanto, um dia antes do festival inaugurar oficialmente, inúmeros funcionários usaram as redes sociais para falar dos escândalos envolvendo a organização.
Karla Tomaz, por exemplo, começa sua postagem no Twitter dizendo que trabalhou “muito tempo na organização do evento e no final levei um golpe de meses sem receber”. No relato, Tomaz diz que apresentou inúmeras ideias, entrou em contato com parceiros e comprou a promessa que os organizadores, formados por Nando Cohen (CEO da empresa BBL, especializada em e-sports), Thomas Felsberg (GC e responsável por parcerias estratégicas da BBL) e Leo De Biase (CRO da BBL), venderam a ela e ao considerável grupo que participou da montagem do evento.
“Foram anos de promessas vazias e pagamento atrasado. Até que os diretores sumiram de vez”, ela escreveu. “A minha carreira e a minha vida foram abaladas de um jeito que ainda não consegui recuperar. Então, pra quem vai pro evento amanhã: saibam que vocês estão financiando uma organização que deu golpe em muita gente”.
Demorei um pouco pra abrir meu perfil aqui, mas agora é necessário
Amanhã começa a @ucconx e tudo o que eu sinto é tristeza e frustração. Trabalhei por muito tempo na organização do evento e no final levei um golpe de meses sem receber.
— Karla Tomaz (@akarlatomaz) July 27, 2022
Hugo Melo, que também trabalho na construção da UcconX por seis meses, aproveitou o mesmo espaço para contar sua história, compartilhando alguns dos designs que fez ao lado de seus companheiros para transformar o evento em uma experiência inesquecível.
Melo disse que, à época do anúncio da pré-venda dos ingressos (outubro de 2021), “o site não estava apto, o sistema não estava pronto, não tínhamos atrações confirmadas, nada. Não era a hora de anuncia a pré-venda”. Em novembro do mesmo ano, ele diz que os salários começaram a atrasar: “os dias passaram, e as desculpas acumulavam, a solução sempre num horizonte próximo: tudo resolvido até sexta, até segunda, até amanhã”.
O autor da postagem vai mais a fundo e revela que a história mal contada da UcconX datava de 2019, quando “dois amigos resolveram entrar no segmento geek, apesar de não saberem nada sobre o universo geek. Aos trancos e barrancos, foram atraindo pessoas para o projeto, inclusive o outro sócio. Esse sócio ficou responsável pela parte comercial e trouxe para o evento um investidor conhecido de longa data que investiu oito milhões de reais. Com dinheiro no bolso, começaram a gastar adoidados [sic]”.
Ele continua: “nesse período, uma primeira equipe foi contratada, uma empresa terceirizada. Em poucos meses, o dinheiro acabou, o que gerou repercussões graves. O investido, chocado […], processou os sócios criminalmente”.
Para comemorar que a @ucconx entrou no top5 do TT nacional, resolvi fazer o exposed definitivo. Trabalhei no evento por 6 meses, entre julho de 21 e janeiro de 22, e vou contar tudo que vi, ouvi, e descobri sobre o evento de 19 para cá. Omitindo nomes, claro. Segue o 🧵
— Hugo Melo (@hugoevmelo1) July 27, 2022
E isso não é tudo: no dia de abertura do festival, revelou-se que Millie Bobby Brown, de ‘Stranger Things’, e George Takei, de ‘Star Trek’, que haviam sido confirmados em painéis especiais, não poderiam comparecer mais em virtude de terem contraído COVID-19 – e o fato de nenhum dos astros ter comentado sobre a vinda ao Brasil ou sobre o fato de terem testado positivo levantou mais suspeitas.
a millie bobby brown abrindo o twitter e descobrindo que está com covid https://t.co/jVWu53rPm0
— tay (@msanyat) July 27, 2022
Segundo um press release oficial do evento, “os ingressos adquiridos para os painéis, VIP PASS, FAN PASS da Millie Bobby Brown e George Takei permanecem válidos e foram transferidos automaticamente para os painéis do Dacre Montgomery e Ian Somerhalder, respectivamente”. E, novamente, mais dúvidas surgiram por um simples fator: Somerhalder, anunciado um dia antes do início do festival, irá comparecer a outro evento em Whippany, Nova Jersey, EUA, nos mesmos dias da UcconX (isto é, entre 29 e 31 de julho, em uma reunião oficial para comemorar a série ‘The Vampire Diaries’).
Gente, simplesmente impossível parar de atualizar a thread.
Segundo perfil do evento, os ingressos dos painéis da Millie Bobby Brown e do George Takei vão ser transferidos pra ver o Ian Somehalder… só que ele estará em outro evento na mesma hora.
Uma mentira por cima da outra pic.twitter.com/eRtDWUxiOX
— Ygor Palopoli (@ygorpalopoli) July 27, 2022
Como visto nas artes compartilhadas por Melo em suas postagens, o evento prometia ser grandioso e, como reiterado pelos organizadores, seria uma experiência única. “Estamos construindo, montando e criando esses universos. É uma curadoria nossa, construída através da relação com os parceiros que trazemos para a mesa”, disse Cohen em entrevista ao site Meio e Mensagem, em maio.
O resultado, entretanto, foi bem diferente: o pavilhão de 144 mil metros quadrados com pouquíssimas atrações para o público, enquanto o Artists Alley, que prometia trazer mais de 100 quadrinistas, jaze vazio e adornado apenas por cadeiras e mesas cinzentas. Como se não bastasse, uma bizarra lista de objetos que não entrariam no evento incluíram câmeras profissionais e até mesmo papel.
O evento começou há mais de uma hora: o Artist’s Valley, que prometia 100 ARTISTAS está assim: (foto do @NashyDP).
Apenas quatro artistas estão presentes no local, que agora se encontra vazio e desértico. pic.twitter.com/giNRiEWf82
— Ygor Palopoli (@ygorpalopoli) July 27, 2022
Acabou de abrir a #UCCONX pic.twitter.com/kgixHC6dvg
— Danike 💜 (@danike_br) July 27, 2022