
Às vezes, artistas bastante respeitados e aclamados do cenário fonográfico resolvem unir forças para causar um grande impacto na cultura pop.
Ao longo dos últimos anos, tivemos a icônica colaboração de Beyoncé e Miley Cyrus com “II Most Wanted”, o dueto impecável de Lady Gaga e Ariana Grande com a vencedora do Grammy “Rain On Me”, e a cândida e melancólica rendição “Fortnight”, entre Taylor Swift e Post Malone.
Pensando nisso, preparamos uma breve lista elencando as dez melhores colaborações musicais da década de 2020 até o momento.
Confira abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual a sua favorita:
10. “LIKE I USED TO”, Sharon van Etten & Angel Olsen (2021)

Antes de se envolver com a engenharia sonora de diversas obras de Dia das Bruxas, John Congleton já havia liderado a banda Paper Chase e se envolvido com as incursões do rock alternativo. Em 2021, ele voltou com uma estonteante colaboração country-rock com Sharon Van Etten e Angel Olsen, “Like I Used To”, cujas melodias dramáticas refletem a competência e a química compartilhada pelas duas cantoras.
9. “KISS ME MORE”, Doja Cat feat. SZA (2021)

Doja Cat provou ser uma powerhouse completa com sua estreia no mundo da música, bem como sua participação na trilha sonora de ‘Aves de Rapina’ – e, agora, com o lançamento do disco ‘Planet Her’, mostrou que não tem medo de se arriscar. O lead single “Kiss Me More” resume toda a estética promovida pela artista e, performando ao lado de SZA, gerou uma canção nostálgica, original e guiada pelos melhores elementos do R&B, do pop e do dance-pop (além de prestar homenagem à lendária Olivia Newton-John).

8. “ODISEA”, Karol G & Ozuna (2021)

Aproveitando o hype do reggaeton que dominou as paradas do mundo, Karol G e Ozuna divulgaram a romântica epopeia “Odisea” – que gerou certa controvérsia desnecessária por parte de pessoas que não compreenderam a metáfora utilizada. De qualquer forma, o sensual escopo nos convida para a pista de dança, celebrando a química entre os dois cantores e a própria cultura colombiana.
7. “GUESS”, Charli XCX feat. Billie Eilish (2024)

Em 2024, Charli XCX lançou o que apenas podemos considerar como um dos seus melhores álbuns com o aclamado ‘BRAT’ – e, como forma de promover uma das obras-primas do ano, a artista uniu-se a ninguém menos que Billie Eilish para uma vibrante colaboração que emergiu no remix de “Guess”. A versão aposta fichas no pop industrial, no EDM e no electro-clash e une uma química invejável e extremamente sensual que traz o melhor de ambas as artistas à tona.
6. “RAIN ON ME”, Lady Gaga & Ariana Grande (2020)

“Rain On Me” apenas confirmou o que todos sabíamos: Lady Gaga estava pronta para voltar ao pop. Unindo forças com Ariana Grande, o soberbo house-pop dominou as paradas do mundo inteiro e conquistou inúmeros prêmios desde seu lançamento. Exuberante, provocativo e envolvente, a canção era exatamente do que precisávamos para afogar nossas mágoas e nos esquecer do show de horrores que 2020 foi.
5. “HONDA”, FKA Twigs feat. Pa Salieu (2021)

“honda” nos chama a atenção por manter-se fiel à identidade da performer e por fornecer um lado mais costumeiro, por assim dizer, permitindo que ela brinque com aspectos como o atabaque, o kissange e o corpo gospel. Além disso, a parceria com o rapper Pa Salieu carrega uma química categórica, reafirmada pelo fraseamento divertido e bastante rítmico de cada verso, que foge das obviedades e nos engolfa em uma aventura aprazível e completa.
4. “BEND THE KNEE”, Bruno Martini, IZA & Timbaland (2020)

Enquanto “Bend the Knee” passou longe de ganhar um marketing digno do que representa para o cenário musical brasileiro, a canção merece estar no nosso Top 10. O conhecido Timbaland se reuniu com dois nomes nacionais, Bruno Martini e a sempre incrível IZA, para uma incursão electro-disco regada a sintetizadores e um refrão viciante.
3. “WAP”, Cardi B feat. Megan Thee Stallion (2020)

Cardi B e Megan Thee Stallion trouxeram toda a química e a sensualidade possíveis para a amálgama perfeita entre o dirty rap e o hip hop de “WAP”, uma das maiores colaborações do ano. Através de versos pungentes e bastante explícitos, a canção ganha os nossos corações (e as nossas playlists) principalmente por suas mensagens em acordo com o movimento sexo-positivo e a exaltação do corpo feminino.
2. “EXILE”, Taylor Swift & Bon Iver (2020)

“Exile” é uma das melhores músicas do século e uniu Swift à conhecida e grave voz de Bon Iver em uma tocante história de dois amantes separados por circunstâncias inexplicáveis. Emergindo como a melhor colaboração da artista de “Safe & Sound”, a canção é uma balada indie folk com elementos do gospel e com uma química apaixonante entre os dois vocalistas.
1. “DIE WITH A SMILE”, Bruno Mars & Lady Gaga (2024)

“Die With a Smile”, parceria entre ninguém menos que Bruno Mars e Lady Gaga, foi a cereja do bolo que todos precisávamos para um ano que vem se provando um dos mais fabulosos para o cenário fonográfico. Seja com as potentes e apaixonantes rendições dos performers, seja com um comprometimento aplaudível para com a cristalina produção (pela qual os dois também ficam responsáveis), cada uma das engrenagens se encaixa com perfeição e nos engolfa em uma escapista epopeia romântica por pouco mais de quatro minutos que passam em um piscar de olhos.