Já estamos em meados de dezembro – e todos sabemos o que isso significa: o Natal está chegando! E é claro que as celebrações de fim de ano não poderiam ficar sem uma boa trilha sonora.
Depois de termos selecionado os dez melhores filmes de Natal de todos os tempos, preparamos mais uma lista mais que especial ranqueando as dez melhores canções natalinas da história – contando com nomes como Mariah Carey, Brenda Lee e José Feliciano.
Confira abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual a sua favorita:
10. “RIVER”, Joni Mitchell
“River” com certeza é uma música que você não imaginava encontrar aqui – principalmente se já a conhece. Uma das assinaturas mais melancólicas da icônica Joni Mitchell foi amplamente elogiada por uma das vozes mais potentes do cenário contemporâneo, Brandi Carlile, por apresentar um lado não muito explorado do espírito natalino.
Remando contra as conhecidas incursões de positividade que acompanham tantas canções de fim de ano, a faixa assinada por Mitchell é um mergulho distinto de fim de ano que abraça o lado mais apático e taciturno do Natal, mostrando que, às vezes, nem tudo são flores e que é preciso enfrentar problemas para superá-los e seguir em frente.
9. “NOITE FELIZ”, Joseph Mohr & Franz Gruber
Composta por Joseph Mohr e Franz Gruber, “Noite Feliz” foi performada pela primeira vez em 1818, na igreja de St. Nicholas em Oberndorf, e serviu como um arauto de esperança e paz para os habitantes da pequena cidade que haviam sofrido com uma enchente catastrófica. Seu poderoso liricismo e os orgânicos instrumentais carregaram seu legado para os dias de hoje e, em 2011, ela se tornou patrimônio histórico imaterial da UNESCO.
A faixa não é apenas uma mera canção natalina que ganhou versões em praticamente todas os países do planeta, mas é um belíssimo conto de fim de ano austríaco que homenageia a mitologia católica da forma mais cândida possível.
8. “SANTA CLAUS IS COMING TO TOWN”, Eddie Cantor
A época natalina funciona como um resgate de clássicos que passaram no teste do tempo e são adoradas por incontáveis gerações, tendo se tornado um marco inegável. E esse é o caso de “Santa Claus Is Coming to Town”: assinada por J. Fred Coots e Haven Gillespie, a faixa foi lançada em 1934 e encontrou sucesso com a regravação encabeçada por Eddie Cantor.
Contando com um arranjo muito conhecido e que garantiu o uso da canção em várias produções cinematográficas, tanto quanto romances de fim de ano quanto em slashers sangrentos, além de ganhar covers de nomes como Kylie Minogue, Frank Sinatra e Lady Gaga.
7. “FELIZ NAVIDAD”, José Feliciano
Em 1970, José Feliciano mal imaginava que faria história com o lançamento de “Feliz Navidad”: a conhecida e despojada faixa tornou-se o que artista caracterizou como “a primeira canção de Natal bilíngue”, visto que é performada tanto em espanhol quanto em inglês, além de ser carregada com emoções bem claras e que transparecerem em cada nota.
Ainda que tenha sido composta em Los Angeles, a faixa funciona como uma homenagem para sua terra natal, Porto Rico, e transformou-se em um emblema cult que é adorada através de todos os países e que ganhou diversas rendições por vários musicistas – além de integrar incontáveis trilhas sonoras.
6. “HAPPY XMAS (WAR IS OVER)”, John Lennon & Yoko Ono
Para além das costumeiras e conhecidas incursões sobre prosperidade, paz e amor, “Happy Xmas (War Is Over)” foi imortalizada por John Lennon em uma rendição irretocável e que dialogava com a rebeldia do rock que ele já havia explorado como membro da banda Os Beatles – funcionando como um épico protesto movido sobre a Guerra no Vietnã.
Aqui, Lennon se juntou a Yoko Ono e a um espetacular coral de crianças do Harlem e entregam-se a uma releitura da tradicional balada inglesa “Skewball”. O legado dessa canção é tamanho, que nomes como Damien Rice, Laura Pausini e até mesmo o extinto grupo televisivo Glee pincelaram-na com suas próprias personalidades.
5. “JINGLE BELL ROCK”, Bobby Helms
A clássica “Jingle Bell Rock” ganhou ainda mais fama quando levada para a rom-com ‘Meninas Malvadas’ em 2004, mas a verdade é que a track de Bobby Helms foi lançada em 1957 e, desde então, faz parte da playlist de qualquer aficionado pelas festividades natalinas.
Escrita pelas habilidosas mãos de Joe Beal e Jim Boothe, a música é uma ode ao soft-rock dos anos 1950 (o mesmo que tornou Elvis Presley tão popular), e é guiado pelos acordes de uma guitarra on-point. Para além disso, a construção faz homenagem à secular “Jingle Bells” – só que com uma perspectiva mais dançante, por assim dizer.
4. “LAST CHRISTMAS”, Wham!
Lançada em 1984, “Last Christmas” é uma das canções mais populares de fim de ano e foi apresentada ao mundo pelo popular grupo musical Wham!, formado por ninguém menos que George Michael e Andrew Ridgeley.
A faixa mistua com perfeição a estética do synth-pop e do dance, rearranjados em uma balada que é guiada por uma poderosa letra, criando um conflito com a suave melodia. Afinal, em uma época como esta, esperaríamos algo romântico, otimista e à la contos de fada; entretanto, conforme a canção se segue, percebemos que o eu-lírico, na verdade, entregou seu coração para alguém que não o queria.
3. “ROCKIN’ AROUND THE CHRISTMAS TREE”, Brenda Lee
Sendo redescoberta e revisitada ano após ano, “Rockin’ Around The Christmas Tree” tem um lugar especial no coração das pessoas, principalmente daqueles que são tomados pelo espírito natalino quando dezembro chega. E nada disso seria possível sem a conhecida performance de Brenda Lee, que ajudou a imortalizar essa icônica e festiva música – e que dispara nas paradas de todo o mundo ano após ano.
Trazendo uma mistura de rockabilly com pop, a faixa fio assinada por Johnny Marks e ganhou incontáveis rendições com o passar dos anos. Afinal, a canção foi lançada em 1958 e, décadas depois de ter encantado os ouvintes, ainda quebra recordes e foi selecionada para o Hall da Fama do Grammy por seu inegável e contínuo impacto.
2. “ALL I WANT FOR CHRISTMAS IS YOU”, Mariah Carey
É claro que a lendária Mariah Carey não ficaria de fora da nossa lista – ainda mais tratando de uma época tão icônica para a artista quanto o Natal. “All I Want For Christmas Is You” é, até hoje, uma das canções festivas mais memoráveis da história e, ano após ano, quebra recordes e mais recordes de reproduções (tendo até mesmo entrado para o Livro dos Recordes).
Lançada em outubro de 1994, a enérgica faixa é uma mistura de batidas clássicas e épicas exploradas nos séculos anteriores ao mesmo tempo que convida a presença de fortes sintetizadores e uma guirlanda de constantes sinos para dinamizar a forte apresentação da cantora – e, se a composição sonora já é marcante, não precisamos nem falar da incrível rendição de Carey (em praticamente todas as performances que se propõe a fazer).
1. “IT’S THE MOST WONDERFUL TIME OF THE YEAR”, Andy Williams
Se você é apaixonado por filmes natalinos, sejam eles recentes ou clássicos, com certeza deve se lembrar de incontáveis cenas de abertura – cômicas ou não – que contavam com a icônica e memorável canção “It’s the Most Wonderful Time of The Year”, performada por Andy Williams.
Desde os conhecidos vocais do artista até o arranjo esperançoso e pincelado com guizos, trompetes e as poderosas teclas do piano, essa fabulesca e saudosista canção pop foi lançada em 1963 e alcançou o quinto lugar da Billboad Hot 100, tornando-se uma música atemporal que atravessou décadas e até mídias para se sagrar como o maior emblema natalino da história (sendo regravada por incontáveis artistas e utilizada como parte da trilha sonora de vários longas).