InícioDestaqueAs 10 Melhores Séries da Década (Até Agora)

As 10 Melhores Séries da Década (Até Agora)


O cenário televisivo tem um poder incomparável de nos transportar a mundos incríveis e diversos – não devendo nada para o espetáculo promovido pela sétima arte. E, até agora, a década de 2020 está superando nossas expectativas com incursões simplesmente maravilhosas.

Desde comédias inteligentes e aplaudíveis como Abbott ElementaryO Estúdio, passando pelo drama pós-apocalíptico The Last of Us e culminando na tragicômica sátira social de The White Lotus, são vários os títulos que conquistaram o público e a crítica nos últimos cinco anos.

Pensando nisso, preparamos uma breve lista elencando as dez melhores séries da década até agora, levando em consideração apenas as obras que tiveram sua estreia entre 2020 e 2025.



Confira abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual a sua favorita:

10. THE LAST OF US (2023 – PRESENTE)

Em meio a tantas adaptações esquecíveis de games, como é o caso de ‘Tomb Raider’‘Resident Evil’‘Uncharted’The Last of Us é um sopro de originalidade que se configurou como uma das releituras mais aclamadas do século. Pegando a essência dos jogos, a parceria entre Craig MazinNeil Druckmann é um sucesso absoluto que traz Pedro PascalBella Ramsey e outros incríveis performers em uma tour-de-force pós-apocalíptica que analisa a frágil condição humana, subjugada por uma natureza caótica e impiedosa.

9. ABBOTT ELEMENTARY (2021 – PRESENTE)

Em 2021, a multitalentosa Quinta Brunson apresentou um interessante projeto à ABC, subsidiária da Walt Disney – e que ganharia o nome de Abbott Elementary. A inusitada e hilária comédia nos leva a uma escola primária da Filadélfia em que o corpo docente singra pelas dificuldades de lecionar em um sistema que não respalda os menos favorecidos. Através de um teor crítico social que é mascarado pelas incursões dos mockumentários e das sitcoms – e que traz nomes como Brunson, Janelle JamesSheryl Lee RalphTyles James Williams no time performático.

8. O URSO (2022 – PRESENTE)

É impressionante a qualidade que O Urso vem entregando desde sua primeira temporada, superando-se ano após ano com narrativas ambiciosas, performances envolventes e chocantes e um esmero artístico e técnico que nos tira o fôlego episódio a episódio. A cada episódio temporada da série mantém o nível altíssimo da atração – e, de uma forma ironicamente parasocial, levou diversos críticos e espectadores a procurarem erros para terem o que falar sobre a obra, ainda mais considerando sua quase perfeição.

7. ANDOR (2022 – 2025)

É inegável dizer que certas incursões recentes da franquia ‘Star Wars’ falharam em conquistar o público e a crítica, como foi o caso da despojada ‘Skeleton Crew’ e da subestimada ‘O Acólito’. Felizmente, Andor veio para nos entreter do começo ao fim com uma história clássica e pautada no melhor da monolítica Jornada do Herói cunhada por Joseph Campbell. A série, que se estendeu por breves duas temporadas (uma melhor que a outra), expande esse cosmos intergaláctico de forma vibrante e explosiva, cuidando para que cada elemento encontra sucesso e seja guiado pela performance admirável de Diego Luna.

6. THE WHITE LOTUS (2021 – PRESENTE)

HBO é lar de um número considerável de ótimas produções televisivas, aliando-se a nomes extremamente competentes e que contribuem com perspectivas inéditas a tropos conhecidos. Um deles, Mike White, resolveu explorar a irônica hipocrisia da burguesia contemporânea através de uma tragicomédia de erros com ares de mistério e suspense: intitulada The White Lotus, a produção ganhou nossa atenção pelo formato antológico e por reunir um elenco estelar que navega pelas atribulações do vazio existencial e da necessidade de reafirmação em um paradisíaco resort 5-estrelas.

5. HACKS (2021 – PRESENTE)

Se há algo que sempre tem a capacidade de nos envolver são as histórias metalinguísticas e autorreferenciais – e, quando aliadas ao poder artístico de uma boa comédia ácida, tais investidas se tornam mágica. E foi isso que aconteceu com Hacks: narrando sobre a história de uma lendária comediante e de sua roteirista assistente, o premiado projeto é uma crítica e apaixonante análise sobre a indústria contemporânea do show business e conta com as irretocáveis atuações de Jean Smart (que conquistou três estatuetas seguidas do Emmy Award) e Hannah Einbinder.

4. RUPTURA (2022 – PRESENTE)

Apple TV+ tem a capacidade incrível de entregar produções de altíssimo calibre e que nos instigam logo de cara. E esse é o caso do suspense psicológico Ruptura. A produção, que entregou dois ciclos de nível incomparáel, abriu espaço para discussões sociológicas sobre o funcionamento da comunidade capitalista como um todo e de que forma as questões individualistas são ditadas por regras milenares. E, é claro, nada disso poderia ser feito sem a presença de um corpo de atores e atrizes estelar, que inclui Adam ScottBritt LowerPatricia ArquetteSarah Bock.

3. TED LASSO (2020 – PRESENTE)

A comédia esportiva Ted Lasso é uma joia da televisão contemporânea e uma série que chegou tímida ao catálogo da Apple TV+ e logo se sagrou uma das narrativas mais hilárias e cativantes da memória recente no cenário audiovisual. Criada e estrelada por Jason Sudeikis, a produção não se beneficia apenas de um incrível elenco (que inclui Phil DunsterHannah WaddinghamJuno TempleBrett Goldstein), mas de uma narrativa com o coração no lugar certo que uniu mensagens de bonança a um panorama despojado e irretocável.

2. O ESTÚDIO (2025 – PRESENTE)

Quando pensamos no escopo cômico, Seth Rogen é um dos principais nomes que nos vêm à mente – e, em 2025, o criador, roteirista, ator e produtor atingiu um novo ápice artístico com a série metalinguística e metadiegética O Estúdio. Em meio a atuações irretocáveis, o teor cômico constrói uma belíssima e instigante jornada que eleva a si mesmo à enésima potência em uma sarcástica trama autocrítica que se vale de quebras de expectativa muito sagazes e que, além de Rogen, traz nomes como Kathryn HahnIke BarinholtzCatherine O’Hara ao centro dos holofotes.

1. XÓGUM: A GLORIOSA SAGA DO JAPÃO (2024 – PRESENTE)

Ninguém poderia nos preparar para a experiência única que a épica série histórica Xógum: A Gloriosa Saga do Japão arquitetou ao estrear no ano passado. Baseada nos escritos de James Clavell, a operística produção é um feito cinemático dentro do escopo televisivo, apostando fichas sólidas em cada uma de suas engrenagens. E, além da forte direção e de um roteiro instigante, a produção trouxe para as telinhas performances incomensuráveis que refletiram, com razão, nas temporadas de premiação, enquanto a densa atmosfera de suspense e de drama nos fisgaram desde os primeiros segundos.

Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS