Apesar de 2022 já ter nos entregado alguns filmes e séries ótimos, nem todas as produções lançadas este ano fizeram o sucesso que prometiam – ou conseguiram nos convencer da história retratada.
Pensando nisso, e aproveitando que já estamos prestes a terminar o ano, montamos uma lista separando as dez piores séries que foram lançadas entre janeiro e dezembro.
Dentre as nossas escolhas, temos a cinebiografia ‘Inventando Anna’ que, mesmo com as boas intenções, não conseguiu se desvencilhar das fórmulas do gênero ou equilibrar os problemas de ritmo, e a mais recente temporada de ‘(Des)Encanto’, que voltou a cometer os mesmos deslizes dos ciclos anteriores.
Veja abaixo e conte para nós qual mais você acha que deveria entrar nesta lista:
10. SURFACE
Na ambiciosa ‘Surface’, Gugu Mbatha-Raw interpreta Sophie, uma jovem que aparentemente tentou se suicidar, mas acorda com sequels e com perda extrema de memória. Ela tenta juntar as peças de um quebra-cabeça complexo que a leva a descobrir que tudo aquilo pode ter sido premeditado. Apesar da interessante premissa, a série se transformou em uma amálgama de investidas sem vida e que não conseguiram dizer muito mais que o óbvio.
9. (DES)ENCANTO
A 4ª temporada de ‘(Des)Encanto’ fica no meio do caminho – de novo e com uma triste realização de que, talvez, a animação não tenha lugar para seguir mais. É perceptível a tentativa dos criadores em expor elementos originais, mas, eventualmente, assistimos a dez episódios de uma mesmice sem fim que não é ofuscada nem mesmo pela química dos personagens ou pelo divertido non-sense que já se tornou marca da produção.
8. INVENTANDO ANNA
Apesar das boas intenções, ‘Inventando Anna’ sofre de males similares a recentes incursões de Rhimes e da produtora Shondaland – a extensão inexplicável e desnecessária de que dispõe para contar uma única história. A minissérie é composta por apenas oito episódios, cada qual com mais de uma hora de duração, o que atrapalha o ritmo e nos afasta de realmente querer saber o desfecho, mesmo já o prevendo (e isso é algo que também acontece com a longeva ‘Grey’s Anatomy’, que continua reciclando as fórmulas que criou com monotonia expressiva).
7. MONARCH
Quem diria que uma série estrelada por ninguém menos que Susan Sarandon poderia ser tão ruim? ‘Monarch’, série da FOX, contou a história de uma família cujo maior legado era o domínio do cenário country, fazendo uma enorme fortuna dentro do gênero e escondendo os problemas internos. A recepção crítica foi extremamente fraca, além de se tornar um fracasso de audiência. Eventualmente, a produção foi cancelada depois de uma medíocre temporada de estreia.
Renegada pela própria Disney desde a publicidade, a série do Boba Fett não se justificou. Tirando os episódios em que ele praticamente não aparece, nos quais o universo é melhor explorado, pouco se desenvolveu ou expandiu do universo clássico dos filmes. Ao fim da série, fica a sensação de que ela não conseguiu justificar sua própria existência e que talvez teria sido melhor investir esse dinheiro na terceira temporada de ‘The Mandalorian’ do que desembolsar milhões de dólares em uma produção ‘de passagem’ para que o público não esquecesse desse núcleo.
5. BLOCKBUSTER
‘Blockbuster’ tinha tudo para ser uma das melhores comédias da Netflix, seguindo os passos da subestimada ‘Great News’, que chegou sem muito alarde ao catálogo da plataforma de streaming. Entretanto, o resultado foi muito aquém do esperado: além do fraco público, a série foi detonada pela crítica especializada pela falta de humor e pelas múltiplas fórmulas empregadas na sitcom. Não é surpresa, pois que a produção foi cancelada depois de uma temporada.
4. A MULHER DO VIAJANTE NO TEMPO
Incrivelmente, a narrativa de ‘A Mulher do Viajante no Tempo’, centrada em apenas duas personas, se torna tão profusa e confusa que fica difícil compreender as reais motivações até cerca da metade da temporada, em que o organismo arquitetado se ajusta para sermos levados ao grand finale. Ademais, a equipe criativa perde foco várias vezes nos capítulos, canalizando esforços para o chocante trauma enfrentado por Henry e deixando de lado todos os outros aspectos que gostaríamos de ver.
3. THE GIRL BEFORE
Com o caminhar da trama, quase nada em ‘The Girl Before’ parece acontecer e todo mistério e interesse do espectador vão caindo por terra… Todos os mistérios e segredos, em determinado momento, vão ficando cada vez mais entediantes do que empolgantes. Sim, aqui e acolá temos lampejos de criatividade, onde a coisa aparenta, novamente, ser interessante, porém, logo em seguida, o desfecho chuta para longe a atenção de quem ainda está acompanhando o show.
2. O PENTAVIRATO
Depois de anos longe das telas, o icônico Mike Myers fez retorno ao mundo do entretenimento com a minissérie de comédia ‘O Pentavirato’, que chegou à Netflix há algumas semanas – e ninguém entendeu como alguém poderia ter dado sinal verde para uma produção dessas. Inspirada pelas teorias de conspiração do filme ‘Uma Noiva e Tanto’, de 1993, a produção passou longe de causar qualquer semblante de risada por parte do público – que observou um impassível Myers falhar em fazer o que faz de melhor.
1. HOW I MET YOUR FATHER
Só Hilary Duff se salva no constrangedor ‘‘How I Met Your Father’, e, pensando bem, nem ela está bem na trama, mas, considerando que todo o resto está bastante esquecível, fica fácil se destacar. Ao menos os fãs da versão original são contemplados no episódio 6, com a participação especial da querida Robin (Cobie Smulders) na nova série. Mas, além