Muitos apontam para a crescente falta de ideias originais no cinema de Hollywood. O que não deixa de ser um fato incômodo. Cada vez mais os grandes estúdios resolvem apostar no seguro, o que muito se traduz em continuações. Se uma superprodução deu certo, que tal confeccionar sua sequência? Se ela também der certo, teremos uma trilogia, e por aí vai. No entanto, há luz no fim do túnel e pode existir criatividade na falta de criatividade.
Se uma continuação faz exatamente o mesmo que seu antecessor, não há real motivo para existir, porém, em alguns casos, as sequências ousam e acrescentam novos elementos a cada investida em tal universo, provando a diferença entre as boas continuações e as ruins. Em 2017 elas serão muitas, e resolvemos comentar as mais interessantes para vocês, baseado numa matéria do site Movieweb. Se elas irão vingar, só poderemos saber no ano que vem. Enquanto isso, deixaremos nossa expectativa falar mais alto. Veja abaixo e não se esqueça de comentar.
Jogos Mortais: O Legado (Saw: Legacy)
Em 2010, quando Jogos Mortais: O Final (Saw 3D), em 3D – como diz o título original – foi aos cinemas, algo dizia que este não seria o fim. Mas não me pergunte muito, pois esta “saga” acabou para mim em 2006, no terceiro episódio. Sete anos depois e temos mais um exemplar do infame e maior representante do subgênero torture porn. A trama ainda é mantida em segredo, mas um cartaz já foi divulgado. Como é? Bem, com uma pessoa sendo torturada, dã. Os irmãos Spierig (que fizeram o cult por excelência O Predestinado) estão no comando. A estreia é no dia 27 de outubro nos EUA, bem a tempo para o Halloween. No Brasil, a data ainda não foi divulgada.
Annabelle 2
Outro produto pronto para o Halloween, não fosse sua estreia programada para o início do verão americano, em 19 de maio – época de lançamento das grandes produções anuais. Parece que a Warner está apostando mesmo nesta continuação da boneca satânica, que nasceu como derivado do ótimo Invocação do Mal (2013). Annabelle (2014) não agradou muito, mas sua sequência tem pedigree para superá-lo. Em primeiro lugar, pela direção de David F. Sandberg, do recente sucesso Quando as Luzes se Apagam, da mesma Warner. Segundo, pela ambientação de uma grande casa isolada, numa trama que envolve um criador de bonecas, sua família, uma freira e crianças de um orfanato. Terceiro, pelo elenco de atrizes talentosas, como a australiana Miranda Otto (As Duas Torres) e a mexicana Stephanie Sigman (Narcos). Vejamos pelo lado bom, pior que o original não tem como ficar. A estreia no Brasil ocorre no dia 25 de maio.
Transformers: O Último Cavaleiro (The Last Knight)
O diretor Michael Bay queria abandonar a franquia após o fracasso de crítica do segundo longa. Mas, como não é bobo nem nada, após um papo com o padrinho Steven Spielberg, retornou não só para o terceiro, como para o quarto e estará no comando deste quinto também. Os filmes dos Transformers seguem como caso raríssimo de superproduções massacradas pela crítica e público, que não melhoram a cada investida, e continuam a ser bem sucedidos financeiramente. A história deste quinto filme da franquia ainda não foi divulgada, mas quem se importa, o que veremos serão mais três horas de robôs lutando e destruindo tudo. No elenco, Mark Wahlberg (que também não é bobo) retorna, assim como Josh Duhamel, Stanley Tucci e a adição de Anthony Hopkins. Na parte feminina, que Bay sabe retratar muito bem (só que não), Laura Haddock é a bela da vez, depois de Megan Fox, Rosie Huntington-Whiteley e Nicola Peltz. O Último Cavaleiro quem dera fosse o último estreia no dia 21 de junho no Brasil.
Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (Dead Men Tell No Tales)
Crítica e público divergirem sobre certos filmes não é estranho. No entanto, alguns blockbusters surgem como à prova de crítica. Como exemplo, temos a franquia Piratas do Caribe. Seis anos se passaram desde que Johnny Depp e Penélope Cruz navegaram por águas misteriosas e um descanso foi dado para nossas mentes. Agora, Sparrow (Depp), Barbossa (Geoffrey Rush) e Will Turner (sim, ele mesmo, o ferreiro, novamente interpretado pelo sumido Orlando Bloom) retornam para enfrentar o vilão Capitão Salazar, papel de Javier Bardem. O reforço de um elenco jovem vem encabeçado pela brasileira Kaya Scodelario (Maze Runner), Brenton Thwaites (O Doador de Memórias) e Golshifteh Farahani (Êxodo). A surpresa: Paul McCartney fará uma ponta, após as participações de Keith Richards. A direção é da dupla de noruegueses Espen Sandberg e Joachim Ronning, de Expedição Kon Tiki (2012). A estreia ocorre no dia 26 de maio, mundialmente.
Planeta dos Macacos: A Guerra (War for the Planet of the Apes)
Planeta dos Macacos, filme de 1968, foi um enorme sucesso em sua época e gerou quatro continuações, uma série de TV e uma refilmagem, interpretada por Tim Burton. Esta é uma das maiores propriedades da Fox, e o estúdio não tinha intenção de deixá-la de lado. Em 2011, uma revitalização foi lançada, mostrando como tudo começou. Agora, a Fox resolve dar continuidade para a revolta do negligenciado símio Caesar e suas tropas. A evolução chegou para as criaturas, aproximando-as cada vez mais dos seres que conhecemos dos filmes clássicos – capazes de pensar, falar e agir como humanos. Matt Reeves (Planeta dos Macacos: O Confronto) volta no comando como diretor, e o elenco conta com nomes como Woody Harrelson, Judy Greer e Steve Zahn, além de Andy Serkis dando vida pela terceira vez ao protagonista digital Caesar. O terceiro Planeta dos Macacos, depois do reboot, tem estreia mundial marcada pela Fox para o dia 14 de julho.
T2: Trainspotting 2
Nem só de blockbusters são feitas as continuações. E aqui, o prestigiado cineasta Danny Boyle resolve revisitar o universo de um de seus filmes mais cultuados, Trainspotting – Sem Limites, vinte e um anos após seu lançamento. Renton (Ewan McGregor), Francis Begbie (Robert Carlyle), Sick Boy (Johnny Lee Miller), Spud (Ewen Bremmer) e Mikey Forrester (Irvine Welch) estarão de volta a partir de janeiro (no Reino Unido), chegando ao Brasil, pela Sony, no dia 16 de fevereiro.
Kingsman: O Circulo Dourado
Continuação do sucesso surpresa de 2014, o novo Kingsman marca um fato inédito: Matthew Vaughn retornando para a direção da sequência de um filme seu (Kick-Ass e X-Men choram). Um ataque massivo é realizado a central dos espiões britânicos, pedindo ação de Eggsy (Taron Egerton) e Merlin (Mark Strong). Harry Hart (Colin Firth) está creditado, e imaginamos que suas cenas sejam flashback. Quem também chega com o novo elenco é Jeff Bridges, Julianne Moore, Halle Berry, Pedro Pascal, Channing Tatum e até mesmo Elton John. Queremos para ontem! A estreia é da Fox no dia 15 de junho.
Thor 3: Ragnarok
Os filmes do herói Thor não são os pontos altos do universo cinematográfico da Marvel. Então você se pergunta, o que faz o terceiro filme do Deus do Trovão numa posição privilegiada na lista. Bem, alguns fatores, meu caro leitor. Primeiro, a adição de um elenco de peso, encabeçado por Cate Blanchett no papel da vilã Hela – além de Tessa Thompson, Karl Urban, Sam Neill e Jeff Goldblum (não, não é uma reunião de Jurassic Park). Segundo, por parte da trama pegar emprestado de uma das histórias mais adoradas pelos fãs, Planeta Hulk. Sim, o gigante esmeralda estará no longa, assim como sua contraparte de carne e osso, o ótimo Mark Ruffalo. Ah sim, não esquecendo do rouba cenas Tom “Loki” Hiddleston. A direção é de Taika Waititi (da comédia O Que Fazemos nas Sombras) e a estreia vem pela Disney no dia 2 de novembro.
Velozes e Furiosos 8 (Fast 8)
Continuações não são para os fracos. É o que provam os brucutus Vin Diesel, The Rock, Jason Statham e Cia, com este oitavo (quem diria!) capítulo na franquia motorizada mais famosa da sétima arte. O que começou como um filme de racha nas ruas, que pegou muito mais emprestado de Caçadores de Emoção (1991) do que qualquer outra coisa, se tornou um dos entretenimentos mais megalômanos da atualidade nos cinemas, pairando acima até mesmo de 007 no quesito diversão – como provaram os últimos filmes das respectivas franquias. Mas filme de ação não é coisa só de meninos e o oitava prestação de Velozes e Furiosos traz a Dama Helen Mirren (isso é muito bom!) e a Furiosa em pessoa, Charlize Theron como a malvada mor. Esta família fica cada vez mais interessante. Sob o comando de F. Gary Gray (Straight Outta Compton), a Universal lança o filme no dia 13 de abril.
Guardiões da Galáxia Vol. 2
Este é outro filme que ganhou um trailer incrível recentemente. Ninguém dava nada pelo primeiro Guardiões da Galáxia (2014), um time de personagens B da Marvel. Hoje, sua sequência é um dos filmes mais esperados do ano que vem. E promete não desapontar, seguindo de perto tudo o que fez do original uma das superproduções mais cultuadas dos últimos anos. Da trilha sonora retrô, passando pelas adições de Kurt Russell (Ego), Pom Klementieff (Mantis), Elizabeth Debicki (Ayesha) e Sylvester Stallone ao elenco, até chegar ao Baby Groot, Vol. 2 promete diversão rock n roll e mais ópera espacial na veia. James Gunn só precisa não deixar a peteca cair. A estreia é da Disney no dia 27 de abril.
Alien: Covenant (Prometheus)
Este filme pode dar muito certo ou muito errado. Bem, usando a lógica, a garantia é de ficar no meio termo, já que após os dois primeiros filmes da franquia Alien, pode ser dito que a coisa não funcionou tão bem. De qualquer forma, a paixão pela série iniciada por Ridley Scott e continuada por James Cameron é tão grande que nos faz ter esperança acima de tudo. Embora Prometheus (2012) tenha muita coisa errada, e mais detratores que defensores, funciona como a melhor sequência (ou pré-sequência) da franquia desde 1986. Esta é a continuação direta da prequel, novamente comandada pelo criador de tudo, Ridley Scott. Em breve, Neill Blomkamp (Chappie) também dará sua visão ao alienígena cabeçudo, com uma continuação direta do filme de Aliens: O Resgate. O filme de Scott, com Noomi Rapace, Michael Fassbender, Katherine Waterston e Billy Crudup no elenco, estreia no dia 3 de agosto.
Blade Runner 2049
Outra ficção que marcou o início de carreira de Ridley Scott, ajudando a cimentar seu nome como um dos maiores diretores no gênero, ganhará continuação ano que vem. Trata-se de Blade Runner, que durante décadas flertou com a ideia de uma nova produção. Agora, pelas mãos do talentoso franco canadense Denis Villeneuve, e aval do próprio Scott, chega a tão esperada sequência. Bem, a coisa não seria tão aceitável se não fosse a presença do cineasta no comando. Harrison Ford reprisará seu icônico papel de Deckard, e o elenco de novos nomes tem Ryan Gosling, Jared Leto, Robin Wright, Mackenzie Davis, Ana de Armas e Dave Bautista. Vale lembrar que Scott e Villeneuve estão recém-saídos de ficções de sucesso, Perdido em Marte (2015) e A Chegada (2016) respectivamente. Se o nível for mantido… . A Sony traz o filme no dia 5 de outubro.
Star Wars: Episódio VIII
Não tem para ninguém. O filme mais esperado de 2017 é também um dos mais mantidos em segredo. O oitavo episódio da franquia mais adorada da história do cinema não poderia figurar em nenhuma outra posição que não fosse a primeira da lista. Continuando diretamente os eventos de O Despertar da Força (2015) – sem a interferência de Rogue One, derivado que terá lançamento este ano – seguiremos os passos de Rey (Daisy Ridley) por seus ensinamentos Jedi. Luke Skywalker (Mark Hamill) também será parte essencial da trama desta vez. Quem comanda é Rian Johnson (Looper). As adições no elenco ficam por conta de Benicio Del Toro e Laura Dern, em personagens ainda não revelados. Oscar Isaac, John Boyega, Carrie Fisher, Lupita Nyong´o, Domhnall Gleeson, Gwendoline Christie e Adam Driver também retornam. O novo Star Wars, da Disney, estreia no dia 14 de dezembro. Que a Força esteja com vocês.