Mais de uma década depois de seu início oficial no circuito audiovisual, ‘As Aventuras de Paddington’ está prestes a ganhar seu terceiro e aguardado capítulo – que já caiu no gosto da crítica e chega muito em breve aos cinemas nacionais. E nada melhor que relembrar os dois longas anteriores antes de voltarmos ao cinema.
Em 2014, Paul King desenvolveu, ao lado de Hamish McColl, um espetacular live-action inspirado nas histórias de Michael Bond. O resultado não poderia ter sido outro: o forte comprometimento de cada uma das engrenagens envolvidas no projeto culminou em uma aprovação quase máxima no Rotten Tomatoes, sendo elogiado por seu humor, pelas atuações e pela sólida direção.
A trama acompanha o um adorável ursinho que foi criado na floresta do Peru pelos tios Pastuzo e Luzy – até um terremoto separá-los. Depois da tragédia, o pequeno urso é enviado pela tia a Londres. Ele chega à estação de trem de Paddington, onde passa a procurar um explorador que visitou o Peru décadas atrás. Na estação de trem ele conhece a família Brown, que decide ajudá-lo a encontrar o tal explorador. Só que a vida em meio à civilização não é tão simples quanto parece.
Além de ter arrecadado fortes US$318,7 milhões ao redor do mundo, o filme conquistou duas indicações ao BAFTA Film Awards – e contou com um elenco estelar que incluiu Ben Whishaw, Hugh Bonneville, Sally Hawkins, Julie Walters, Jim Broadbent, Peter Capaldi e Nicole Kidman.
Para relembrar a obra, preparamos uma lista elencando algumas curiosidades de bastidores para você conferir.
Veja abaixo:
- Karen Jankel, filha do criador de Paddington, quase foi às lágrimas após a primeira exibição que viu. “Para mim, foi como dar vida ao urso que era tão real para mim. E acho que eles acertaram”, ela disse.
- O personagem titular é baseado em um ursinho de pelúcia solitário notado pelo autor Bond em uma prateleira de uma loja de Londres perto da estação Paddington na véspera de Natal de 1956. Bond o comprou para sua esposa e se inspirou para escrever uma história. O esboço do urso solitário na estação Paddington foi inspirado em antigos cinejornais que mostravam trens cheios de crianças evacuadas saindo de Londres durante a Segunda Guerra Mundial com etiquetas em volta do pescoço e seus pertences em pequenas malas.
- Originalmente, Bond estava nervoso com o projeto de transformar seu personagem em um filme de ação ao vivo. No entanto, ele ficou convencido depois de ver meio minuto de gravações.
- O agente de Kidman originalmente considerou rejeitar o papel de Millicent antes de passá-lo para a atriz. O agente mencionou casualmente a oferta, pensando que Kidman recusaria imediatamente. No entanto, para sua surpresa, ela foi recebida por uma reação entusiasmada de sua cliente, que estava ansiosa para aparecer no filme, já que era uma grande fã dos livros de Bond desde a infância.
- Hawkins e Bonneville improvisaram a maior parte das conversas entre seus personagens, Mary e Henry Brown.
- Durante a pré-produção, King assistiu a diversas exibições de filmes infantis para ver o que fazia as crianças da plateia rirem. Ele trouxe sua esposa para a maioria dessas exibições para não parecer “um solitário assustador”.
- King, Colin Firth foi substituído como a voz de Paddington porque, “aos poucos foi ficando claro que Paddington não tem a voz de um homem mais velho muito bonito, que tem a voz mais linda do planeta”. Eventualmente, o papel foi dado a Whishaw.
- Hawkins sofreu uma concussão durante uma filmagem noturna ao bater em um guindaste a caminho do set. Ela ficou com um grande corte na cabeça, coberto pelo chapéu. Mesmo ferida, ela continuou trabalhando e não consultou um médico até que a cena fosse encerrada.
- A icônica atriz Emma Thompson fez um polimento no roteiro, que não foi oficialmente creditado. Nos créditos finais do filme, porém, ela recebeu um agradecimento geral de toda a equipe.
- Fazer Paddington sorrir foi um desafio para a equipe de efeitos visuais. Adicionar um sorriso humano e um formato natural da boca do cano desafiou a aparência fotorreal que a tripulação almejava. Em vez disso, eles se concentraram em adicionar doçura ao seu olhar natural e expressão feliz em seus olhos.