terça-feira, abril 23, 2024

As melhores adaptações de Agatha Christie para o cinema e a televisão

Agatha Christie é considerada até hoje um dos maiores nomes da literatura mundial – e até mesmo sua história daria um ótimo drama detetivesco. Ao lado de Sir Arthur Conan Doyle, a romancista inglesa ganhou a alcunha quase pleonástica de Dama do Crime.

Não é por menos: dentre suas famosas obras, podemos citar ‘Assassinato no Expresso do Oriente’, recém-adaptada para as telonas por Kenneth Branagh, ‘Morte no Nilo’, que chegará aos cinemas no ano que vem, E Não Sobrou Nenhum’, cuja controversa trama nos assombra até hoje, e muitos outros.

Seu extenso legado é relembrado e emulado por diversos escritores contemporâneos que a enxergam como uma musa inspiradora, uma mulher que quebrou as barreiras sociais de sua época para se tornar um ícone do gênero de mistério e a mais bem-sucedida de todos os tempos. E talvez seja por essa razão que tantos realizadores da indústria do entretenimento enxerguem seus romances, contos e peças teatrais com esmero, encontrando um potencial audiovisual incrível e que merece ser levado para as outras mídias.

Desde a popularização do cinema e da televisão, Christie foi alvo de releituras cinematográficas e televisivas. Por isso, resolvemos separar uma breve lista das melhores adaptações da autora para esses meios.

Confira abaixo nossas escolhas e conte para nós qual o seu filme ou a sua série favoritas.

  1. OS CRIMES ABC (2018)

O romance policial ‘Os Crimes ABC’ tornou-se um dos mais famosos da Rainha do Crime após seu lançamento em 1936, mas não seria até o ano passado que a obra ganharia uma produção digna.

A minissérie da BBC One, dividida em apenas três episódios, imediatamente ganhou o apreço do público e fez um barulho considerável, trazendo nomes como John Malkovich no papel do icônico detetive Hercule Poirot, além de Rupert Grint, Andrew Buchan, Tara Fitzgerald e Shirley Henderson.

  1. MORTE NO NILO (1978)

Não deixe de assistir:

É redundante dizer que esta ou aquela obra de Christie é memorável o bastante para ser preservada até os dias de hoje – afinal, todas elas carregam consigo uma deliciosa preciosidade que as torna únicas. E é claro que isso não seria diferente com a primeira adaptação de ‘Morte no Nilo’, comandada por John Guillermin.

Apesar de se assemelhar com ‘Assassinato no Expresso do Oriente’, lançado quatro anos antes, a obra se sustenta mais pelo seu incrível elenco do que pelo extenso roteiro, que trouxe para as telonas Peter Ustinov como Poirot, além das lendárias Bette Davis, Mia Farrow, Maggie Smith e Angela Lansbury.

  1. QUEM VIU QUEM MATOU? (1961)

George Pollock fez um incrível trabalho ao adaptar o não tão conhecido ‘A Testemunha Ocular do Crime’ para as telonas em 1961. E, seguindo os passos de tantos autores que não se contentaram com as releituras de suas obras, Christie pode não ter se encantado com o filme, mas ele certamente caiu nas graças do público e da crítica.

Em ‘Quem Viu Quem Matou?’, Margaret Rutherford encarnou a velhinha mais fofa da literatura, Jane Marple, uma solteirona apaixonada por livros de mistério e crime. Em uma viagem de trem, ela se torna testemunha do estrangulamento de uma mulher, mas é desacreditada pela polícia e resolve desvendar o crime por conta própria.

  1. AGATHA CHRISTIE’S MARPLE (2004-2010)

A série britânica indicada ao Emmy foi um passo além do que esperávamos e trouxe para os fãs de Christie uma antologia incrível que durou seis temporadas. Cada episódio era focado em Jane Marple e suas habilidades detetivescas, encarnada por Geraldine McEwan nos três primeiros anos e por Julia McKenzie nos restantes.

Enquanto alguns episódios funcionaram como adaptações diretas dos mistérios de Ms. Marple, outras iterações resolviam explorar o legado da Rainha do Crime, criando, assim, uma espécie de universo compartilhado.

  1. AGATHA CHRISTIE’S POIROT (1989-2013)

Uma espécie de prequência para ‘Agatha Christie’s Marple’, a produção guiada pelo maior detetive do mundo, Hercule Poirot. Estendendo-se ao longo de treze temporadas e vinte e quatro anos de transmissão televisiva, as tramas eram adaptadas de contos ou romances assinados por Christie que traziam Poirot como a força-motriz da narrativa.

David Suchet deu vida ao personagem-titular e foi acompanhado de um elenco de ponta formado por nomes como Hugh Fraser, Philip Jackson, Pauline Moran, Zoë Wanamaker e Richard Hope.

  1. ASSASSINATO NO EXPRESSO DO ORIENTE (1974)

Antes de Branagh imprimir sua própria perspectiva do romance mais famoso de Agatha Christie, ‘Assassinato no Expresso do Oriente’ foi abraçado em 1974 pelas habilidosas mãos do diretor Sidney Lumet – mas isso não foi tudo: o imenso sucesso do filme não apenas foi indicado a seis categorias do Oscar, como também abriu portas para que a própria história fosse referenciada diversas vezes no cinema e na televisão contemporâneos.

A conhecida trama gira em torno de um homicídio de um conhecido magnata no trem-titular. Após o cruel ato a sangue-frio, Hercule Poirot (Albert Finney) decide que está na hora de sair de suas breves férias e resolver o mistério.

  1. E NÃO SOBROU NENHUM (2015)

Quando já pensávamos que as icônicas e pérfidas narrativas de Christie não poderiam ganhar novas adaptações, a BBC One decidiu dar sinal verde para uma produção que tinha tudo para dar errado – e, felizmente, acabou nos entregando uma das melhores minisséries da última década.

Baseado no romance ‘E Não Sobrou Nenhum’, o show homônimo gira em torno de dez pessoas desconhecidas entre si que são convidadas para visitar a Ilha do Soldado, localizada no meio do oceano. Entretanto, ao chegarem lá, percebem que nem tudo é o que parece ser: quando um dos estranhos morre envenenado, os outros percebem que foram atraídos para um perigoso e sádico jogo de caça e caçador que segue os infames versos de um sombrio poema.

  1. TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO (1957)

Indicado a sete categorias do Oscar e tendo faturado dezenas de prêmios depois de seu lançamento, não é surpresa que ‘Testemunha de Acusação’ esteja em primeiro lugar na nossa lista.

O filme, dirigido pelo lendário Billy Wilder, traz uma história um tanto quanto simples: um homem aparentemente dócil é acusado de assassinato e, para reafirmar ou refutar essas delações, sua esposa é chamada para o tribunal. Entretanto, ela acaba piorando a situação do marido e decide contratar um antigo advogado para defendê-lo no caso – isso é, até as coisas mudarem drasticamente de rumo.

O drama noir tornou-se um clássico e até hoje é considerado um dos melhores longas-metragens já produzidos, e não é por menos: além de trazer para as telonas uma trama inteligente e impecável da peça de teatro assinada por Christie, o elenco formado por Tyrone Power, Marlene Dietrich e Charles Laughton nos envolve do começo ao fim com atuações elegantes e que beiram a perfeição cênica.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS