As Melhores Animações de 2023

Estamos no fim de mais um ano – e, como você já poderia imaginar, damos continuidade às nossas listas especiais relembrando os melhores e piores títulos lançados nos últimos doze meses.

Dessa vez, convidamos os leitores a conferir nossas escolhas para as sete melhores animações de 2023, desde o recente lançamento de ‘A Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets’ à surpreendente originalidade de Nimona. Entretanto, não levamos em consideração títulos não lançados oficialmente em circuito nacional, como ‘The Boy and the Heron’, o último filme de Hayao Miyazaki para o Studio Ghibli.

Confira abaixo as nossas escolhas:

7. ELEMENTOS



Ninguém imaginaria que Elementos, cujas projeções indicavam para mais um triste fracasso crítico e financeiro da Pixar, se transformaria em uma das incursões animadas favoritas do público. Após um decepcionante começo em seu circuito nos cinemas, a produção se concretizou como uma singela e honesta narrativa que nos arremessou de volta para os primeiros anos do estúdio. A trama se passa em uma sociedade onde os quatro elementos da natureza – ar, terra, fogo e ar – vivem em harmonia. Ember (fogo) é uma mulher com um grande senso de humor e apaixonada pela família, mas tem um temperamento um pouco quente. Wade (água) é empático e extrovertido, e não tem medo de demonstrar suas emoções. Eles vão se apaixonar e viver um romance complicado.

6. LEO

“Despretensioso, ‘Leo’ é um filme que te pega de surpresa e de repente desperta emoções com as quais você não estava preparado para lidar ao sentar para assistir a um longa de animação que tem uma tartaruga e um camaleão como protagonistas. Numa vibe meio ‘Divertida Mente’, o roteiro de Robert SmigelAdam Sandler e Paul Sado joga luz sobre as angústias dos pré-adolescentes em uma sociedade que não os ouve e que lhes cobra comportamentos e posturas, forçando-os a esconderem seus medos” – Janda Montenegro

5. SUPER MARIO BROS. – O FILME

“Partindo de uma premissa simples, familiar e bastante funcional, a ideia por trás da obra não é reinventar a roda, e sim construir um território nostálgico o suficiente para angariar os fãs de longa data dos games, mas sucinto o bastante para que a nova geração, talvez alheia às múltiplas histórias envolvendo Mario e sua turma, possa se apaixonar da mesma maneira que nos apaixonamos no passado. Entretanto, é preciso comentar sobre o atropelado ato de abertura, que se apressa demais em apresentar muitas informações e se torna cansativo depois de alguns minutos; não obstante os deslizes iniciais, o roteiro de Matthew Fogel engata assim que percebemos em que direção o enredo seguirá, nos deixando animados com os capítulos subsequentes e de que forma o final feliz virá para os heróis” – Thiago Nolla

4. AS TARTARUGAS NINJA: CAOS MUTANTE

“Marcando um novo início para o universo das Tartarugas favoritas da Cultura Pop, o filme é apenas o pontapé inicial em um projeto de franquia que já conta com uma sequência e uma série animada derivada com pelo menos duas temporadas confirmadas para os próximos anos. E isso costuma ser um bom sinal, porque mostra que o estúdio está confiante no bom desempenho do longa. E nesse caso, em especial, é completamente justificável, porque o filme é simplesmente fantástico” – Pedro Sobreiro

3. A FUGA DAS GALINHAS: A AMEAÇA DOS NUGGETS

“É [a] delicadeza presente em ‘A Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets’ que nos conquista. Diante da perfeição estética dos efeitos visuais associados ao stop motion, há também uma bela e doce história sobre pertencimento e o sentimento de construir uma comunidade sem medo do mundo exterior. Aqui, muito mais do que uma operação resgate, a animação é de fato um conto sobre família, mutualidade e união. Com um pano de fundo mais sombrio do que se esperaria de um filme infantil, o longa consegue cruzar suas próprias limitações – além do fantasma do sucesso do original -, para proporcionar um entretenimento divertido e prático, onde o clímax é convidativo, o humor funciona e a estética nos hipnotiza” – Rafaela Gomes

2. NIMONA

Baseado na graphic novel de mesmo nome, Nimona marcou o último projeto da icônica produtora BlueSky Animation e chegou ao catálogo da Netflix há alguns meses. Dirigido por Nick Bruno e Troy Quane, a animação traz vários elementos clássicos do gênero de ação e contou com ninguém menos que Chloë Grace MoretzRiz Ahmed e Eugene Lee Yang como os protagonistas. O enredo acompanha Nimona, uma adolescente com o poder da metamorfose que vira alvo de um cavaleiro por assassinato. A missão do cavaleiro em matar Nimona fica complicada quando ele acusado de um crime e descobre que Nimona pode ser a única a conseguir exonerá-lo.

1. HOMEM-ARANHA: ATRAVÉS DO ARANHAVERSO

Sem sombra de dúvida, nenhuma outra produção poderia ocupar o topo do nosso pódio além da antecipadíssima sequência ‘Homem-Aranha: Através do Aranhaverso’. Cogitada para levar o Oscar de Melhor Animação na próxima edição do evento (repetindo o feito com o título de 2018), a trama traz Miles Morales de volta às telonas da melhor maneira possível. Depois de se reunir com Gwen Stacy, o amigão da vizinhança e protetor em tempo integral do Brooklyn é catapultado através do Multiverso, onde ele encontra um time de Pessoas-Aranha que precisam proteger a própria existência. Quando os heróis não conseguem se unir para lidar com uma nova ameaça, Miles se vê dividido e precisa redefinir o que significa ser um herói para que ele consiga salvar as pessoas que mais ama.

author avatar
Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.
Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS