O ano está terminando e, como é de costume aqui no CinePOP, continuamos a relembrar os melhores e piores lançamentos dos últimos doze meses.
No cenário cinematográfico, diversos títulos nos chamaram a atenção, fosse pelas boas histórias ou pelas incríveis performances de elencos estelares. E, em meio a tantos elementos a serem analisados, diversas canções fisgaram a nossa atenção, caindo no gosto da crítica e do público.
Pensando nisso, preparamos uma breve lista elencando as cinco melhores canções originais em filmes lançadas oficialmente no circuito mundial em 2025.
Veja abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual foi a sua favorita – ou qual deixamos de fora:
5. “THE GIRL IN THE BUBBLE”, Ariana Grande
Filme: Wicked: Parte II
Após o fenômeno sem precedentes de ‘Wicked’, a segunda parte da adaptação do aclamado e premiado musical da Broadway ganhou seu capítulo de encerramento nos cinemas – trazendo Cynthia Erivo e Ariana Grande de volta como Elphaba e Glinda e suas respectivas jornadas no ardiloso reino de Oz. Ainda que tenha dividido a crítica e o público, é inegável dizer que a trilha sonora encantou os ouvintes ao redor do mundo – em especial a faixa original “The Girl in the Bubble”.
Funcionando como momento-chave para o arco de Glinda, a faixa assinada por Stephen Schwartz (compositor da peça original) é uma fabulesca e dramática tour-de-force que se estende por breves três minutos e quarenta segundos e que representa o momento em que a personagem mergulha em uma conscientização notável. Contando com um ótimo arranjo instrumental, o destaque vai para a performance de Grande, cujos vocais cristalinos e quase teatrais nos comovem e nos envolvem logo de cara.
4. “LAST TIME (I SEEN THE SUN)”, Alice Smith, Miles Caton
Filme: Pecadores
Em meio aos inúmeros temas explorados por ‘Pecadores’, longa mais recente de Ryan Coogler, há uma predileção inescapável do realizador em garantir que a música seja personagem ativo na construção narrativa e na maneira como os personagens se desenrolam dentro de seus próprios arcos. E, em meio a tantas canções impecáveis, “Last Time (I Seen The Sun)” é uma das que mais se destaca.
A faixa é assinada por Alice Smith e Miles Caton e, assim como boa parte da trilha sonora, parte de um princípio de atemporalidade que une passado e presente sob uma mesma ótica. Discorrendo sobre temas como liberdade, redenção e perdão, a faixa é uma balada country que se inicia com as doces notas do violão e a química vocal entre os dois cantores, antes de verter-se para um apoteótico rock que domina nossos ouvidos.
3. “SALT THEN SOUR THEN SWEET”, Sara Bareilles feat. Brandi Carlile
Filme: Embaixo da Luz Neon
Sara Bareilles lançou uma das melhores baladas do ano com a poderosa “Salt Then Sour Then Sweet”, faixa que melhor traduz o poderoso e dramático mote do documentário ‘Embaixo da Luz Neon’. Aliando-se à sempre incrível Brandi Carlile, que recentemente colaborou com Elton John em outra aclamada produção, a música é uma mistura de rock-pop e soft-rock que fala sobre o amor como força incondicional e inescapável que nos arrebata desde as primeiras notas da guitarra e do baixo.
O documentário, que chegou ao catálogo da Apple TV em novembro deste ano, foi dirigido por Ryan White e acompanhou a poeta e ativista Andrea Gibson que, ao lado da esposa Megan Falley, navega pela efemeridade da vida e a inexorável permanência da memória e da saudade após seu diagnóstico de câncer terminal de ovário.
2. “CHAINS OF LOVE”, Charli XCX
Filme: O Morro dos Ventos Uivantes
Ainda que a nova adaptação do clássico romance ‘O Morro dos Ventos Uivantes’, de Emily Brontë, chegue aos cinemas apenas no ano que vem, já tivemos alguns vislumbres do que a aclamada realizador Emerald Fennell nos preparou para essa ambiciosa versão. Além do trailer, fomos presenteados com o primeiro vislumbre musical da atração, comandada por ninguém menos que a vencedora do Grammy Charli XCX.
Em novembro deste ano, a musicista nos apresentou a dois vislumbres da trilha sonora – “House” e “Chains of Love”. Esta em pouco tempo tornou-se um dos melhores lançamentos do ano por cultivar uma atmosfera potente e derradeira para a história de amor entre Catherine e Heathcliff, mantendo-se fiel à identidade experimental e inovadora que explorou em seus outros álbuns de estúdio à medida que abriu espaço para uma remodelação do chamber-pop e da música eletrônica.
1. “I LIED TO YOU”, Miles Caton
Filme: Pecadores
2025 foi um ótimo ano para o terror, tendo ‘Pecadores’ como carro-chefe do gênero. O longa de vampiros foi comandado pelas hábeis mãos de Ryan Coogler, apresentando uma perspectiva nova e profunda das clássicas histórias envolvendo tais criaturas e usando a música como força-motriz de uma densa narrativa que explorou raça, cultura e colonialismo de uma maneira inesperada.
É claro que tamanha produção viria acompanhada com uma trilha sonora sensacional, cujo mote é traduzido pela irretocável faixa “I Lied To You”. Performada pelo cantor de jazz e blues Miles Catton, que inclusive integra o elenco protagonista, a faixa atravessa o tempo e o espaço ao misturar a notoriedade clássica do blues e do country a um anacronismo proposital que traz elementos do hip hop, do rap, do afrobeats e da música eletrônica em uma expressiva e pomposa construção.