2023 foi um grande ano para a música – não apenas restrita ao circuito fonográfico, mas às incursões que inúmeros artistas de grande calibre promoveram em produções cinematográficas.
Tivemos, por exemplo, o vibrante compilado original do filme ‘Barbie’, que contou com a presença de nomes como Dua Lipa, Billie Eilish e Nicki Minaj, além da escalação de Olivia Rodrigo para a track inédita de ‘Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes’.
Pensando nisso, preparamos uma breve lista elencando as melhores músicas originais em filmes lançados este ano para você conferir abaixo.
Veja e conte para nós qual foi a sua favorita:
“DANCE THE NIGHT”, Dua Lipa
Filme: Barbie
“Dance The Night” é exatamente o que esperávamos de uma canção para o filme ‘Barbie’: uma dançante e bem demarcada construção que preza pelo hedonismo e pelo prazer da diversão. Não é surpresa que os primeiros toques, pincelados com um sintetizador ecoante e infundido com um orquestral disco, já nos levem automaticamente para o que a noite reserva, delineando uma pista de dança em que a única coisa que importa é deixar os problemas para trás e se perder nos holofotes. Com referências a Donna Summer, Gloria Gaynor e Diana Ross, Dua Lipa se perde no tempo e no espaço, em que o glitter e a emoção são regentes.
“CAN’T CATCH ME NOW”, Olivia Rodrigo
Filme: Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes
Olivia Rodrigo vem se consagrando como uma das maiores vozes da nova geração, apresentando uma nova camada do cenário mainstream música após música. Uma das qualidades mais chamativas da performer é sua capacidade de transformar experiências íntimas em reflexões universais – como foi o caso de “Can’t Catch Me Now”, uma irretocável balada folk que escreveu para ‘Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes’ em uma declamação de empoderamento e de liberdade.
“NOTHING YOU CAN TAKE FROM ME”, Rachel Zegler
Filme: Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes
‘Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes’ se consagrou como um marco da cultura mundial este ano – principalmente por reavivar uma das melhores franquias cinematográficas do século. E, considerando que Rachel Zegler foi escalada como a protagonista Lucy Gray Baird, era apenas natural que ela emprestasse suas incríveis habilidades vocais ao longa-metragem. Foi assim que surgiu a ótima “Nothing You Can Take From Me”, uma mistura de blues e country que casa perfeitamente com o tom do filme e que arrebatou audiências ao redor do mundo com uma poderosa mensagem.
“HOLD ON TIGHT”, aespa
Filme: Tetris
O filme ‘Tetris’ estreou em março deste ano na Apple TV+ e, além da instigante história, veio acompanhado de uma trilha sonora impecável – incluindo a faixa original “Hold on Tight”, do grupo sul-coreano aespa. A faixa explode no melhor do synth-pop dos anos 1980, pincelada com tons que fazem parte do próprio jogo. O resultado é simplesmente espetacular, com todos os elementos que esperaríamos desse grupo e uma infusão dançante e impactante que precisa estar na sua playlist.
“WHAT WAS I MADE FOR?”, Billie Eilish
Filme: Barbie
Quando Billie Eilish foi anunciada como uma das artistas do compilado de músicas originais que integrariam o filme ‘Barbie’, já sabíamos que a múltipla vencedora do Grammy traria mais uma potente balada à sua discografia. O resultado emergiu com a tocante e emotiva “What Was I Made For?”, uma faixa que carrega inúmeras referências a reflexões sobre o próprio eu e sobre as crises de identidade que temos ao longa da vida – possivelmente lhe garantindo mais uma indicação ao Oscar e, quiçá, sua segunda estatueta da premiação.