O Universo Cinemático Marvel continua em constante expansão – e, apenas neste mês, daremos início à sexta fase desse panteão super-heroico com o lançamento de ‘Quarteto Fantástico: Primeiros Passos’.
E o término da Fase 5, que foi marcada por altos e baixos e refletiu a fadiga artística dentro desse cenário do entretenimento, veio neste último dia 1 de julho com a exibição dos três últimos episódios de ‘Coração de Ferro’, que reintroduziu Dominique Thorne como Riri Williams e finalmente abriu portas para a tão aguardada primeira aparição de Mefisto (Sacha Baron Cohen).
Enquanto esperamos o início do próximo capítulo do MCU, é sempre interessante revisitar as produções lançadas tanto nos cinemas quanto no streaming. Pensando nisso, preparamos uma breve lista elencando as cinco melhores produções da Fase 5 do universo cinemático.
Veja abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual foi a sua favorita:
5. CORAÇÃO DE FERRO (2025)

Apesar do review-bombing promovido por grupos tradicionalistas e contra qualquer tipo de representatividade no cenário do entretenimento, ‘Coração de Ferro’ surpreendeu a todos não apenas pela sólida narrativa, como por um ótimo elenco que trouxe nomes como Dominique Thorne, Anthony Ramos, Lyric Ross e muito mais às telinhas. Apostando fichas no explosivo cenário urbano de Chicago e focando em uma narrativa simples, funcional e mais leve do que o esperado, a minissérie funcionou em quase sua completude e merece um espaço na nossa lista.
A trama acompanha Riri Williams, uma jovem supergênia que fez sua estreia no MCU em ‘Pantera Negra: Wakanda para Sempre’. Após ser expulsa do MIT, ela retorna para sua cidade natal para dar continudiade a seus projetos e focar na construção de uma armadura extremamente tecnológica. Marcada pela trágica morte do padrasto e da melhor amiga, Natalie, Riri se vê em um beco sem saída até cruzar caminho com Capuz, um homem misterioso que lhe apresenta a junção entre magia e ciência – abrindo possibilidades únicas e arremessando-a para um mundo de perigos inimagináveis.
4. DEADPOOL E WOLVERINE (2024)

Quando a 20th Century Fox foi comprada pela Walt Disney Studios, os fãs da Marvel ficaram preocupados com as produções para maiores de idade, visto que a classificação indicativa da Casa Mouse costuma ser mais branda do que o esperado. Porém, a franquia do icônico Mercenário Tagarela permaneceu intocada pela Disney e o terceiro capítulo da saga, ‘Deadpool & Wolverine’, sagrou-se o mais divertido até agora e contou com uma química exemplar de Ryan Reynolds e Hugh Jackman como os protagonistas titulares.
Na trama, Wade Wilson/Deadpool desfruta de um momento de aparente calma ao lado de Vanessa (Morena Baccarin) e seus amigos e, em contra partida, Wolverine se recupera de seus ferimentos. Após seus caminhos se cruzarem, eles dão início a uma improvável aliança e, juntos, devem enfrentam um inimigo formidável, desencadeando uma jornada repleta de ação, humor e reviravoltas surpreendentes.
3. AGATHA DESDE SEMPRE (2024)

Após algumas produções controversas, a Marvel finalmente voltou aos eixos com o lançamento de ‘Agatha Desde Sempre’, que se configurou como um enorme acerto do MCU e emergiu como uma das melhores produções em live-action desse expansivo panteão. Para além de performances memoráveis de nomes como Kathryn Hahn, Aubrey Plaza, Joe Locke e Patti LuPone, e um compromisso com a qualidade, é perceptível como a showrunner Jac Schaeffer manejou trazer as produções de quadrinhos ao nível de que sentíamos falta.
Na trama, Hahn interpreta a icônica Agatha Harkness, que fez sua estreia em ‘WandaVision’ e tornou-se uma das personagens favoritas do público em tempo recorde. Agatha, agora sem poderes e presa em uma fantasia criada por Wanda Maximoff, é libertada por um jovem misterioso e embarca com ele em uma jornada pelo Caminho das Bruxas, um local mágico onde ela busca recuperar seus poderes – custe o que custar.
2. THUNDERBOLTS* (2025)

Estrelado por Florence Pugh, David Harbour, Sebastian Stan, Lewis Pullman, Julia Louis-Dreyfus e outros, ‘Thunderbolts*’ acompanha a equipe de anti-heróis titular – apresentando os personagens mais desajustados do MCU. Presos em uma armadilha mortal, esse grupo nada convencional embarca em uma missão perigosa que os força a confrontar os cantos mais sombrios de suas vidas – e que os coloca frente a frente com um inimigo mortal.
Após o frustrante ‘Capitão América: Admirável Mundo Novo’, o filme marcou um bom retorno à forma da Marvel Studios, apoiando-se no talento nato de um elenco de peso e de um time por trás das câmeras que tem plena ciência do que está fazendo. Funcionando por si só e abrindo espaço para explorações muito interessante, o longa-metragem apostou fichas em temas importantes como perda, luto e depressão, oferecendo um retrato mais profundo do que imaginávamos para os espectadores.
1. GUARDIÕES DA GALÁXIA VOL. 3 (2023)

Em ‘Guardiões da Galáxia Vol. 3′, o amado grupo de desajustados busca se estabelecer no planeta conhecido como Lugar Nenhum, mas não demora muito para que suas vidas sejam reviradas pelos ecos do passado turbulento de Rocket (Bradley Cooper). Ainda se recuperando da perda de Gamora (Zoe Saldaña), após os acontecimentos de ‘Vingadores: Guerra Infinita’, Peter Quill (Chris Pratt) reúne sua equipe mais uma vez para defender o universo e um dos seus. Mas esta missão pode significar o fim dos Guardiões como conhecemos caso não saia como o planejado.
O encerramento da icônica trilogia assinada por James Gunn não poderia ter vindo em melhor hora e, por mais que não atinja o altíssimo nível de qualidade dos capítulos anteriores, destaca-se em meio ao MCU por sua originalidade e sua competência técnica – trazendo incursões emocionantes e ressonantes que reiteram os nossos adorados personagens como alguns dos melhores desse panteão.
