sábado, janeiro 10, 2026

As Minisséries com Grandes Astros de Hollywood que quase NINGUÉM notou…

DestaqueAs Minisséries com Grandes Astros de Hollywood que quase NINGUÉM notou...

Para toda série extremamente popular, precisa existir também aquela que quase ninguém notou e menos pessoas ainda viram. Esses são aqueles tipos de programa os quais é necessário que muitas pessoas recomendem e jurem de pés juntos que é bom. Porque são programas que a maioria nunca ouviu falar. E se eu disser que muitas vezes, nem mesmo um elenco de peso estrelando adianta para a sua fama. Em anos recentes, minisséries como ‘O Gambito da Rainha’, ‘Missa da Meia Noite’, ‘Mare of Easttown’, ‘Adolescência’, ‘A Oferta’, ‘Pinguim’ e as novíssimas ‘O Monstro e Mim’ e ‘Spartacus – House of Ashur’ se tornaram incrivelmente populares, com o grande público falando delas até não poder mais. Esse fenômeno é simplesmente inexplicável.

Pode-se dizer que tem a ver com a qualidade, apesar de que: gosto é relativo. Podemos dizer que envolve comoção coletiva. Algo, quem sabe, mais vendável e palatável para o maior número de pessoas. Por outro lado, uma minissérie sobre uma jogadora de xadrez não é a coisa mais empolgante do mundo, mesmo assim dominou a cultura popular durante a pandemia. E por aí vai. É difícil de entender, mas o resultado é mais fácil de ser lido. Ou seja, injustiça ou não, algo sempre fará sucesso e outra coisa não. Assim, nessa nova matéria, separamos para você as minisséries que tinham tudo para ser badaladas, graças ao seu elenco de peso, mas que terminaram longe dos holofotes por não terem sido “abraçadas” pelo grande público como deveriam. Confira.



O Simpatizante

Robert Downey Jr. não é apenas um dos astros mais populares de Hollywood, graças ao seu papel como Homem de Ferro, o qual interpreta desde 2008, mas é também um ator vencedor do Oscar (‘Oppenheimer’) e com uma longa carreira que data desde a década de 1980. Porém, nada disso ajudou para chamar atenção quando Downey decidiu dar tudo de si interpretando não um, não dois, não três, mas quatro personagens distintos na minissérie ‘O Simpatizante’, projeto pensado e realizado pelo sul-coreano Park Chan-wook (‘Oldboy’ e ‘A Criada’). A obra é uma revisão nos bastidores da Guerra do Vietnã. Você já tinha ouvido falar?

Gaslit

Os vencedores do Oscar Julia Roberts e Sean Penn são amigos na vida real e recentemente participaram juntos do programa ‘Actors on Actors’, promovido pela revista Variety, uma das mais respeitadas no meio. O foco eram suas atuações em filmes como ‘Depois da Caçada’ e ‘Uma Batalha Após a Outra’, que podem lhes render prêmios nesta temporada. Voltando alguns anos no passado, a dupla atuava pela primeira e única vez juntos em ‘Gaslit’, uma visão arrojada nos bastidores do escândalo de Watergate durante a década de 1970, que derrubou o presidente americano Nixon. Penn interpreta o procurador-geral do governo Nixon, John Mitchell, debaixo de muita maquiagem, e Roberts vive sua esposa Martha. Mas quase ninguém viu. O motivo? Ninguém tem o streaming da Starz, nem mesmo nos EUA.

Entre Estranhos

Entre Estranhos’ é a prova que nem mesmo um dos maiores jovens astros da atualidade em um programa de um dos streamings mais elogiados por sua qualidade, é sinal de sucesso e popularidade. Afinal, você conhece alguém que assistiu a ‘Entre Estranhos’? O lançamento foi da AppleTV+, que tem no currículo sucessos como ‘Ted Lasso’, ‘Ruptura’ e ‘Silo’, protagonizado por Tom Holland, o Homem-Aranha em pessoa. Completando o elenco principal, a indicada ao Oscar Amanda Seyfried. Esta foi uma tentativa de Holland demonstrar seu talento dramático, interpretando um jovem perturbado psicologicamente, preso após cometer um crime hediondo. O grande público, no entanto, deu de ombros.

A Inglesa

A próxima da lista é Emily Blunt, atriz indicada ao Oscar por ‘Oppenheimer’ e que é um dos maiores nomes de Hollywood na atualidade. A jovem Blunt coleciona sucessos como a franquia ‘Um Lugar Silencioso’, ‘O Diabo Veste Prada’, ‘O Dublê’, e recentemente foi vista no drama ‘The Smashing Machine’. Ano que vem ela estará na nova superprodução de Steven Spielberg e na continuação ‘O Diabo Veste Prada 2’. Certamente Blunt terá uma estatueta do Oscar em seu currículo antes de sua carreira chegar ao fim. Mas nada disso adiantou na hora que a estrela decidiu protagonizar sua primeira minissérie, com ‘A Inglesa’. Nem mesmo o fato de ser uma produção da Amazon Studios, um dos streamings mais populares da atualidade. O mesmo não pode ser dito deste programa do gênero faroeste, sobre a vingança de uma mulher.

The Girl from Plainville

Nos anos 2000, a então pequena Dakota Fanning era a atriz mirim mais talentosa da época. Alguns anos depois, e fomos apresentados para sua irmã mais nova, Elle Fanning. Hoje, as duas são adultas, mas é Elle quem se tornou a representante mais famosa da família Fanning em Hollywood. Não temos dúvida que em breve ela receberá sua indicação ao Oscar. Recentemente ela foi vista no subestimado ‘Predador: Terras Selvagens’. Elle já estrelou na TV também, em duas séries. A mais famosa é ‘The Great’, no qual interpreta a Imperatriz da Rússia, Catharina – a grande – regente entre 1729 e 1796; e durou três temporadas. Por outro lado, ‘The Girl from Plainville‘, sua minissérie baseada em uma história real sobre um crime na era online, não gerou a comoção do público esperada. No programa ela interpreta Michelle Carter, uma jovem que acaba influenciando o namorado a cometer suicídio em 2014. O caso chocou os EUA.

Recomeço

Agora falaremos sobre a vencedora do Oscar Zoe Saldana. Como todos sabem, Saldana se juntou à seleta lista dos vencedores do Oscar este ano, por sua ótima performance no polêmico ‘Emilia Pérez’. Mas Saldana também é a atriz que esteve nos filmes mais rentáveis de todos os tempos no cinema. Isso porque ela é parte do universo de ‘Avatar’, criado por James Cameron, que chega ao seu terceiro filme este ano – em um desempenho de captura de movimento no papel de Neytiri. Mas não apenas isso, ela também é parte do MCU, os filmes Marvel, extremamente rentáveis, no papel da durona Gamora – estrela dos três filmes de ‘Guardiões da Galáxia’ e dos dois últimos ‘Vingadores’. Uma atriz tão famosa chamaria atenção em sua própria série, certo? Bem, em partes. Quando o assunto é ‘Operação Lioness’ sim. Mas em sua minissérie da Netflix, ‘Recomeço’, sobre uma mulher recomeçando sua vida na Itália e descobrindo o amor por lá, Saldana quase não foi notada – e o programa idem.

O Regime

O que falar de Kate Winslet? Outra vencedora do Oscar (‘O Leitor’), a atriz britânica já havia encantado o mundo no fim dos anos 90 ao lado de Leonardo DiCaprio no fenômeno ‘Titanic’ – do mesmo James Cameron. De lá para cá, Winslet se consolidou como uma das melhores intérpretes de sua geração, entregando um trabalho sólido atrás do outro. Além de seu desempenho vencedor do Oscar, a atriz coleciona outras seis indicações ao maior prêmio do cinema em sua carreira. E atualmente também faz parte da franquia ‘Avatar’, em um papel secundário. Até mesmo quando se aventurou na telinha, Winslet chamou atenção em ‘Mare of Easttown’, parceria com a HBO Max. Porém, em sua mais recente parceria com a mesma empresa, o resultado não foi tão memorável assim. A crítica política ‘O Regime’ foi visto por poucos, ao contrário de sua minissérie anterior.

A Mulher no Lago

Aqui tínhamos uma receita de sucesso que não tinha como dar errado. Mas deu. Uma obra baseada em um livro best-seller de uma autora prestigiada. Dois paradigmas sociais distintos, abordados em uma narrativa feminina, sobre a vida de duas mulheres bem diferentes na década de 1960, vivendo na mesma cidade. Uma esposa branca e judia com sonhos de se tornar jornalista. E uma mulher negra, mãe, que trabalha fora em um subemprego na cidade. Fora isso, temos não uma, mas duas vencedoras do Oscar no elenco. Natalie Portman é o nome chamariz aqui, em sua primeira série da carreira. Mas ainda temos Mikey Madison, vencedora do último Oscar, em um papel secundário. Mesmo com todos estes atrativos, a minissérie da Apple mal foi notada. Você conhecia?

A Serpente de Essex

No primeiro item da lista falamos sobre Robert Downey Jr., o maior às da Marvel. Aqui, temos um que poderíamos pôr no top 5 das maiores pratas do MCU. Falamos do Loki em pessoa, Tom Hiddleston. Assim como Downey Jr., a performance de Hiddleston para um personagem considerado secundário, o colocou no primeiro time da casa. Mas nem tudo que o ator participa vira ouro. Isso porque o público parece gostar de vê-lo apenas como Loki. A série do vilão da trapaça se tornou um sucesso de audiência na Disney+, mas a Apple não conseguiu pegar essa casquinha e converter para a sua plataforma na minissérie ‘A Serpente de Essex’. Na trama, Hiddleston vive um pastor se apaixonando por uma viúva, vivida por Claire Danes, na Londres de 1893. Você conhecia?

Extrapolations

Quantos vencedores e indicados ao Oscar você consegue contar nessa minissérie? Vou dar uma ajuda. Que tal sete? Sim, porque nessa antologia que fala sobre o futuro da raça humana e de nosso planeta através das mudanças climáticas versus a tecnologia – temos desfilando em tela nada menos que gente do quilate de Meryl Streep, Marion Cotillard, Edward Norton, Diane Lane, Forest Whitaker, Judd Hirsch e Peter Riegert. Ah, mas ainda sobra espaço para artistas populares do nível de Sienna Miller, Kit Harrington, Tahar Rahim, Gemma Chan e Eiza González. Cada episódio se passa em um ano diferente no futuro, variando de 2037 até 2070, onde vemos a degradação de nosso planeta. Apesar do elenco estelar e do tema importantíssimo, muito menos pessoas prestaram atenção do que deveriam.

author avatar
Pablo R. Bazarello
Crítico, cinéfilo dos anos 80, membro da ACCRJ, natural do Rio de Janeiro. Apaixonado por cinema e tudo relacionado aos anos 80 e 90. Cinema é a maior diversão. A arte é o que faz a vida valer a pena. 15 anos na estrada do CinePOP e contando...
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS