Após toda a polêmica envolvendo o envio de cartas em apoio ao ator Danny Masterson (‘The Ranch’) – que foi sentenciado a 30 anos de prisão por abuso sexual –, Ashton Kutcher e Mila Kunis continuam lidando com as consequências de suas ações.
De acordo com o Time, o casal foi afastado de seu papel na Thorn, uma organização anti-abuso sexual infantil que Kutcher havia fundado ao lado de sua ex-esposa, Demi Moore, em 2009.
“Hoje nós anunciamos que o Ashton Kutcher, nosso cofundador, irá resignar de seu papel na diretoria da Thorn. Essa decisão foi tomada em consequência dos eventos recentes para assegurar o foco em nossa missão: construir tecnologia para defender crianças de abuso sexual,” declarou o site oficial da organização.
O site também publicou um comunicado do próprio ator: “Após ter passado diversos dias ouvindo, refletindo, aprendendo e conversando com sobreviventes, trabalhadores e líderes na Thorn, eu decidi que o mais responsável seria resignar minha posição na diretoria. Não posso deixar meu erro de julgamento se tornar uma distração dos nossos esforços e das crianças que ajudamos.”
Anteriormente, o casal já havia pedido desculpas em relação às cartas. No vídeo, eles explicaram que escreveram as cartas à pedido da família de Masterson com base em anos de convivência, e que, de forma alguma, desconsideram as vítimas ou as ações dele.
Sobre as cartas, Kutcher declarou: “Estamos cientes da dor causada pelas nossas cartas em apoio ao Danny Masterson. Há alguns meses, a família no Danny nos pediu para escrevermos essas cartas sobre a pessoa que nós conhecíamos por 24 anos, para que o juiz levasse tudo isso em consideração [ao dar sua sentença].”
“Nós apoiamos vítimas. Historicamente, fazemos isso em nosso trabalho e continuaremos a fazê-lo no futuro. […] Não escrevemos as cartas para questionar a legitimidade do sistema de justiça ou a validade da decisão do júri,” completa Kunis.
— Mila (@MilaKunisv) September 9, 2023
Confira abaixo trechos das cartas:
“Apesar de estarmos cientes que ele foi julgado culpado em duas instâncias de estupro e que as vítimas têm um forte desejo de vingança, eu espero que meu testemunho de seu caráter seja levado em consideração na sentença. Não acredito que ele represente um perigo para a sociedade e fazer com que sua filha cresça sem uma presença paterna seria uma grande injustiça,” declarou Kutcher.
Sua esposa, Kunis, ainda acrescentou: “Atesto de todo o coração o caráter excepcional de Danny Masterson e a tremenda influência positiva que ele teve sobre mim e as pessoas ao seu redor. Sua dedicação em levar uma vida livre de drogas e o cuidado genuíno que ele dedica aos outros fazem dele um excelente modelo e amigo.”
Vale lembrar que Masterson havia sido acusado pelo estupro de três mulheres em 2020, em diferentes casos de abuso sexual que aconteceram entre 2001 e 2003. Em 2021, o ator havia se declarado inocente de todas as acusações.
Apesar de ter sido condenado em apenas duas acusações, o ator ainda havia sido julgado em uma terceira instância, mas o júri chegou a um impasse – o que inviabilizou um veredito.
Os incidentes ocorreram na casa do ator. Dois outros casos contra Masterson envolvendo abuso sexual não foram processados, um por falta de evidências e o outro com base no prazo de prescrição do crime alegado.
Vale lembrar que o ator foi demitido da série ‘The Ranch‘, da Netflix, após as acusações de abuso sexual, e seu personagem foi morto off-screen em um estranho acidente de moto.
Sobre sua demissão, Masterson declarou: “Estou decepcionado com a decisão da Netflix. Desde o primeiro dia, eu neguei todas as acusações ao meu respeito. Eu nunca foi processado por um crime, muito menos condenado por um. Nesse país, somos inocentes até se que prove o contrário. No entanto, a situação atual parece que você é culpado desde o momento que é acusado.”