domingo, dezembro 28, 2025

Assista ao anúncio dos Indicados ao Oscar de 2024 AO VIVO

MatériasAssista ao anúncio dos Indicados ao Oscar de 2024 AO VIVO

Assista ao anúncio dos Indicados ao Oscar 2024:

Os filmes que devem ter destaque:

Oppenheimer



Mesmo antes de ser lançado, todos já anunciavam com gosto que a biografia do criador da bomba atômica seria um dos grandes concorrentes ao Oscar 2024. Também pudera, na direção temos um dos grandes pilares da Hollywood atual – Christopher Nolan – um dos poucos cineastas a conseguir mesclar o melhor dos dois mundos: ou seja, cinema autoral de qualidade com a potência do cinema-entretenimento-evento. ‘Oppenheimer’ foi um dos maiores sucessos de 2023, e deve ser indicado para melhor filme, melhor direção (Nolan), melhor ator (Cillian Murphy), melhor ator coadjuvante (Robert Downey Jr.), melhor roteiro adaptado, melhor figurino, melhor fotografia (é claro) e outros prêmios técnicos como edição, efeitos visuais, trilha sonora e som. Ah sim, o filme poderá ser lembrado também para não uma, mas duas atrizes coadjuvantes – com Emily Blunt e Florence Pugh.

Assassinos da Lua das Flores

Esse é outro que é batata! Martin Scorsese é considerado o melhor diretor de cinema ainda em atividade e qualquer novo projeto seu é garantido de ser abraçado pelos votantes da Academia. Ainda mais um que traga seus dois maiores colaboradores (Leonardo DiCaprio e Robert De Niro) juntos pela primeira vez em cena em um filme seu. Fora isso, o tema do massacre a uma tribo indígena pela ganância de empresários brancos é mais atual do nunca. O longa da Paramount e Apple TV+ deve ser indicado para melhor filme, diretor (Scorsese), ator (DiCaprio), atriz (Lily Gladstone), ator coadjuvante (De Niro), roteiro adaptado, direção de arte, figurino, fotografia, edição e trilha sonora.

Maestro

Por falar em trilha sonora, essa produção da Netflix tem tudo a ver com música. A começar que se trata do novo trabalho como diretor de Bradley Cooper, cuja estreia foi igualmente no muito musicado ‘Nasce uma Estrela’ (2018). Aqui, ele se volta para a música clássica ao invés da pop, na biografia do maestro judeu Leonard Bernstein – com um misto de preto e branco e cor. ‘Maestro’ é visado para indicações a melhor filme, diretor (Cooper), ator (Cooper), atriz (Carey Mulligan), roteiro original, figurino, maquiagem (é claro), edição, trilha sonora, edição de som e quem sabe fotografia, direção de arte e atores coadjuvantes para Matt Bomer e Sarah Silverman.

Napoleão

Superprodução épica de Ridley Scott, a biografia sobre o imperador francês que é uma das figuras históricas mais emblemáticas de todos os tempos, promete marcar a volta do cineasta às boas obras do gênero que assinou no passado – vide ‘Gladiador’ (2000). Ainda mais tendo em seu corner performances como as de Joaquin Phoenix e Vanessa Kirby como os protagonistas. ‘Napoleão’ promete indicações para melhor filme, direção (Scott), ator (Phoenix), atriz coadjuvante (Kirby), direção de arte, figurino, fotografia, edição, trilha sonora e som; e quem sabe efeitos visuais e roteiro original.

Os Rejeitados

Depois dos quatro primeiros itens acima representando a categoria das superproduções, agora temos um drama mais intimista – sobre a relação de alunos rebeldes e rejeitados por suas famílias, e um professor de quem ninguém gosta. Esse é o novo filme de Alexander Payne, três vezes indicado ao Oscar de direção (‘Sideways’, ‘Os Descendentes’ e ‘Nebraska’) e vencedor de dois Oscar de roteiro (‘Sideways’ e ‘Os Descendentes’). ‘Os Rejeitados’ deve ser indicado para melhor filme, melhor atriz coadjuvante (Da’Vine Joy Randolph), roteiro original e quem sabe para melhor direção (Payne), ator (Paul Giamatti) e trilha sonora.

Vidas Passadas

Não é novidade vermos dentre os candidatos a melhor filme, uma produção vinda de fora dos EUA – e isso já ocorria mesmo antes da abertura para 10 filmes. É verdade que depois da vitória de ‘Parasita’, não passou uma edição do Oscar em que não tenhamos ao menos um filme falado em outro língua que não o inglês nomeado na categoria principal. E o representante estrangeiro deste ano na categoria, ao que tudo indica, deve ser ‘Vidas Passadas’, um longa sensível sobre relacionamentos. A obra deve concorrer a melhor filme, roteiro original e talvez melhor direção (Celine Song), coadjuvante (John Magaro) e trilha sonora.

Saltburn

Outra promessa no Oscar 2024, ‘Saltburn’ é a comédia ácida com toques de crítica social da vez. Se trata do novo filme escrito e dirigido pela promissora Emerald Fennell, atriz e cineasta britânica cujo primeiro trabalho no comando de um filme rendeu o elogiado ‘Bela Vingança’, que marcou o Oscar de 2021. ‘Saltburn’ conta com um grande elenco e mostra um estudante fascinado pelo estilo de vida de um colega, após este o convidar para um feriado no castelo da família. A obra deve ser lembrada para melhor filme e pode figurar também nas categorias de melhor direção (Fennell), ator (Barry Keoghan), atriz coadjuvante (Rosamund Pike), ator coadjuvante (Richard E. Grant), roteiro original, direção de arte, figurino, fotografia e edição.

Segredos de um Escândalo

Mais conhecido por seu título original ‘May December’, esta é mais uma produção que promete fazer da Netflix uma potência também nesse Oscar, como tem sido em todas as edições passadas desde que o streaming pôde se adequar às regras da Academia. O filme que une em tela as vencedoras do Oscar Natalie Portman e Julianne Moore pela primeira vez tem direção de Todd Haynes – de ‘Carol’ (2015). Na trama, uma atriz resolve estudar seu próximo papel em um filme, e para isso acompanha de perto a vida da mulher real a quem irá interpretar no cinema – uma abusadora de menores. Além do óbvio melhor filme, o longa pode vir a receber indicações de direção (Haynes), atriz (Portman), atriz coadjuvante (Moore), ator coadjuvante (Charles Melton) e roteiro original.

Dinheiro Fácil

Também conhecido como o ‘A Grande Aposta’ de 2023, este longa é igualmente baseado em uma história real envolvendo investimentos e uma crise financeira – mesmo que em menor escala. Um negociador de ações sem qualquer experiência vira celebridade do dia para a noite após uma dica que deu acidentalmente ter se mostrado certeira, o fazendo milionário instantaneamente. Despertando, é claro, a atenção de todo tipo de ricaço. A produção da Sony também traz um grande elenco e se trata do novo filme de Craig Gillespie, de ‘Eu, Tonya’. A comédia dramática pode levar indicações de melhor filme, ator (Paul Dano), roteiro adaptado e edição.

Barbie

Finalizando essa primeira parte da matéria da previsão do Oscar 2024 (com os filmes que possuem chance real de indicações), mas não menos importante, temos o maior sucesso de 2023 nos cinemas: ‘Barbie’. Ninguém, nem mesmo os envolvidos imaginariam o fenômeno que este filme se tornaria. Tudo bem que protagonizando temos atores indicados ao Oscar, assim como também na direção uma cineasta com indicação. Mesmo assim, a proporção que o filme tomou foi simplesmente imensurável. ‘Barbie’ deve assumir a cota de “cinema entretenimento” ou “blockbuster” do ano, com indicações a melhor filme, atriz (Margot Robbie), ator coadjuvante (Ryan Gosling), direção (Greta Gerwig), roteiro original, direção de arte, figurino, fotografia, edição, trilha sonora, som e efeitos visuais.

author avatar
Renato Marafon
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS