InícioDestaque'Atividade Paranormal', 'Cloverfield - Monstro' e os MELHORES filmes found footage do...

‘Atividade Paranormal’, ‘Cloverfield – Monstro’ e os MELHORES filmes found footage do século (até agora)


O gênero do found footage é um dos mais conhecidos no cenário contemporâneo do cinema e encontrou terreno fértil a partir dos anos 1990, com sua popularização através do clássico ‘A Bruxa de Blair’.

Para aqueles não familiarizados, o estilo em questão parte de uma premissa bastante simples: a câmera na mão. Os longas, médias e curtas-metragens realizados dessa forma normalmente partem de um orçamento baixo e apresentam um grupo de personagens que é filmado da maneira mais amadora possível – e um cinegrafista que serve como uma espécie de diretor e montador.

Ainda que não tenha sido o primeiro do gênero, o filme mencionado no primeiro parágrafo abriu portas para inúmeras produções de grande apreço crítico e/ou de público, como Atividade Paranormal‘Cloverfield – Monstro’‘Assim na Terra como no Inferno’. E, enquanto a popularização dessas obras eventualmente culminou em uma quantidade exacerbada de histórias voltadas para o terror e repetições constantes, alguns títulos modernizaram os tropos do found footage com inovações interessantes. Esse foi o caso do subestimado ‘Amizade Desfeita’, do ótimo suspense Buscando…’, o recente thriller sobrenatural Host e até mesmo o inédito ‘Entrevista com o Demônio’.



Pensando nisso e como forma de celebrar o impacto do gênero em questão no cenário do entretenimento, preparamos uma breve lista elencando os melhores filmes found footage do século (até agora).

Confira abaixo as nossas escolhas:

5. HOST (2020)

Host não poderia ter vindo em hora melhor e, certamente, se configurou como uma das melhores produções lançadas durante a pandemia de COVID-19. Modernizando por completo o found footage, a narrativa, que foi aclamada pela crítica especializada, acompanha seis amigas que contratam uma médium para fazer uma sessão através de uma chamada de vídeo – mas elas ganham muito mais do que pediram conforme às coisas começam a dar errado. Quando um espírito maligno invade suas casas, elas percebem que podem não sobreviver.

O filme chama nossa atenção por não se levar a sério e por deixar claro que funciona em virtude do caminho trilhado por outras produções, incluindo ‘Amizade Desfeita’, que começou a popularizar narrativas envolvendo uma reunião virtual de amigos que se vê num jogo de gato e rato impossível de ser vencido. O sucesso vem do ótimo trabalho de Rob Savage, que sagra um subgênero de terror de quarentena ao singrar pela paranoia e pelo horror de maneira sublime.

4. BUSCANDO… (2018)

Se você ainda não assistiu ao suspense Buscando…’, não tem ideia do que está perdendo. Estrelado por John Cho, o elogiado longa-metragem acompanha David Kim, um pai superprotetor que se vê no centro de um mistério inexplicável quando a filha de dezesseis anos desaparece sem mais nem menos. Depois de 37 horas sem receber qualquer atualização das autoridades locais, ele decide invadir o computador de sua filha para procurar pistas que possam levar ao seu paradeiro – e descobre segredos assombrosos.

O filme se beneficia não apenas pela performance espetacular de Cho, que até então não tinha o reconhecimento que merecia no show business, mas por modernizar ainda mais o found footage e construir uma instigante e complexa narrativa movida pelo melhor do suspense. A tensão arquitetada por Aneesh Chaganty é irretocável e se vale de incontáveis reviravoltas que fazem sentido dentro de uma trama engenhosa e que nos envolve desde os primeiros segundos.

3. CLOVERFIELD – MONSTRO (2008)

O subestimado ‘Cloverfield – Monstro’ merece mais atenção que tem, principalmente por se configurar como uma das melhores entradas da carreira de Matt Reeves. Acompanhando o sucesso de Atividade Paranormal, o diretor percebeu que podia dar o primeiro passo a um escopo mais épico e cobiçoso ao trazer os tropos do terror sci-fi para as telonas e construir uma mitologia que se transformaria em uma inesperada franquia.

Na trama, Michael Stahl-David dá vida a Rob Hawkins, um jovem que mora em Nova York e que está está prestes a se mudar para o Japão. Ele reúne os amigos em uma festa de despedida, na qual pretende revelar sentimentos mal resolvidos. Entretanto um forte solavanco assusta os convidados. Todos buscam notícias sobre o ocorrido na TV, que diz que a cidade sofreu um terremoto. Ao chegar ao terraço para ver os estragos o grupo nota uma bola de fogo gigante, seguida pela queda de luz na cidade. O pânico toma conta de todos, o que aumenta ainda mais quando eles enfim conseguem chegar à rua.

2. ATIVIDADE PARANORMAL (2007)

Depois do impacto causado por ‘A Bruxa de Blair’ em 1999, o gênero do found footage caiu em um limbo que durou alguns anos – até Atividade Paranormal retomar as rédeas de uma contínua revolução estética que viria a influenciar uma gama de realizadores. Dirigido por Oren Peli, o impacto causado pelo longa-metragem também se expande para o sucesso financeiro, que o sagrou o filme de maior rentabilidade da história da sétima arte.

Na trama, acompanhamos Katie, que desde criança ouve ruídos estranhos, sussurros e sente sensações inesperadas. Já adulta, ela mora com seu namorado Micah, que, meio cético quanto aos depoimentos, resolve usar uma câmera para gravar tudo o que acontece enquanto eles dormem e vivem dentro da casa. O que era para ser apenas uma forma de esclarecer o mistério torna-se uma experiência intrigante e assustadora.

1. [REC] (2007)

Um dos filmes mais elogiados e conhecidos dos anos 2000, ‘[REC]’ merece o lugar na lista por se comprometer a entregar uma das narrativas mais chocantes e arrepiantes do gênero de terror. Apostando fichas em um escopo ambicioso, o projeto apresenta uma mistura apaixonante de suspense, terror e teorias conspiratórias que explode em cena e que aposta fichas em uma narrativa simples, competente e movida a despretensiosos efeitos práticos.

Na trama, Manuela Velasco interpreta Ángela Vidal, uma jornalista que, juntamente com seu cinegrafista, faz uma reportagem em um quartel do Corpo de Bombeiros, na intenção de mostrar seu cotidiano. Porém o que aparentemente seria uma saída noturna rotineira de resgate logo se transforma em um grande pesadelo. Presos em um edifício, a equipe de filmagens e os bombeiros enfrentam uma situação desconhecida e letal.

Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS