Na já histórica edição, que ficou marcada pela briga de Will Smith e Chris Rock, o Oscar teve um aumento enorme de audiência, cerca de 56% nos Estados Unidos em comparação com a cerimônia do ano passado. Em 2022, o evento foi visto por quase 16 milhões de espectadores, em detrimento a pouco mais de 10 milhões registrados em 2021.
Levando em conta apenas a audiência entre pessoas de 18 a 49 anos, o aumento sobe para 68%, sendo um feito impressionante. Na edição atual, o Oscar marcou 3,2 pontos de audiência, superando os minguados 1,9 pontos da edição passada.
Esse levantamento foi feito pela Nielsen, que ainda vai analisar os números totais da exibição na TV linear com as reprises no streaming. Ou seja, o Oscar 2022 pode ver sua audiência final aumentar ainda mais.
Ainda assim, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas não conseguiu conter a crise de audiência que o Oscar vive na última década. A edição deste ano teve o segundo menor número da história, perdendo apenas para a cerimônia de 2021, que foi realizada durante o período de pandemia.
Só para se ter ideia, na última edição do Oscar, que contou com apresentador fixo, realizada em 2018 por Jimmy Kimmel, a audiência foi de 26,6 milhões de espectadores, quase o trilo do evento realizado em 2021.
Em meio à polêmica envolvendo Smith e Rock, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas se expressou através do Twitter, condenando toda manifestação de violência.
Confira:
“A Academia não tolera violência de qualquer forma. Esta noite temos o prazer de celebrar nossos vencedores da 94º cerimônica Oscar, que merecem este momento de reconhecimento de seus colegas e amantes do cinema em todo o mundo.”
The Academy does not condone violence of any form.
Tonight we are delighted to celebrate our 94th Academy Awards winners, who deserve this moment of recognition from their peers and movie lovers around the world.
— The Academy (@TheAcademy) March 28, 2022
Assista ao momento da polêmica sem cortes e siga o CinePOP no YouTube: