Ao mesmo tempo que é um mestre no que faz, James Cameron também é um diretor que sabe fazer dinheiro como poucos. Tanto que, para transformar ‘Avatar‘ em uma franquia bilionária, o cineasta tentou achar o equilíbrio entre inovação e fidelidade ao original, ainda que descartasse diversas ideias originais por parte da equipe de roteiristas.
Cameron afirmou ao Times que, quando se sentou para planejar as quatro continuações ao seu sucesso de 2009, ele contratou uma equipe de roteiristas, mas os deixou na coleira para que buscassem entender o que consagrou o primeiro filme ao invés de imaginar novas histórias nesse universo de Pandora.
“Quando sentei para escrever as continuações, já sabia que seria pelo menos três filmes, o que acabou se tornando quatro. Montei uma equipe de roteiristas e disse ‘Não quero ouvir as ideias novas e sugestões de ninguém até que a gente tenha passado um bom tempo entendendo o que funcionou no primeiro filme, o que se conectou e o motivo de ter dado certo’”, conta o diretor.
“Eventualmente, tive que ameaçar demitir todo mundo porque eles estavam fazendo o trabalho deles como roteiristas, que é tentar criar novas histórias. Disse que antes precisávamos entender o que se conectou ao público, cuidar dessa brasa até voltar a ser uma chama”, revelou Cameron.
O cineasta disse que chegou a jogar fora um ano de trabalho simplesmente porque o roteiro não atingia a profundidade que ele queria que tivesse, afirmando que todo filme precisa tocar em três camadas.
“A primeira, da superfície, são os personagens, os problemas e a resolução. A segunda é o tema: o que o filme está querendo dizer? Mas Avatar tem uma terceira camada, que é o subconsciente. Escrevi um roteiro inteiro para uma continuação, mas quando li percebi que não chegava ao nível três. Boom. Hora de começar de novo, e isso tinha levado um ano inteiro”, conclui.
O longa será lançado nos cinemas nacionais no dia 15 de dezembro.
Confira o teaser:
Ambientado mais de uma década após os eventos do primeiro filme, ‘Avatar: O Caminho da Água‘ começa a contar a história da família Sully (Jake, Neytiri e seus filhos), os problemas que os acompanham, os esforços que fazem para se manterem seguros, as batalhas que lutam pela sobrevivência e as tragédias que suportam.
Dirigido por Cameron, o filme estrela Zoë Saldaña, Sam Worthington, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Cliff Curtis, Joel David Moore, CCH Pounder, Edie Falco, Jemaine Clement, Giovanni Ribisi e Kate Winslet.
Cameron vem desenvolvendo as continuações há mais de uma década. O estúdio anunciou quatro sequências de ‘Avatar‘, com duas delas já filmadas e as outras duas aguardando o resultado das bilheterias. O cineasta filmou os dois filmes de maneira consecutiva devido à forma como as cenas precisaram ser captadas.