Gary Oldman, que imortalizou o sargento Jim Gordon em ‘Batman Begins’ (2005), falou recentemente sobre sua abordagem para o icônico policial que colabora com o Cavaleiro das Trevas.
Segundo o ComicBook, Gary Oldman explicou que se inspirou diretamente em “Batman: Ano Um”.
“Batman Begins voltou às origens dos quadrinhos, de verdade, porque o [Christopher] Nolan queria infundir o espírito da HQ original e um pouco de realismo”, disse Oldman. Segundo ele, depois da abordagem caricata de ‘Batman & Robin’, de 1997, “o Batman tinha chegado a um ponto realmente ridículo”.
No filme, Gordon é “um policial que está lutando contra o sistema”, comentou Oldman, referindo-se à corrupção generalizada em Gotham. “Seus melhores esforços não conseguem conter o caos. Existe um cansaço no ar em torno do Jim Gordon”.
Oldman contou que, na época das filmagens no Reino Unido, ele morava em Los Angeles e era pai solteiro. “Eu realmente não queria ficar longe das crianças por muito tempo. Estávamos filmando na Inglaterra e eu disse ao Chris: ‘Tudo bem se eu voar, filmar, e voltar?’ … Acho que acabei fazendo 27 viagens de ida e volta no primeiro Batman”.
“Eu ia para casa por dois dias, via as crianças, voltava, trabalhava três dias, voltava para casa por mais três dias. Eu voava para Londres só para fazer uma cena e pegava o avião de volta na manhã seguinte”, contou o ator. “Estou sendo meio brincalhão, mas há esse tipo de exaustão no personagem. Então, abracei esse sentimento que se tem depois de muitos voos longos. Pensei: ‘Posso usar isso a meu favor'”.
O ator também defendeu a força do roteiro em sua atuação: “É isso que digo quando me perguntam sobre pesquisa ou trabalho fora do roteiro. Se você está lidando com uma boa escrita, a psicologia, a emoção, tudo está no roteiro. É um mapa do mundo que você vai habitar, seja em Drácula ou Slow Horses. Quando se trabalha com boa escrita, tudo está no texto. Por isso, nem sempre sinto a necessidade de ir além do que está ali”.
O longa teve roteiro de Christopher Nolan e David S. Goyer.
‘Batman Begins’ está disponível no Max.

