A franquia ‘Batman‘ de Christopher Nolan – também conhecida como a série ‘Cavaleiro das Trevas‘ – incluiu um 4º filme que boa parte do público nunca ouviu falar.
Lançadas entre 2005 e 2012, as adaptações estreladas por Christian Bale ganharam bastante popularidade entre os fãs do herói devido ao seu realismo e à temática sombria, mas poucos assistiram a animação ‘Batman: Gotham Knight‘.
Ambientada entre ‘Batman Begins’ e ‘Batman – O Cavaleiro das Trevas’, a animação é uma antologia nipo-americana composta por seis curtas lançados em 08 de julho de 2008 – apenas duas semanas antes de ‘O Cavaleiro das Trevas’ chegar aos cinemas.
De acordo como Screen Rant, a trama mostra como o Batman de Nolan se aperfeiçoou entre os dois primeiros filmes em live-action, abordando como o herói ganhou sua fama no mundo do crime de Gotham ao enfrentar vilões que ficaram de fora dos projetos de Nolan, como o Killer Croc e o Pistoleiro.
Os seis curtas são retratados com diferentes estilos de animação, pois foram produzidos por diferentes estúdios, mas todos seguem um trato narrativo que leva aos eventos de ‘O Cavaleiro das Trevas’, embora os produtores tenham enfatizado que as histórias não são essenciais para entender a trilogia live-action.
A diferença óbvia entre a trilogia de filmes e os curtas, é que a animação não tem envolvimento de Nolan, o que dá ao projeto uma sensação distinta aos filmes, mas o protagonista é canonicamente a mesma versão do Batman de Bale.
Além disso, todos os personagens que retornam em ‘Batman: Gotham Knight’ são dublados por atores totalmente diferentes.
Kevin Conroy, que interpreta o próprio herói titular, é mais conhecido por seu trabalho em ‘Batman: The Animated Series’ no mesmo papel, então não é surpresa que ele tenha sido convocado para dar voz ao Homem-Morcego.
Apesar de não ter recebido um lançamento no cinema, ‘Batman: Gotham Knight‘ conseguiu arrecadar US$ 8,5 milhões através de vendas domésticas, a partir de um orçamento de US$ 3 milhões.
Além disso, conquistou 75% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes.
Confira algumas imagens: