O cineasta Darren Aronofsky, conhecido por trabalhos como ‘Cisne Negro’ e ‘A Baleia’, relembrou recentemente a época em que quase esteve à frente de uma versão muito mais sombria e para maiores de 18 anos do icônico herói da DC Comics, ‘Batman’.
Segundo o site ComicBookMovie, Aronofsky revelou que o projeto se inspiraria na graphic novel “Batman: Ano Um”, de Frank Miller, mas com mudanças radicais na mitologia do personagem. Na história, Bruce Wayne acabaria morando nas ruas após o assassinato dos pais, e Alfred seria reimaginado como o dono de uma oficina mecânica chamado “Little Al”.
“Era realmente um filme sujo e direto, estilo fita adesiva”, explicou Aronofsky. “Não era o tipo de filme que venderia brinquedos do Batmóvel… Era para maiores de idade”.
O diretor também confirmou que tinha Joaquin Phoenix em mente para o papel do Homem-Morcego, mas o estúdio queria Freddie Prinze Jr.
“Lembro de pensar: ‘Ih, estamos fazendo dois filmes completamente diferentes aqui’. Isso é verdade”, contou Aronofsky. “Era uma época diferente. O Batman que escrevi era uma abordagem completamente distinta da versão que acabaram produzindo. Foi incrível, porque eu era um grande fã do trabalho do Frank Miller nos quadrinhos, só conhecê-lo já foi empolgante”.
Aronofsky também fez referência ao filme que antecedeu seu envolvimento com o personagem:
“O Batman que veio antes de mim foi Batman & Robin, aquele famoso com os mamilos no traje… então eu realmente queria desconstruir aquilo e reinventar o personagem, Foi nessa direção que minha mente foi”, concluiu.

Vale lembrar: o próximo filme do herói, ‘The Batman – Parte II’, dirigido por Matt Reeves, tem início das filmagens previsto para a primavera de 2026 (outono no Brasil), com estreia marcada para 1º de outubro de 2027.
Além de ‘The Batman II‘, o calendário da DC para 2026 inclui ‘Supergirl: A Mulher do Amanhã‘, ‘Cara de Barro‘ e a série ‘Lanterns‘, na HBO.
Relembre o trailer do primeiro filme:
