Will Friedle, o dublador original de Terry McGinnis em ‘Batman do Futuro’, surpreendeu recentemente ao revelar que nunca mais irá dublar o herói, independentemente do tipo de projeto que lhe for oferecido.
Segundo o ComicBook, Friedle conversou com os fãs durante a convenção Animate! Columbus 2025:
“Se você me fizesse essa pergunta há três anos, minha resposta seria: ‘Meu Deus, sim. Me coloquem na frente do microfone agora mesmo'”, disse Friedle. “Agora que Kevin se foi, eu não sei se conseguiria fazer isso novamente. Acho que teriam que escalar novos atores para os dois papéis. Ser o Terry e não ouvir ele responder como Bruce… eu acho que não conseguiria”.
A decisão de Friedle não é única. Em 2023, Mark Hamill também declarou que não pretende mais dublar o Coringa em nenhum projeto da DC após a morte de Conroy.
Assim como Friedle, ele deu a notícia diretamente aos fãs durante uma convenção, a Fan Expo San Francisco, afirmando: “Sem o Batman, o crime não tem piada”.
Hamill já havia revelado anteriormente que sua principal forma de decidir se aceitaria um projeto da DC era saber se Conroy estaria envolvido.
“Eles ligavam e diziam: ‘Queremos que você faça o Coringa’, e minha única pergunta era: ‘O Kevin é o Batman?'”, contou Hamill. “Se a resposta fosse sim, eu dizia: ‘Tô dentro’. Éramos como parceiros. Como Laurel e Hardy. Sem o Kevin ali, não parece que exista um Batman para mim”.
Kevin Conroy interpretou o Batman por mais tempo do que qualquer outro ator em qualquer mídia. Além dos desenhos animados e dos filmes lançados diretamente em vídeo, ele também emprestou sua voz para a série de jogos ‘Batman: Arkham’.
Conroy faleceu aos 66 anos em 10 de novembro de 2022, em um hospital na cidade de Nova York. Ele lutava contra um câncer intestinal e complicações relacionadas. Muitos de seus colegas da animação o homenagearam desde então, e profissionais de outras mídias da DC também reconheceram sua importância.
‘Batman do Futuro’ está disponível na Max.

