Cuidado: spoiler à frente.
‘Batman’ superou todas as nossas expectativas e se já se tornou um grande sucesso da DC, dominando as bilheterias mundiais e recebendo elogios generalizados por parte dos especialistas nacionais e internacionais. Entretanto, uma cena em questão do longa-metragem tem causado críticas e debates entre o público.
Uma das sequências do filme mostra um cidadão qualquer de Gotham City pegando o trem para casa na noite de Dia das Bruxas, apenas para ser abordado por uma gangue de bandidos com os rostos pintados que querem fazer um ritual de iniciação com um assassinato. Batman, então, aparece e impede que a gangue mate o homem – mas o herói está longe de ser um salvador simpático, assustando o cidadão da mesma maneira que a gangue.
A sequência em questão tem causado certa controvérsia para os espectadores do Pacífico Asiático, visto que os bandidos escolhem um homem asiático como alvo para o mortal rito de passagem. Em uma época em que grupos de tal descendência têm recebido bastante violência por supremacistas brancos, parte do público e até mesmo da crítica sentiu que a cena foi insensível e ofensiva.
Veja o que alguns internautas estão falando sobre isso:
I’m half Asian and my mom has been assaulted verbally and physically in public. I actually took the opposite pov…I wish someone had intervened (white or otherwise) when my mom was by herself being cussed at by groups of people…heroes are meant to stand up for the bullied.
— Andrew (@BABAADOOAB) March 7, 2022
“Sou metade asiático e minha mãe já foi agredida verbal e fisicamente em público. Eu realmente adotei uma perspectiva diferente [sobre a cena]… Queria que alguém tivesse intervindo (branco ou não) quando minha mãe foi maltratada por um grupo de pessoas… Heróis devem nos proteger de valentões”.
That’s the only role for one yeah? And THAT’S their choice for representation? Seems a bit yikes. Don’t you think?
— thisisappa (@appacuseme) March 7, 2022
“Esse é o único papel [para os asiáticos], né? E essa foi a escolha para representatividade? Parece um pouco estranho, não acham?”.
Were going on at this time as well as irresponsible blame towards Asians about covid. I was just happy he wasn’t actually struck. SMH.
— Hugo R. (@harosa) March 7, 2022
“Estamos em um momento em que é a mesma irreponsabilidade de culpar os asiáticos pelo COVID-19. Só fiquei feliz que ele não foi agredido [no filme]”.
It stood out to me quite a bit. One, because it seems like the assailants pick him specifically for race but it is never commented on. The viewer has to infer everything. This plays to me exactly how it would for a lone women getting off a train, which I’m sure is triggering.
— Peterson W Hill (@petersonwhill) March 7, 2022
“Me chamou a atenção. Porque parece que os atacantes escolheram ele espeficifamente por causa da raça, mas isso nunca é comentado. O espectador tem que inferir tudo. Isso soa para mim da mesma maneira que seria para uma mulher sozinha saindo do trem, o que tenho certeza de que é um gatilho”.
Você já assistiu ao filme?
Confira o trailer e siga o CinePOP no YouTube:
Matt Reeves (‘Deixe-me Entrar’) é responsável pela direção.
“Dois anos patrulhando as ruas como o Batman (Pattinson), causando medo nos corações dos criminosos, levou Bruce Wayne para as sombras de Gotham City. Com apenas alguns aliados de confiança – Alfred Pennyworth (Serkis) e o tenente James Gordon (Wright) – entre a rede corrupta de oficiais e figuras importantes da cidade, o solitário vigilante se estabeleceu como a única personificação da vingança entre seus caros cidadãos.”
“Quando um assassino ataca a elite de Gotham com uma série de maquinações sádicas, uma trilha de pistas enigmáticas envia o Maior Detetive do Mundo em uma investigação no submundo do crime, onde ele encontra personagens como Selina Kyle/Mulher-Gato (Kravitz), Oswald Cobblepot/Pinguim (Farrell), Carmine Falcone (JTurturro) e Edward Nashton/Charada (Dano). Conforme as evidências começam a se tornarem pessoais e a escala dos planos do perpetrador se torna clara, Batman deve forjar novos relacionamentos, desmascarar o culpado e fazer justiça ao abuso de poder e à corrupção que há muito tempo assola a cidade de Gotham.”
Robert Pattinson estrela no papel principal. O elenco ainda conta com Zoë Kravitz (Mulher-Gato), Paul Dano (Charada), Jeffrey Wright (Comissário Gordon), John Turturro (Carmine Falcone), Andy Serkis (Alfred Pennyworth) e Colin Farrell (Pinguim).