Beetlejuice! Beetlejuice! Beetlejuice!
Um dos maiores clássicos de terror da cultura pop chega ao Brasil pela primeira vez neste mês de outubro em uma luxuosa e impressionante adaptação musical. A produção, desembarcou no Rio de Janeiro no início de outubro e é o programão certo para o feriado do Dia de Finados.
Em 1988, o cultuado diretor Tim Burton lançou um clássico instantâneo, que atravessou gerações: a comédia de terror ‘Beetlejuice – Os Fantasmas Se Divertem’. O sucesso foi tamanho que, mais de 30 anos depois, em 2019, o filme se transformou em um musical da Broadway, sendo indicado a oito prêmios Tony´s Awards. E agora chegou a hora da versão brasileira, com direção de Tadeu Aguiar e produção geral de Renata Borges Pimenta.
A superprodução impressiona em todos os aspectos. A noite de abertura, em 4/10, contou com um lindo coquetel para convidados e impressionantes 3h30 de duração, com vinte minutos de intervalo entre os dois atos. Entretanto, por ser a primeira noite, sabemos que alguns ajustes ainda seriam afinados no processo, pois normalmente o espetáculo tem previsão de 2h30 de duração com intervalo.
Com Eduardo Sterblitch no papel-título, Besouro Suco ganha brasilidade no humor ácido e um brilho bastante nosso no morto-vivo mais querido da cultura pop. O ator, que ganhou o público ao interpretar o personagem ‘Freddy Mercury Prateado’, hoje se pinta completamente para viver um Beetlejuice totalmente sem filtro para a plateia carioca. E ele impressiona. Eduardo Sterblitch nasceu para esse papel. Parece mesmo que toda a sua carreira caminhou para este momento. O ator está totalmente à vontade em cena, seja interpretando, seja cantando. O papel lhe caiu tão bem, que está até melhor do que o original da Broadway.
A montagem brasileira tem um super elenco de 26 atores: além de Eduardo Sterblitch, Ana Luiza Ferreira (Lydia Deetz), João Telles (alternante Beetlejuice), Lara Suleiman (alternante Lydia Deetz), Helga Nemetik (Barbara Maitland), Marcelo Laham (Adam Maitland), Laura Visconti (cover Barbara Maitland), Flávia Santana (Delia Deetz), Joaquim Lopes (Charles Deetz), Sylvia Massari (Juno), Gabi Camisotti (Skye e alternante Lydia Deetz), Maju Tatagiba (ensemble e alternante Skye), Pamella Machado (Miss Argentina e alternante Barbara Maitland), Tauã Delmiro (Otho), Erika Affonso (Maxine e alternante Miss Argentina), Jorge Maya (Maxie), Tabatha Almeida (ensemble e cover Lydia Deetz), Thiago Perticarrari (ensemble e cover Adam Maitland), Léo Rommano (ensemble e cover Charles Deetz), Ana Araújo (ensemble e cover Delia Deetz e Maxine), Thór Junior (ensemble e cover Maxie), Thadeu Torres (ensemble), Larissa Venturini (ensemble), Edmundo Victor (ensemble), Tecca Maria (swing) e Vicenthe Oliveira (swing).
A trama gira em torno de um casal recém-falecido e vira fantasma, preso em sua antiga casa. Com a chegada de novos moradores, eles precisam da ajuda de um fantasma mais “experiente” – Beetlejuice, que se utiliza de métodos não muito ortodoxos para expulsar os novos inquilinos. No musical, algumas adaptações na trama foram realizadas, como a morte do casal ocorrer em um acidente doméstico, e não em um acidente de carro, por conta do cenário. Além disso, algumas tramas da série animada também se misturaram ao enredo principal – algo que os fãs poderão reparar.
O cenário é bonito e basicamente se passa quase todo na casa da família, mudando apenas a iluminação e alguns objetos de cena a depender do momento da história. As cores, as espirais e a assimetria – traços tão típicos de Tim Burton – estão em todos os objetos, cuidadosamente confeccionados, bem como também nos figurinos e nas maquiagens, bem similares ao original. Para os curiosos, sim, ‘Banana Boat’ toca no musical, e em sua versão em inglês.
Beetlejuice é um personagem sem papas na língua e um tanto abusado, é verdade. Entretanto, a adaptação do roteiro, ao conferir “brasilidade” às falas e piadas, acabou também transformando o personagem num cara beeem grosseiro, e não do jeito bacana a la Michael Keaton. Surpreende que a classificação indicativa seja de 10 anos, com o tanto de piada e gestos de cunho sexual, contextos políticos, palavrões bem pesados proferidos com repetição ao longo do espetáculo. Algumas falas ficaram apenas grosseria gratuita, o que é uma pena. Até mesmo o nome daquele ator envolvido em um acidente na Barra da Tijuca virou piada, desnecessariamente. Para uma melhor compreensão do espetáculo, talvez a estimativa devesse ser de 14 anos.
Ainda assim, ‘Beetlejuice, O Musical’ é um espetáculo realmente imperdível, pela grandiosidade da produção, pela excelência musical e por levar ao pé da letra a palavra “espetáculo”. Para os fãs de Tim Burton, é programa obrigatório. Para os fãs da cultura pop, um passeio imperdível. Para quem está chegando agora, é uma ótima opção para a semana de Halloween. Com produção da Touché Entretenimento, ‘Beetlejuice, o musical’ fica em cartaz na Cidade das Artes até dezembro de 2023 e depois segue para São Paulo em fevereiro de 2024.
SERVIÇO RIO DE JANEIRO
Estreia: 05 de outubro – até 10/12
Local – Cidade das Artes – Grande Sala
Horários:
Quintas e sextas – 20h30
Sábados e domingos – 16h e 20h30
Preços:
Plateia: R$ 300,00 (inteira) / R$ 150,00 (meia)
Frisa Lateral: R$ 250,00 (inteira) / R$ 125,00 (meia)
Camarote: R$ 250,00 (inteira) / R$ 125,00 (meia)
Galeria: R$ 200,00 (inteira) / R$ 100,00 (meia)
Duração: 2h30min (com intervalo de 15min)
Classificação etária: 10 anos
SERVIÇO SÃO PAULO
Estreia: 22 de fevereiro – até 21/04
Local – Teatro Liberdade
Rua São Joaquim, 129, Liberdade
Horários:
Quartas, Quintas e sextas – 21h
Sábados – 16h e 21h
Domingos – 16h e 20h30
Preços:
Plateia Premium: R$ 350,00 (inteira) / R$ 175,00 (meia)
Plateia: R$ 280,00 (inteira) / R$ 140,00 (meia)
Balcão A: R$ 240,00 (inteira) / R$ 120,00 (meia)
Balcão B: R$ 190,00 (inteira) / R$ 95,00 (meia)
Duração: 2h30min (com intervalo de 15min)
Classificação etária: 10 anos