Depois de conquistar o coração do público e da crítica no circuito internacional, ‘Belfast’, novo filme dirigido por Kenneth Branagh, finalmente chegou aos cinemas nacionais.
O filme, que concorre a sete estatuetas do Oscar, é uma história pessoal e alegre sobre o poder da memória, ambientada no final dos anos 1960 na Irlanda do Norte. No centro do filme está Buddy, um menino à beira da adolescência, cuja vida é repleta de amor familiar, diversões de infância e um romance florescente. No entanto, com sua amada cidade natal envolvida em turbulências crescentes, sua família enfrenta uma escolha importante: esperar que o conflito passe ou deixe tudo o que conhecem para trás por uma nova vida.
O elenco é formado por Jamie Dornan, Caitriona Balfe, Judi Dench, Ciarán Hinds e Jude Hill, que receberam inúmeros elogios por parte dos especialistas.
Para celebrar sua estreia no Brasil, preparamos uma breve lista com algumas curiosidades de bastidores, que você pode conferir abaixo:
- O filme é baseado em eventos reais da infância de Branagh.
- Para capturar momentos de espontaneidade, Branagh secretamente colocava câmeras gravando durante os ensaios de Hill, que vive o protagonista. Várias cenas no corte final vieram desses ensaios.
- Vários membros da produção, de fato, nasceram em Belfast, incluindo Branagh, Dorman, Hinds e Josie Walker.
- Esta é a sexta colaboração entre Branagh e Dench. Seus outros projetos incluem ‘Assassinato no Expresso do Oriente’, ‘Hamlet’, ‘Henrique V’ e ‘Sete Dias com Marilyn’.
- A trilha sonora original do filme traz mais de dez músicas compostas por Van Morrison, nativo de Belfast – que inclusive concorre à categoria de Melhor Canção Original com “Down To Joy”.
- Este é o primeiro filme também assinado por Branagh desde ‘A Flauta Mágica’, de 2006.
- ‘Belfast’ foi um dos primeiros filmes a ser exibido no Academy Museum of Motion Pictures, que foi aberto para o público em setembro de 2021, em Los Angeles.
- Um dos presentes que Buddy ganha no Natal é uma cópia do romance ‘A Noite das Bruxas’, da icônica romancista Agatha Christie e estrelada pelo detetive Hercule Poirot. Branagh já dirigiu duas outras adaptações de Christie, o supracitado ‘Assassinato no Expresso do Oriente’ e o recente ‘Morte no Nilo’.
- Essa foi a estreia oficial de Hill em um longa-metragem. O ator-mirim inclusive recebeu o crédito “apresentando” no filme.