Em uma recente entrevista à cúpula CNBC Delivering Alpha 2024, ao lado de David Faber, o ator, produtor e diretor Ben Affleck revelou que não está preocupado com as inteligências artificiais tomarem conta de Hollywood e declarou que “os filmes serão uma das últimas coisas a serem substituídos pelas IAs, se em algum momento forem realmente” (via Variety).
“As IAs podem escrever para você excelentes versos emulativos que soam elizabetanos. Mas não podem escrever um Shakespeare”, ele explicou.
Affleck continua:
“A função de ter dois ou três ou quatro atores em uma sala e o gosto de discernir e construir… Isso é algo que atualmente alude inteiramente à capacidade das IAs e acho que o fará por um período significativo de tempo. O que a inteligência artificial vai fazer é desintermediar os aspectos mais trabalhosos, menos criativos e mais caros da produção cinematográfica, o que permitirá reduzir os custos, diminuir a barreira de entrada, e permitirá que mais vozes sejam ouvidas. Isso tornará mais fácil para as pessoas que desejam fazer um ‘Gênio Indomável’ conseguirem alcançar seus objetivos”.
O astro explicou que “a IA é, na melhor das hipóteses, uma artesã. Os artesãos podem aprender a fazer móveis Stickley sentando-se ao lado de alguém e vendo qual é sua técnica e imitando-a. É assim que funcionam basicamente os grandes modelos de vídeo e os grandes modelos de linguagem. Eles são apenas polinizadores cruzados de coisas que existem. Nada de novo é criado”.
“Artesanato é saber trabalhar. Arte é saber quando parar. E acho que saber quando parar será algo muito difícil para a IA aprender, porque é uma questão de gosto. E também falta de consistência, falta de controles, falta de qualidade”, ele completa.
Affleck utilizou a série ‘Succession’, da HBO, como um exemplo dos limites criativos da IA – observando que o único novo episódio que a série poderia criar usando inteligência artificial seria apenas uma recauchutagem de episódios mais antigos.
“A IA permitirá que você peça seu próprio episódio de‘Succession’, em que você pode dizer: ‘se eu te pagar US$30, você pode me fazer um episódio de 45 minutos onde Kendall consegue controle da companhia, foge e tem um caso com Stewy?’. E vai funcionar”, ele afirma. “E o resultado será um pouco descompensado e estranho a princípio, mas terá conhecimento da ousadia da narrativa e dos atores – e irá misturar esses aspectos com praticidade. Esse é o valor a longo prazo.”