Após um verão tumultuado e de grande sucesso – que ajudou a impulsionar a indústria cinematográfica após a pandemia –, as bilheterias norte-americanas devem voltar a sofrer baixa nos próximo meses. De acordo com o Deadline, a falta de blockbusters nos vindouros lançamentos causará uma queda na arrecadação do país.
O site afirma que, após ‘Thor: Amor e Trovão‘, o próximo filme com estreia acima de US$ 100 milhões, nos EUA, deve ser ‘Pantera Negra: Wakanda Forever‘, que será lançado apenas em novembro.
Há, no entanto, um motivo para o “desaparecimento” dos blockbusters nas estreias dos próximos meses. Segundo o Deadline, essas grandes produções estão sofrendo atrasos por causa da pós-produção envolvendo os efeitos visuais. Por causa da pandemia de COVID, os filmes acumularam e causaram uma sobrecarga nas empresas de VFX, que agora possuem ainda menos tempo para finalizarem seus trabalhos.
Por este motivo, filmes como ‘Adão Negro‘ foram adiados de um lucrativo mês de julho para outubro.
Para termos de comparação, os lançamentos de 2021, para os meses de setembro e outubro, somaram quase US$ 1 bilhão domesticamente por causa de blockbusters como ‘Shang-Chi e a Lenda dos Dez Aneis‘, ‘007: Sem Tempo para Morrer‘, ‘Venom 2‘, ‘Duna‘ e ‘Halloween Kills‘.
Recentemente, a Warner Bros. anunciou o adiamento do terror ‘Os Vampiros de Salem‘ – que iria estrear durante o lucrativo final de semana estendido do Dia do Trabalho – para 21 de abril de 2023. Antes da pandemia, a New Line havia tornado o final de semana em uma tradição para o gênero, resultando em sucessos como ‘A Freira‘ e ‘It: A Coisa‘.
O último grande lançamento do verão norte-americano será ‘Trem-Bala‘. Após isso, as bilheterias devem sofrer queda até outubro, com a estreia de ‘Halloween Ends‘ e ‘Adão Negro‘.
A desaceleração das bilheterias se dará exclusivamente por causa da falta de grandes lançamentos ao invés da falta de interesse do público. Em entrevista ao site, o presidente de um grande estúdio declarou: “Não é uma questão de estratégia. Se os estúdios tivessem o produto, eles iriam lançá-lo.”
Analistas preveem que as bilheterias norte-americanas devem fechar o ano com uma arrecadação de US$ 7 bilhões – um resultado ainda muito distante dos US$ 11 bilhões alcançados antes da pandemia.