O bilionário Elon Musk se envolveu em grande polêmica esta semana, ao xingar o CEO da Disney, Bob Iger, por interromper os anúncios no X/Twitter junto a outros grandes anunciantes, dizendo “vão se f****”. No entanto, o bilionário Bill Ackman saiu em defesa de Musk.
Ackman, chefe da empresa de investimento Pershing Square Holdings, fez um post no X/Twitter afirmando: “Pensei que a entrevista de @elonmusk com @andrewrsorkin foi uma das melhores entrevistas já feitas.” Escreveu o bilionário em apoio. “Musk é um absolutista da liberdade de expressão, o que eu respeito. Acho que ele está totalmente correto ao dizer que ele e o @X são tratados injustamente e de forma inconsistente pelos anunciantes.”
Ackman ainda enfatizou que: “@tiktok_us @instagram @facebook e outros têm enormes quantidades de conteúdo problemático, antissemita ou não, mas os anunciantes não boicotam essas plataformas.”
“Musk é alvo porque outras organizações de mídia veem o @X como um concorrente e sempre que o nome dele aparece em artigos sobre controvérsias, atrai cliques”, escreveu o gerente de fundos de hedge. As mídias tradicionais são “incentivadas a atacá-lo, pois isso realmente direciona a atenção para seus sites e, portanto, mais receitas. São esses artigos de ataque de outras organizações de mídia que pressionam o @Disney e outros a pararem de anunciar no X.”
Na visão de Ackman, “se Bob Iger examinasse cuidadosamente os fatos, provavelmente continuaria a anunciar no X, mas a Disney cede à pressão pública em vez de fazer o que é correto. Enquanto isso, a Disney investe pesadamente no TikTok, provavelmente ao lado de vídeos de adolescentes ensinando a outros adolescentes a serem anoréxicos e pior.”
Segundo Ackman, “Para usar um termo de Musk, a Terra tem sorte que o @X é propriedade de um indivíduo que está amplamente isolado de influências financeiras e outras.” No entanto, ele acrescentou que o X possivelmente deveria se mover para “algum tipo de truste muito cuidadosamente governado” em vez de ser de propriedade e controlado por um único indivíduo. “Até lá, todos devemos ser gratos por o X ser de propriedade de Musk.”
Para Ackman, em seu post de quinta-feira, ficou claro para ele “que Musk não tinha intenção antissemita quando respondeu com o tweet da ‘verdade real’ e esclareceu posteriormente.”
Musk respondeu o post de Ackman e comentou: “Obrigado.”
A Fundação Pershing Square de Ackman é investidora no X/Twitter, tendo feito um investimento de US$ 10 milhões quando Musk o comprou.
I thought @elonmusk’s interview with @andrewrsorkin was one of the great interviews ever. Musk is a free speech absolutist which I respect. I think he is entirely correct that he and @X are treated unfairly and inconsistently by advertisers. @tiktok_us @instagram @facebook and… https://t.co/Rtrv4WgEoK
— Bill Ackman (@BillAckman) December 1, 2023