Bomba! O Sindicato dos Roteiristas (WGA) aprovou a autorização para uma nova greve caso a Aliança de Produtores de Filmes e Televisão (AMPTP) não entre em acordo imediato com os direitos trabalhistas do grupo.
Segundo o THR, 96,3% dos votantes dos 12 mil roteiristas disseram “Sim” para a greve, um número maior do que a greve de 2007, que teve 90,3% de aprovação do grupo.
O contrato começou a ser renegociado em 13 de março, e as negociações terminam no dia 1º de maio. Caso os direitos dos roteiristas sejam reduzidos, o contrato não será renovado e a nova greve será iniciada.
“Estamos comprometidos em conseguir um novo acordo antes do início da nova greve. Em 2007, a greve prejudicou toda a indústria e os roteiristas perderam mais de US$287 milhões em compensação”, anunciou em comunicado a liança de Produtores de Filmes e Televisão.
Em 2007, a greve dos roteiristas parou Hollywood, causando o cancelamento de vários filmes e o atraso de várias séries. Dez anos depois, isso está prestes a acontecer novamente.
A situação é tensa em Hollywood, tendo em vista a destruição que a greve de 2007 causou na indústria.
Mais de 12 mil roteiristas estiveram envolvidos na greve que durou 100 dias e paralisou imediatamente a produção de inúmeros talk shows e seriados de televisão.
Entre as séries afetadas estavam Supernatural, Heroes, Lost, 30 Rock, Gossip Girl e Prison Break . Alguns filmes também foram prejudicados e até cancelados, como foi o caso de ‘Liga da Justiça‘ de George Miller.
O prejuízo chegou a US$ 500 milhões.