Se você nunca ouviu falar de Bong Joon-ho, está deixando de conhecer um dos maiores nomes do cinema contemporâneo.
O diretor sul-coreano começou sua expressiva carreira em 2000, com o lançamento da comédia ácida ‘Cão que Ladra Não Morde’, mas viria a cair no gosto do público e da crítica com o suspense neo-noir ‘Memórias de um Assassino’ – começando a deixar uma considerável marca não apenas no cenário audiovisual asiático, mas mundial. Não é surpresa, pois, que Joon-ho tenha chamado nossa atenção por construções sarcásticas e permeadas com comentários sociais através de narrativas grandiosas e inesperadas.
Recentemente, o realizador se reuniu com Robert Pattinson para a ótima tragicomédia sci-fi ‘Mickey 17’, garantindo que o astro se libertasse de possíveis amarras e encarnasse os trejeitos do próprio diretor para uma sólida aventura espacial. E, pensando nisso, preparamos uma nova lista especial ranqueando os cinco melhores longas-metragens de Bong Joon-ho.
Veja abaixo as nossas escolhas e conte para nós qual o seu favorito:
5. O HOSPEDEIRO (2006)
Não apenas dramédias ácidas e suspenses integram a filmografia de Joon-ho; afinal, em 2006, o diretor se lançou a um projeto ambicioso intitulado ‘O Hospedeiro’ – um antigo sonho que finalmente se tornou realidade e lhe rendeu inúmeros frutos. Com uma influência gigantesca no cenário da ficção científica e do terror, o filme reiterou a versatilidade artística de Joon-ho da melhor maneira possível e foi citado como referência por ninguém menos que J.J. Abrams em ‘Cloverfield – Monstro’ e ‘Super8’.
A trama Hie-bong e sua família, donos de uma barraca de comida no parque. Seu filho mais velho, Kang-du, tem 40 anos, mas é um tanto imaturo. A filha do meio é arqueira do time olímpico coreano e o filho mais novo está desempregado. Todos cuidam da menina Hyun-seo, filha de Kang-du, cuja mãe saiu de casa há muito tempo. Um monstro surge no rio, causando terror nas margens e levando com ele a neta de Hie-bong. Com isso, os membros da família precisam enfrentar o monstro.
4. EXPRESSO DO AMANHÃ (2014)

À medida que cineastas não-falantes da língua inglesa ganham expressividade no escopo mainstream, é costumeiro que migrem para outros mercados – como aconteceu com Joon-ho com o lançamento de ‘Expresso do Amanhã’. O filme marcou sua fabulosa estreia em inglês e funciona como uma adaptação irretocável da graphic novel francesa homônima – além de estar à par com o estilo narrativo e cinematográfico do realizador.
Insurgindo como uma épica jornada de insurreição e luta de classes, a trama é centrada em um futuro distópico em que o mundo sofre com as consequências climáticas de um experimento falho – que subjugou o planeta em uma nova era do gelo. Os sobreviventes vivem a bordo de um trem-bala imparável de mil e um vagões, onde a classe operária resolve se levantar contra uma burguesia quase carcerária.
3. MOTHER – A BUSCA PELA VERDADE (2009)
Seis anos depois de ter comandado ‘Memórias de um Assassino’, Joon-ho retornou ao mundo do cinema com mais um potente thriller neo-noir intitulado ‘Mother – A Busca pela Verdade’. Apesar de semear um território já familiar dentro de sua filmografia, o diretor aproveitou o espaço para pincelar a produção com elementos de drama familiar e terror, construindo uma mórbida e agourente atmosfera que nos impede de desviar a atenção por um segundo que seja.
A história é centrada em uma mulher viúva que cuida sozinha de seu filho único. Um dia, ele é acusado do assassinato de uma adolescente, mas parece sequer compreender a acusação que enfrenta.
2. MEMÓRIAS DE UM ASSASSINO (2003)
‘Memórias de um Assassino’ foi, de fato, a primeira incursão de Joon-ho a romper os limites geográficos de sua arte e dominar os holofotes da Europa e da América do Norte – ainda que não tenha o reconhecimento que mereça na América Latina. Emergindo como um dos melhores suspense neo-noir do século, o longa é arquitetado através de engrenagens complexas que envolvem o público desde os primeiros momentos de tela.
Na trama, durante ditadura militar na Coreia do Sul, uma moça é encontrada assassinada. Dois meses depois, outro corpo com as mesmas características do primeiro é encontrado, e entra em cena o detetive Park Doo-Man, que vai procurar o assassino em série.
1. PARASITA (2019)
Já era de se esperar que ‘Parasita’ se configurasse no topo da nossa lista.
O suspense cômico lançado em 2019 causou enorme alvoroço não apenas no cenário asiático, como também no mercado norte-americano, garantindo uma recepção favorável e universal por todos que o conferiram nas telonas. Através de uma narrativa extremamente ácida e que deixou certas sutilezas de lado para escancarar as problemáticas do abismo social e do capitalismo predatório, Joon-ho deu vida à sua magnum opus de forma a levar para casa nada menos que três estatuetas do Oscar – incluindo Melhor Filme.
Na trama, toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo em um porão sujo e apertado. Por obra do acaso, ele começa a dar aulas de inglês para uma garota de família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe e filhos bolam um plano para se infiltrar também na abastada família, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social cobram o seu preço.
Assista:
