O ator Brad Pitt se manifestou recentemente para lamentar o golpe sofrido por uma fã, que foi enganada por criminosos que usaram sua imagem para roubar US$ 850.000 da mulher.
“É horrível que golpistas se aproveitem do forte vínculo entre fãs e celebridades. Mas isso serve como um lembrete importante para não responder a abordagens online não solicitadas, especialmente de atores que não têm presença nas redes sociais”, declarou ele, conforme o ComicBookMovie.
Tudo começou em setembro de 2023, quando a mulher, chamada Anne e com 53 anos, recebeu uma mensagem no Instagram de uma pessoa se passando pela mãe de Pitt. A mulher fez a conexão entre Anne e alguém que alegava ser o ator.
Para enganar ainda mais a vítima, usaram contas falsas e selfies geradas por inteligência artificial, convencendo-a de que estavam falando com o verdadeiro Brad Pitt.
Um ano depois, o golpista informou Anne que precisava de uma cirurgia urgente para tratar um câncer no rim, mas que não tinha dinheiro para a operação que salvaria sua vida, pois suas contas bancárias haviam sido congeladas por sua ex-esposa, Angelina Jolie.
Convencida pelas imagens geradas por IA, Anne transferiu US$ 850.000 para os golpistas. Foi apenas quando ela leu notícias de tabloides sobre Pitt e sua atual parceira, Inès de Ramon, que percebeu que havia sido enganada.
A polícia francesa está investigando o caso desde então.
Enquanto as imagens falsas geradas por IA geraram diversão para muitos, o assédio online aparentemente teve um impacto devastador em Anne, que foi hospitalizada com grave depressão.