A Amazon Prime Video segue sua caminhada como o melhor serviço de streaming da atualidade. O segredo da plataforma é misturar produções originais, novidades de outros estúdios e clássicos das décadas de 80 e 90 para os nostálgicos. A Netflix, por exemplo, investe muito mais em produções próprias. E como sabemos, nem tudo que a empresa cria é ouro. Para não dizer, muito pouco do que cria é ouro.
É claro que toda plataforma investe em produções de seu respectivo estúdio. Por exemplo, a Max tem no acervo a filmoteca da Warner, e a Disney+, da Fox e da própria Disney (Star Wars e Marvel). O acerto da Amazon, no entanto, é além de disponibilizar as obras da MGM (de propriedade da empresa agora), é fazer acordo com estúdios como a Universal e a própria Warner, para também dispor, com exclusividade, de seu conteúdo.
Aqui, em mais uma matéria nostálgica, separamos um novo lote de filmes dos anos 80 para os fãs da época degustarem na Amazon Prime Video. Esses são os clássicos que acabaram de chegar na plataforma. Confira.
S.O.S. – Tem um Louco Solto no Espaço (1987)
Se você é fã de Star Wars precisa assistir a esta paródia realizada pelo mestre do humor nonsense Mel Brooks. Se você não é fã de Star Wars, mas gosta de comédias dos anos 80, precisa assistir também. Essa é a versão escrachada de Brooks para a saga espacial criada por George Lucas. Lembrando que àquela altura, tínhamos apenas a trilogia original lançada nos cinemas. Figuras marcantes dos anos 80, como Rick Moranis e John Candy, dão as caras, além do próprio Brooks em papel duplo.
Brinquedo Assassino (1988)
A Amazon Prime Video traz um presentaço para os fãs de terror. Em especial para os fãs de terror dos anos 80. Um dos maiores ícones do gênero na época era o boneco Good Guy, possuído pelo espírito do assassino em série Charles Lee Ray. O psicopata interpretado por Brad Douriff estava sendo caçado pelo detetive Mike Norris (Chris Sarandon), e quase foi morto por ele. Mas o vilão sagaz, conhecedor de magia negra, passou seu espírito para o objeto inanimado, fazendo-o ganhar vida. Muitos podem não saber, mas ‘A Hora do Espanto’ e ‘Brinquedo Assassino’ foram dirigidos pelo mesmo cineasta, Tom Holland, e contam com o mesmo Chris Sarandon protagonizando.
Jogos de Guerra (1983)
Três anos antes de sacudir o mundo com ‘Curtindo a Vida Adoidado’, o ator adolescente mais famoso dos anos 80, Matthew Broderick, já estrelava uma produção cult muito querida. Em ‘Jogos de Guerra’, Broderick vive David, uma fera dos videogames da época (hoje em dia é até engraçado ver como era a tecnologia), que termina inadvertidamente invadindo os computadores do Pentágono, e quase inicia a Terceira Guerra Mundial, acreditando estar apenas jogando.
Os Três Amigos! (1986)
Essa é para os fãs da série ‘Only Murders in the Building’ que querem conhecer um pouco mais das carreiras dos astros Steve Martin e Martin Short. Esse filme resume bem a amizade da dupla, iniciada na década de 1980. Aqui, os “Martins” se unem a outro ícone dos anos 80, Chevy Chase (dos filmes ‘Férias Frustradas’). Aliás, Chase é um ator que precisava aparecer na citada série atual. No filme, o trio interpreta atores acreditando estarem filmando um faroeste. Na verdade, estão no meio de uma revolução armada no México.
TV Pirata (1989)
Em 2022, o ator Daniel Radcliffe (o eterno ‘Harry Potter’) estrelou a biografia ‘Weird – A História de Al Yankovic‘. Muitos podem ter se perguntado: quem diabos é Al Yankovic? Realmente, só os que viveram na década de 80 conhecem o artista, que ficou famoso por parodiar clipes famosos de cantores consagrados, criando sua versão escrachada. Ele fez, exemplo, ‘Fat’, ‘Eat It’ e ‘Like a Surgeon’, paródias de ‘Bad’, ‘Beat It’, de Michael Jackson, e ‘Like a Virgin’, de Madonna. Mas Yankovic também fez um filme. Em ‘TV Pirata’ (UHF), ele vive um programador de uma rede pública, que se torna um sucesso graças à inovações. E claro, muitas paródias.
Totalmente Selvagem (1986)
Melanie Griffith, a mãe de Dakota Johnson, é quem estrela essa comédia alucinada. Era comum nos anos 80 vermos romances entre homens retraídos e mulheres de espírito livre, que chegam para lhes mostrar que a vida não é só trabalho, e pode ser divertida. Acontece que essa era a época dos Yuppies, jovens executivos que só pensavam em trabalho e dinheiro. Quem vive o Yuppie da vez é Jeff Daniels.
Ela é o Diabo (1989)
Que tal uma comédia escrachada com Meryl Streep? Curiosamente, esse filme tem muito a ver com ‘A Morte lhe Cai Bem’, outra comédia estrelada por Streep, dona de uma história muito parecida. Em ambos os filmes, a recordista do Oscar interpreta uma mulher bem-sucedida profissionalmente, que termina roubando o marido de outra, despertando o desejo de vingança na mulher traída.
A Dama de Vermelho (1984)
Certamente você já ouviu a canção “I Just Called to Say I Love You”, do lendário Stevie Wonder, que levou o Oscar. Pois bem, o que muitos podem não saber é que a música é deste filme. Baseado em uma produção francesa (‘O Doce Perfume do Adultério’), a versão americana é dirigida e estrelada por Gene Wilder. Ele vive um pai de família, bem-casado e pacato. Em uma crise, ele começa a contemplar o adultério, quando vê e fica apaixonado por uma mulher usando um vestido vermelho – papel de Kelly LeBrock.
Procura-se Rapaz Virgem (1985)
Jim Carrey foi revelado ao mundo no ano de 1994, quando estrelou ‘Ace Ventura’. Mas antes disso, o ator já estrelava filmes cult. Um que se tornou famoso entre os cinéfilos é este ‘Procura-se Rapaz Virgem’, no qual Carrey interpreta um colegial retraído, que não tem muita sorte com as mulheres. Ele termina se tornando alvo dos avanços de uma mulher mais velha e sedutora. O grande problema é que ela é uma vampira milenar (papel de Lauren Hutton), em busca de seu sangue para a eternidade.
Vou te Pegar Otário (1988)
Por falar em filmes paródia, depois de Mel Brooks e seu escracho com Star Wars, aqui temos os irmãos Wayans, muitos anos antes de ‘Todo Mundo em Pânico’ e ‘As Branquelas’. Eles realizam uma paródia de um tipo de filme muito famoso na década de 1970, o “Blaxplotation”, produções policiais e criminais estrelados por atores negros, geralmente produzidos por uma equipe negra também.
A Mulher do Tenente Francês (1981)
Outro filme com a “monstra sagrada” Meryl Streep. Esse aqui, um drama ao invés de uma comédia. Inovador por sua metalinguagem, o filme foi indicado para 5 Oscar, incluindo, é claro, para melhor atriz (Streep). A musa e o veterano Jeremy Irons interpretam dois atores. Eles fazem um filme de época passado na Inglaterra, onde seus personagens estão apaixonados. A vida imita a arte quando os atores também iniciam um relacionamento.
Entrega Mortal (1989)
Se você é fã de filmes de ação, aqui temos um protagonizado por duas verdadeiras lendas de Hollywood. Do mesmo diretor de ‘O Fugitivo’, o icônico Gene Hackman interpreta o Sargento do exército Johnny Gallagher. Ele é incumbido da missão de transportar um prisioneiro, papel de Tommy Lee Jones. Mas desta vez, Jones é o fugitivo, e escapa das garras do militar, iniciando uma verdadeira caçada humana. No percurso ele irá descobrir uma conspiração envolvendo seu prisioneiro.
O Vingador (1986)
Por falar em ícones durões da década de 1980, poucos foram tão implacáveis quanto Charles Bronson. Menino de ouro da “picareta” Cannon Films, esse é justamente um filme de tal estúdio. No filme, Bronson vive Jack Murphy, um policial incorruptível e infalível de Los Angeles. O policial acima de qualquer suspeita termina caindo em uma cilada que o coloca como culpado pelo assassinato da ex-mulher. Agora, ele precisa escapar das autoridades para colocar a história a limpo – tendo a tiracolo uma incomum aliada.
Menino do Rio (1982)
Clássico do cinema brasileiro, quem estrela essa produção que fez bastante sucesso na época é André de Biase, famoso nos anos 80 por ter sido o Lula, da dupla Juba e Lula, da série sensação ‘Armação Ilimitada’ (1986). A trama acompanha um grupo de adolescentes surfistas no Rio de Janeiro e suas aventuras românticas.
Romance da Empregada (1988)
Filme de Bruno Barreto (‘Dona Flor e seus Dois Maridos’ e ‘O que é Isso, Companheiro?’), narra as desventuras da empregada doméstica Fausta. Sua relação com o marido e com as pessoas que a cercam em seu universo. Quem protagoniza é Betty Faria, a eterna ‘Tieta’. A atriz viria a interpretar sua citada personagem mais famosa das telinhas no ano seguinte.
Aventuras de um Paraíba (1982)
Outra produção nacional disponível na Amazon Prime Video é este filme estrelado por Claudia Ohana e que tem participação do eterno Velho Guerreiro, Chacrinha. Na trama, um rapaz nordestino, vem ao Rio de Janeiro tentar a vida. Chegando aqui, ele encontra inúmeras adversidades, mas também o amor.