A atriz Cacau Protásio fez uma série de vídeos por meio de sua conta oficial do Instagram, relatando inúmeros ataques racistas sofridos por parte de bombeiros, no Rio de Janeiro.
O incidente aconteceu no último domingo (24), após a atriz gravar algumas cenas do filme ‘Juntos e Enrolados‘, em um quartel localizado no centro da capital carioca.
Segundo os relatos da atriz, parte das cenas que estavam sendo filmadas no local foram registradas por um membro da corporação, que em seguida compartilhou o material, acompanhado de diversos comentários racistas, homofóbicos e gordofóbicos em relação à atriz e ao elenco da comédia.
Em resposta, Cacau foi categórica em afirmar a gravidade do teor dos comentários proferidos, salientando que racismo é crime. Em um trecho de um de seus vídeos, ela pondera, emocionada: “Racismo é preconceito, se vocês não sabem ou ele não sabe, e isso é muito triste. Não entendi o porquê de tanto ódio“.
Confira:
Ver essa foto no Instagram
Em resposta, o Corpo de Bombeiros emitiu um comunicado oficial, reiterando que não compactua com qualquer ato discriminatório” e que já abriu um procedimento administrativo interno.
Confira na íntegra:
“O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) informa que não compactua com qualquer ato discriminatório. A corporação se solidariza com a atriz Cacau Protásio e já abriu procedimento interno para identificar o(s) militar(es) e apurar a conduta. O CBMERJ reforça o seu compromisso com a população de Vida Alheia e Riquezas Salvar independente de cor, gênero, raça ou qualquer outra distinção. Os atos divulgados não representam a corporação centenária que, por anos seguidos, é considerada a instituição mais confiável do Brasil”.