InícioDestaqueCannes 2025 – Dia 8: Terror com 'Alpha', estreia de Scarlett Johansson...

Cannes 2025 – Dia 8: Terror com ‘Alpha’, estreia de Scarlett Johansson na direção e Palma Honorária para Denzel Washington


O oitavo dia do Festival de Cannes 2025 foi marcado por surpresas, emoções e uma boa dose de suspense. A diretora francesa Julia Ducournau, vencedora da Palma de Ouro em 2021 com o controverso Titane, retornou à competição oficial com o aguardado Alpha. O longa, um terror psicológico intenso e estilizado, dividiu opiniões entre os críticos: enquanto alguns apontaram para sua ousadia estética e narrativa provocadora, outros criticaram o excesso de estilização e o pouco desenvolvimento dos personagens. 

Durante a coletiva de imprensa, Julia Ducournau respondeu todas as questões com desenvoltura e inteligência. Questionada sobre o tema da repressão sexual em Alpha, especialmente após Grave (2016) e Titane, que exploram a libertação do desejo por meio da transformação física, a diretora explicou como o novo filme se ancora em uma fase diferente de sua trajetória criativa. Veja o trecho abaixo: 

 

Voir cette publication sur Instagram

 

Une publication partagée par Leticia Alassë (@leticiaalasse)



Scarlett Johansson estreia como diretora 

Com o discurso de um sonho tornado realidade, Scarlett Johansson subiu ao palco do teatro Debussy para apresentar o drama Eleonor The Great, na mostra Un Certain Regard, sua estreia na direção. 

Conhecida por sua carreira de sucesso frente às câmeras, Johansson não correu riscos no comando das lentes e mostrou uma direção correta abordando temas como envelhecimento, amizade e sobrevivência de traumas. A veterana June Squibb, de 95 anos, a atriz também esteve presente na cerimônia junto da jovem Erin Kellyman (da série O Falcão e o Soldado do Inverno). 

 

 

Voir cette publication sur Instagram

 

Une publication partagée par Leticia Alassë (@leticiaalasse)

Palma Honorária: Denzel Washington 

Encerrando o dia com emoção, o veterano Denzel Washington foi homenageado com uma Palma de Honra por sua contribuição extraordinária ao cinema. A homenagem aconteceu de forma inesperada durante a exibição especial fora de competição de Highest 2 Lowest, novo filme de Spike Lee. Surpreso e visivelmente emocionado, Washington agradeceu o reconhecimento com um discurso tocante, arrancando aplausos de pé do público presente.

Depois da Palma Honorária entregue a Robert De Niro na cerimônia de abertura, a homenagem a Denzel Washington se consagra como um dos momentos mais marcantes da 78ª edição do festival. No próximo sábado, dia 24, conheceremos os vencedores do Festival de Cannes 2025. Acompanhe cada detalhe no CinePOP.

f

Letícia Alassë
Crítica de Cinema desde 2012, jornalista e pesquisadora sobre comunicação, cultura e psicanálise. Mestre em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, na França e membro da Abraccine, Fipresci e votante internacional do Globo de Ouro. Nascida no Rio de Janeiro, mas desde 2019, residente em Paris, é apaixonada por explorar o mundo tanto geograficamente quanto diante da tela.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS