O novo filme da icônica franquia japonesa, ‘Demon Slayer: Castelo Infinito’, está em exibição nos cinemas nacionais, mas o sucesso vem acompanhado de polêmica. O motivo é a classificação indicativa de 18 anos, que tem gerado frustração e confusão entre os fãs.
Segundo o jornal O Globo, no último domingo (14), mais de 30 jovens, alguns acompanhados pelos pais, foram barrados no Cinemark Botafogo, no Rio de Janeiro.
Para alertar sobre a restrição, o estabelecimento espalhou placas reforçando a “classificação +18” em letras vermelhas. No entanto, alguns menores de idade tentaram entrar, na esperança de ver o filme.
O estudante Gabriel Pereira, de 14 anos, que foi impedido de entrar com quatro amigos, expressou sua indignação: “Li todos os 23 mangás de ‘Demon Slayer’ e vi os outros dois filmes anteriores da saga. Meu pai sabe que estou aqui. Aliás, ele viu um dos primeiros filmes comigo! Não tem nada a ver essa classificação de 18 anos. É um absurdo”.
A classificação etária dividiu as opiniões dos espectadores:
Juliano Santos, 39, pai de um garoto de 13 anos, ficou frustrado por não conseguir assistir ao filme com o filho.
“É um absurdo essa indicação etária, ainda mais se você pensar que ‘Deadpool’ (2024) tinha uma classificação menor, e que várias crianças viam o filme, que era cheio de palavrões. ‘Invocação do Mal 4: O Último Ritual’, que está aí nos cinemas, também tem classificação mais baixa. A gente viu todos os outros filmes juntos, e sem problema nenhum. Trata-se apenas de um anime, sabe? O filme foi feito para adolescentes e crianças, a meu ver”, defendeu.
A gerente de vendas Layz Rios, 32, tentou assistir com as filhas de 10 e 14 anos. “Sinceramente, não acho que seja uma história adequada para elas. Mas a criançada toda está querendo ver isso, e vários colegas de minhas filhas conseguiram assistir. Aí fica difícil convencer que não dá pra ir ao cinema”, afirmou.
O analista financeiro Victor Farias, 29, celebrou a classificação, pois as sessões ficam “bem mais tranquilas, o que é ótimo”. Ele defendeu a indicação: “Particularmente, acho que este é um desenho bem pesado para criança. Tem muita cena com sangue e violência. Mas vai da consciência de cada um”.
Na última sexta-feira (12), também no Cinemark Botafogo, uma confusão precisou ser contida por seguranças após um homem se recusar a acatar a regra e tentar entrar na sala com o filho de 11 anos.
‘Demon Slayer: Castelo do Infinito’ arrecada US$ 70 milhões e quebra RECORDES em estreia nos EUA

A trama acompanha Tanjiro Kamado, que entra para a Corporação de Caçadores de Demônios após sua família ser massacrada, buscando transformar sua irmã Nezuko de volta em humana. Ao lado de seus companheiros Zenitsu e Inosuke, e dos poderosos Hashira, Tanjiro enfrenta os maiores desafios de sua jornada, culminando no confronto final dentro do misterioso Castelo Infinito.
Atualmente, ‘Castelo Infinito’ já é o terceiro filme japonês de maior bilheteria da história, e isso antes mesmo de estrear fora do Japão. No topo do ranking segue ‘Demon Slayer: Mugen Train – O Filme’, seguido por ‘A Viagem de Chihiro’, do Studio Ghibli.
‘Your Name’, de Makoto Shinkai, que antes ocupava o terceiro lugar, foi superado por ‘Castelo Infinito’.
‘Castelo Infinito‘ é o primeiro filme da trilogia final do aclamado anime shonen produzido pelo estúdio Ufotable, adaptando o arco derradeiro do mangá de Koyoharu Gotouge.
A direção é de Haruo Sotozaki, responsável por todos os arcos animados da série.

