Muitos podem achar que após a estreia de ‘Deadpool e Wolverine’ (o mais novo membro do seleto clube do bilhão), o ano já acabou. Mas calma, jovem. Ainda teremos muita coisa legal em 2024, como ‘Os Fantasmas Ainda se Divertem’, ‘Gladiador 2’ e ‘Coringa 2’ – além do recente ‘Alien Romulus’ – que estreou há duas semanas e vem triando elogios dos críticos. A verdade é que ainda temos filmes programados para 2024 que sequer divulgaram seus trailers, como ‘Sonic 3’ e a volta de Cameron Diaz na Netflix em ‘De Volta à Ação’.
Por outro lado, sempre existem aqueles apressadinhos que gostam de queimar a largada. Sendo assim, enquanto filmes de 2024 ainda não exibiram seus trailers, outros cujas estreias ocorrem só lá em 2025 já se adiantaram e revelaram suas primeiras prévias em vídeo. São justamente desses ligeirinhos que falaremos nesta matéria. Os grandes filmes de 2025 que já nos apresentaram seus primeiros trailers. Confira abaixo.
Capitão América – Admirável Mundo Novo
Sabemos que a D23, o evento próprio da Disney, foram divulgados diversos trailers de suas mais recentes produções, como por exemplo, o esperadíssimo ‘Os Thunderbolts’. Porém, essas prévias foram exibidas apenas para os que estavam presentes pessoalmente por lá. Sim, sabemos que todas elas já caíram na internet em baixa qualidade, mas o fato é que não foram divulgadas oficialmente pelo estúdio. Bem, ao menos um filme Marvel foi. Falamos de ‘Capitão América 4’, que já teve o subtítulo ‘New World Order’ (Nova Ordem Mundial) e agora se chama ‘Admirável Mundo Novo’.
Aliás, o quarto ‘Capitão América’ também ganhou uma nova prévia na D23, que mostra com clareza e tira qualquer dúvida de que o Hulk Vermelho será mesmo o presidente Ross, agora nas formas de Harrison Ford. Mas aqui falaremos na prévia oficialmente divulgada pela Disney e pela Marvel, que não é menos impressionante. Assumindo o manto do Capitão América deixado por Steve Rogers (Chris Evans), esse é o primeiro filme do personagem estrelado por sua nova versão, Sam Wilson (Anthony Mackie), anteriormente conhecido como o Falcão. Podemos ver que o herói não aposentou as asas, mesmo agora tendo passado seu manto para Joaquin Torres (Danny Ramirez).
Além de um novo Capitão, de um novo Falcão e do Hulk Vermelho, o filme contará ainda com as voltas de Tim Blake Nelson como o vilão Líder e de Liv Tyler como Betty Ross (ambos de ‘O Incrível Hulk’, em suas primeiras aparições no MCU desde 2008). O primeiro filme do MCU depois de ‘Deadpool e Wolverine’ chega por aqui no dia 14 de fevereiro de 2025.
Branca de Neve
Muitos se perguntavam se a versão em carne e osso de ‘Branca de Neve’ da Disney ainda iria acontecer. Sabíamos que o filme já havia sido gravado, mas sabíamos também que ele vinha sendo adiado há algum tempo. Era programado por exemplo para o ano passado. A Disney fez de suas refilmagens de animações clássicas em carne e osso um subgênero próprio, mas faltava aquela que é sua obra mais antiga e celebrada. O que pode ter criado esse atraso, foi que vira e mexe Hollywood cisma em levar a história para o cinema de maneira reformulada, como foi o caso em 2012 com duas produções de ‘Branca de Neve’ – uma de ação com Kristen Stewart e Charlize Theron, e uma de comédia com Lily Collins e Julia Roberts.
Mas chega de gaveta, pois ‘Branca de Neve’ está pronta para que o mundo a veja, nas formas de Rachel Zegler e com direito a Gal Gadot no papel da Rainha Má. Representatividade é com a Disney mesmo, assim o estúdio tratou de trazer uma Branca de Neve latina e uma Rainha israelense. O filme passou por extensas refilmagens para incluir os sete anões, que não faziam parte da trama anteriormente. Pelo trailer, pudemos notar que se tratam de personagens criados de forma inteiramente digital. Podemos perceber também que Gadot parece estar se divertindo horrores, assim como Zegler, uma cantora nata, que solta a voz com a famosa ‘Whistle While You Work’ – o melhor momento do trailer. A estreia é no dia 21 de março de 2025.
F1
O astro Tom Cruise tentou replicar o sucesso de ‘Top Gun: Ases Indomáveis’ (1986) com ‘Dias de Trovão’ (1990), trocando caças a jato por carros velozes do stock-car, recrutando o mesmo Tony Scott para a cadeira de comando. Agora, Brad Pitt resolve dar uma de Tom Cruise e tenta replicar o sucesso do colega em ‘Top Gun: Maverick’ (2022), trocando os aviões por carros de fórmula 1, e para missão chamou o mesmo diretor Joseph Kosinski. E se Cruise pôde pilotar jatos aos 60 anos de idade, por que Pitt não pode fazer o mesmo, e estar no cockpit a mais de 200 km por hora aos 61 anos (quando o filme for lançado)?
Essa é uma coprodução entre a Warner e a Apple. O filme, programado para o verão americano de 2025 (27 de junho), traz Pitt como o audacioso piloto Sonny Hayes, acelerando tudo ao som de ‘We Will Rock You’, clássico do Queen. E só pela prévia já sentimos arrepios, com cenas de corrida verdadeiramente realistas, que prometem nos jogar para dentro de um carro em alta velocidade com o protagonista. Na prévia damos também uma olhada nos coadjuvantes de luxo de Pitt no filme, o vencedor do Oscar Javier Bardem (provavelmente vivendo seu empresário, ou o dono da escudaria) e a indicada ao Oscar Kerry Condon (a engenheira dos veículos).
Elio
A Disney foi um dos estúdios que mais sofreu com a pandemia. Sim, falamos do maior estúdio de Hollywood na atualidade, que sem cerimônia comprou a LucasFilm (Star Wars e Indiana Jones), a Marvel e a 20th Century Fox. Ou seja, se tem um estúdio que pode sofrer perdas colossais de dinheiro, esse estúdio é a Disney. Mas não deixa de ser algo bem ruim para qualquer empresa. Durante a pandemia, a Disney se viu precisando colocar quatro de suas grandes animações direto no streaming (‘Soul’, ‘Raya’, ‘Luca’ e ‘Red’) – o que terminou servindo para impulsionar a Disney+ (sua plataforma). E quando finalmente conseguimos sair do confinamento, as animações do estúdio performaram negativamente (para dizer no mínimo), vide ‘Lightyear’, ‘Mundo Estranho’ e ‘Wish’.
O primeiro passo de volta aos trilhos foi dado com ‘Elementos’, mas não resta dúvida que foi ‘Divertida Mente 2’ esse ano que consolidou novamente as animações da casa no consciente e coração do público. Sucesso esse que ao que tudo indica será seguido por ‘Moana 2’ nessa segunda metade de 2024. Para os próximos anos, o estúdio já tem engatilhados sequências de ‘Zootopia’, Toy Story’, ‘Frozen’ e ‘Os Incríveis’. Antes de todos esses, o primeiro lançamento da Disney em 2025 será ‘Elio’, mais uma produção original. Aqui, ao lado da Pixar, o estúdio flertará novamente com o gênero da ficção científica, quando um menino é abduzido por um conselho interplanetário ao ser confundido como o líder do planeta Terra. A estreia é no dia 13 de junho.
O Macaco
Programado para o dia 21 de fevereiro de 2025, esse longa de terror será um dos primeiros a estrear no ano de quem. Aqui temos muitos pontos atrativos a serem adereçados. A começar que a história é baseada em um conto do mestre do terror Stephen King e fala sobre dois irmãos gêmeos descobrindo um velho brinquedo de seu pai, um macaco de corda desses que batem em um tambor. Acontece que a descoberta do brinquedo vem atrelada a mortes para lá de suspeitas. Na produção da obra temos ninguém menos que outro mestre do gênero, James Wan (responsável pelo universo ‘Invocação do Mal’), sob o selo da Neon, que vem se tornando uma produtora queridinha do público, graças a sucessos recentes como ‘Imaculada’ e ‘Cuckoo’.
Mas não acaba por aí, pois na direção temos ninguém menos que Osgood Perkins, responsável pelo sucesso elogiadíssimo ‘Longlegs – Vínculo Mortal’ (atualmente em cartaz nos cinemas pelo mundo – no Brasil chegando nesse fim de agosto). Perkins dirige e adapta o conto no roteiro. No elenco, Theo James vive os gêmeos, e temos ainda a ‘Mulher-Hulk’ da Marvel em pessoa: Tatiana Maslany. Tudo o que ganhamos no entanto é um pequeno teaser bem sangrento.
Wake Up Dead Man
Por falar em teasers que revelam muito pouco, o terceiro ‘Entre Facas e Segredos’ nos deu apenas um gostinho, em uma vinheta que foi chamada de “anúncio do título”. E sua missão foi justamente essa, nos revelar apenas qual será o nome do terceiro filme da franquia, que traz Daniel Craig como o intrépido detetive particular Benoit Blanc. Ah sim, e que novamente, assim como o segundo episódio, é uma produção da Netflix, que não passará pelos cinemas (ou fará uma breve aparição nas telonas de um dia ou dois). Convenhamos, a franquia criada despretensiosamente por Rian Johnson se tornou uma das mais legais do cinema atualmente, brincando bastante com as convenções do gênero e com o tipo de história imortalizada por Agatha Christie.
Aliás, essa franquia é muito mais legal do que a baseada verdadeiramente nas obras de Christie, capitaneada por Kenneth Branagh, que igualmente está em seu terceiro filme. Acontece que ‘Entre Facas e Segredos’ tem mais liberdade para ser mais ácido e sarcástico. O título do terceiro, em tradução livre, significa algo como ‘Acorde, homem morto’. Uma das coisas mais legais nessas produções é o elenco de peso que Johnson consegue arrebanhar – e o diretor se superou neste terceiro. Depois de nomes como Chris Evans, Ana de Armas, Jamie Lee Curtis, Christopher Plummer, Edward Norton, Kate Hudson, Dave Bautista e Janelle Monáe, o diretor consegue alistar Josh Brolin, Jeremy Renner, Glenn Close, Mila Kunis, Kerry Washington, Josh O’Connor (‘Rivais’), Andrew Scott (‘Todos Nós Desconhecidos’) e Cailee Spaeny (‘Alien: Romulus’). A data de estreia ainda não foi divulgada.